Parque Nacional das Montanhas Krkonoše. Foto: Czech Tourism

 

O verão do hemisfério norte está chegando, época de aproveitar o bom tempo fazendo atividades ao ar livre, conviver com a natureza ou simplesmente desfrutar de uma vista majestosa.

 

Se você gosta dessas experiências, deve planejar uma viagem no verão e seguir algumas das seguintes recomendações para viver um verão ativo sem igual. Os parques naturais tchecos são ricos em experiências únicas e oferecem a oportunidade de conviver com a natureza e realizar uma aventura digna de ser lembrada.

 

Parque Nacional de Šumava

 

Foto: Czech Tourism

 

Poucas áreas na Europa Central oferecem uma paisagem tão harmoniosa como o Parque Nacional de Šumava. As intrincadas florestas na fronteira tcheco-bávara são tão extensas que, como um todo, constituem o maior território de todo o continente coberto por bosques. Combinado com selvas centenárias, lagos glaciais com águas cristalinas e pântanos cheios de mistérios, representa um lugar extraordinariamente poético para passar férias ativas em qualquer época do ano. Você pode fazer caminhadas, passeios no rio, excursões e muito mais. Não perca a oportunidade de descobrir este tesouro natural.

 

O Parque Nacional de Šumava esconde milagres naturais, incluindo dois lagos glaciais: Plešné e Černé. Seu caráter alpino, que lembra os lagos cristalinos do Canadá, é realçado ainda mais pela paisagem acidentada ao seu redor. Uma excursão ao topo das montanhas circundantes, passando por uma natureza virgem intocada pelo homem, é uma experiência poderosa. Devido ao seu relevo facilmente acessível e cenas impressionantes, Šumava representa um verdadeiro paraíso para os caminhantes. As águas cristalinas do rio Vydra, a aldeia montanhosa de Kvilda e a rota para os lagos Černé jezero e Čertovo jezero tornaram-se sinônimos de verdadeiro prazer para caminhadas na República Tcheca, em meio a uma natureza fantástica. Talvez você até encontre a nascente do rio Moldava.

 

Lipno, o caminho das árvores 

 

Foto: Czech Tourism

 

A barragem de Lipno é a maior desse tipo na República Tcheca. Este gigantesco lago, localizado na bela natureza de Šumava, é o destino preferido dos amantes de férias ativas. Durante o verão   é possível praticar cicloturismo, patim inline, windsurf, esportes de vela e natação ou simplesmente relaxar e descansar numa das “praias” de Lipno.

 

Em 2012, foi inaugurada uma atração única em Lipno. É a construção conhecida como Trilha na Copa das Árvores, que possibilita caminhar na altura das copas das árvores e que o levará desde as raízes da floresta até ao seu ponto mais alto. O percurso começa junto à barragem e atinge 40 metros de altura na torre, a qual se sobe por um caminho de madeira com pouca inclinação, numa caminhada confortável.

 

Parque Nacional das Montanhas Krkonoše

 

Foto: Czech Tourism

 

O Parque Nacional das Montanhas Krkonoše é uma das áreas naturais mais valiosas da Europa Central. A cordilheira mais alta da República Tcheca representa um mosaico único de ecossistemas que foram preservados aqui como uma lembrança de seu passado glacial distante. Conheça esta bela paisagem com encostas de altas montanhas, cumes planos, prados alpinos com flores multicoloridas e pântanos misteriosos onde reina o “Matterhorn tcheco”: a montanha tcheca mais alta do país, chamada Sněžka.

 

Uma excursão magnífica pela natureza intocada espera por você, repleta de vastos panoramas, subidas íngremes e rotas turísticas bem demarcadas com todos os níveis de dificuldade.

 

Devido ao seu caráter único, a cordilheira mais setentrional da Europa Central foi declarada parque nacional em 1963. Sua sede está localizada na cidade de Vrchlabí, que também abriga o Museu Krkonoše,nos preciosos espaços de um mosteiro agostiniano e quatro históricas casas na Praça da Paz. A natureza de Krkonoše também é excepcional em todo o mundo, razão pela qual as montanhas foram inscritas na Lista de Reservas da Biosfera da UNESCO.

 

Para conhecer as belezas do Parque Nacional Krkonoše , pegue a rota indicada através do vale Obří důl até Sněžka. É uma jornada difícil, mas as belas vistas da paisagem quase alpina com certeza valem a pena. Sua recompensa será uma vista majestosa das profundezas do vale Obří důl e você escalará a montanha tcheca mais alta de onde pode ver quase metade da Boêmia. Outra opção é ir ao monte Studniční hora, na encosta sul, onde se encontra o chamado Mapa da República. É um lugar onde existe um campo nevado no meio de prados verdes e pinheiros anões. Conforme a neve derrete no vale, ele se torna um mapa da República Tcheca. Às vezes acontece que a neve ser empilhada em até cinco metros de altura e não derreter ao longo do ano. Não se esqueça de se agasalhar, pois este é um dos locais com o clima mais severo da Europa. Outra opção é a trilha educacional Rýchory. Belas vistas e natureza intocada também esperam por você ao longo das trilhas educacionais Červenohorské rašeliniště, que significa Tremedal da Montanha Vermelha, ou Čertův důl, ou Vale do Diabo. Por sua vez, Horní Mísečky inicia a rota turística que o levará até a nascente do rio Elba.

 

Pin It