The Royal Albert Hall, London. A round concert hall and memorial to Prince Albert, built by his Queen Victoria, in the 19th century

 

 

Em Londres, o legendário Royal Albert Hall está celebrando 150 anos de performances em 2021, com uma série de eventos e festivais para celebrar a ocasião, assim como para serem inclusas no futuro itinerário de visitantes. Casa de shows e entretenimento desde a era vitoriana, a temporada de aniversário deste ano deve incluir apresentações ao vivo de lendas da música como Patti Smith, Brian Wilson e o compositor David Arnold.

 

Um legado histórico

 

Nomeado em honra ao Príncipe Albert, o Royal Albert Hall foi oficialmente aberto no dia 29 de março de 1871 pelo Príncipe do País de Gales, com a Rainha Victoria ao seu lado. Desde então, o local ganhou a reputação como pano de fundo para momentos icônicos da história cultural britânica, incluindo o festival Great Pop Prom de 1963, que recebeu os Rolling Stones e os Beatles performando no mesmo show pela primeira vez, o ano considerado o início da ‘Beatlemania’ na Grã-Bretanha.

 

Comemorando o aniversário no mundo digital, essa rica história será contada através do vídeo de 95 segundos narrado pelo Sr. Mick Jagger chamado Your Room Will Be Ready. A obra convida os visitantes a experenciarem algumas das apresentações mais lendárias do local, incluindo performances de Freddie Mercury, Jimi Hendrix e Adele.

 

Aqueles que querem mergulhar na história do local sem sair de casa, podem escolher qual época querem explorar através da Máquina do Tempo online do Royal Albert Hall, para ter um vislumbre dos eventos inovadores realizados ao longo dos anos. De maneira alternativa, os visitantes podem descobrir mais através do Hall da Fama. Ganhando vida com obras de arte de Peter Blake, a experiência interativa proporciona aos visitantes um gostinho das performances anteriores e dos eventos do que está por vir.

 

Composições, comédia e coreografia

 

O aclamado compositor David Arnold irá celebrar a história do Royal Albert Hall com uma partitura especialmente encomendada intitulada ‘A Circle of Sound’. Apresentada no concerto de 150º anos do Hall, esta obra especial de 10 movimentos será tocada pelo National Youth Choir of Great Britain no Tri-borough Music Hub e o conjunto residente de educação e divulgação, a Orquestra do Albert Hall.

 

Um festival de uma semana, comemorado na última semana de outubro, Journeys, que acontece em 29 de outubro, irá celebrar 150 anos de imigração como parte da temporada de aniversário. Com curadoria do premiado compositor Nitin Sawhney, o festival incluirá painéis de discussão de tópicos, workshops comunitários e um trabalho recém-encomendado executado pelo próprio Sawhney.

 

Fãs de entretenimento ao vivo podem esperara por uma reunião inspiradora de mulheres, meninas e pessoas não binárias, com o festival WOW – Women of the World. Agora, em sua décima edição, o WOW contará com a presença de ativistas importantes, comediantes e performers que irão se apresentar no dia 23 de setembro de 2021.

 

De composições emocionantes a apresentações de danças, Matthew Bourne, um dos coreógrafos contemporâneos mais amados da Grã-Bretanha irá apresentar The Car Man no Royal Albert Hall entre 9 -19 de junho. Reimaginada na América dos anos 1960 e ambientada em uma garagem-lanchonete decadente, a peça é uma feroz adaptação de Carmen, do Georges Bizet. Os expectadores podem esperar por um palco espetacular com artistas premiados, cenas apaixonadas e dançarinos se movendo pelo auditório.

 

Lendas do Punk e sensações do Soul

 

A celebração continua com destaques musicais programados para acontecer ao longo do ano. O co-fundador dos Beach Boys e o magnífico compositor Brian Wilson irão apresentar seus maiores hits no dia 4 de julho, enquanto os eventos anuais Proms irão acontecer nos palcos entre 13 de julho a 8 de setembro. Patti Smith and Her Band irão trazer sua poesia-punk ao famoso London Stage nos dias 4 e 5 de outubro, que será a primeira apresentação da artista no Royal Albert Hall. E o cantor de jazz e soul vencedor do Grammy, Gregory Porter também se apresentará em noites consecutivas, de 13 a 16 de outubro, quatro anos depois de gravar seu primeiro álbum ao vivo nas salas sagradas do local.

 

As restrições para viagens para e ao redor da Grã-Bretanha estão em vigor devido à Covid-19. Os visitantes são sempre incentivados a verificar os sites individuais para obter as informações mais recentes, pois os detalhes estão sujeitos a alterações.

 

Fonte: VisitBritain

Pin It