Kelvingrove Art Gallery, Glasgow

Kelvingrove Park - Glasgow. Foto: VisitBritain

 

A segunda cidade mais importante da Escócia é como um amigo que nunca vai decepcionar você. Se você está procurando um roteiro que inclua cultura, Glasgow oferece muito; se quiser explorar um lugar com muito patrimônio e história, basta sair e caminhar pela cidade; e se o seu negócio é ver mais natureza e menos asfalto, encontrará paisagens selvagens de beleza incomparável a menos de uma hora de distância. Tudo sempre está rodeado por paisagens verdes exuberantes. Venha e descubra!

 

Os números não mentem. A prova de que Glasgow tem um espírito natural – que se torna mais verde a cada dia – é que 22% da cidade (18 mil hectares) estão projetados para proteger a natureza e a biodiversidade. Embora Glasgow tenha atingido seu apogeu nos séculos 17 e 18, quando seus portos fervilhavam de vida, agora, após um período de deterioração, ela renasceu de suas cinzas, explodindo de vida e mais verde do que nunca.

 

Qual é a melhor maneira de começar bem o dia em Glasgow? A resposta é: da forma mais sustentável possível, ou seja, a pé.

 

Para entender uma cidade e seus cidadãos, nada como voltar ao passado. Isso é possível graças a lugares como Tenement House, um museu que mostra como era a vida dos moradores de Glasgow no início do século 20. Localizada no West End, esta casa, de propriedade de Miss Agnes Toward, uma mulher emancipada (uma espécie rara naquela época!), contém objetos usados na vida cotidiana – incluindo um pote de geleia de quase cem anos e um fogão a carvão – que existia naquela época.

 

Se você tem tempo para um brunch, uma boa opção é Ocho Café, nas margens do canal em Speirs Wharf. O local serve pratos criativos e extremamente fotogênicos e o menu inclui muitas opções veganas feitas com ingredientes locais.

 

Alguns dos edifícios ao longo desta rota, como a Universidade de Glasgow e a Kelvingrove Art Gallery and Museum, são absolutamente espetaculares. Museu com o maior número de visitantes no Reino Unido (com exceção de alguns em Londres), o Kelvingrove é uma fabulosa joia arquitetônica. O edifício de estilo vitoriano foi projetado e construído por Sir John W. Simpson especificamente para abrigar exposições e inaugurado em 1901. A coleção, com mais de 8.000 objetos exibidos em 22 salas, inclui obras de artistas internacionais como Dalí, Renoir, Monet e Rembrandt, bem como de movimentos locais como os Glasgow Boys, um grupo de jovens artistas precursor da Arte Moderna Escocesa. Na entrada principal, com certeza você vai querer tirar uma foto daquele que é possivelmente o instrumento musical mais famoso da cidade; um órgão de tubos histórico no qual recitais são tocados todos os dias. Ele quebrou um recorde mundial em 2015, quando foi usado para tocar seu recital de número três mil.

 

É fácil respirar fundo em Glasgow e agradecer à preservação do meio ambiente. Mais fácil ainda em restaurantes como The Gannet, que fica a apenas dez minutos de caminhada do museu e oferece um dos melhores e mais sustentáveis cardápios da cidade. O Gannet é bastante famoso em Glasgow e um dos melhores lugares para provar a cozinha e produtos locais escoceses. Experimente enguias e carne de vaca, carne de veado vermelho das Highlands, pão de fermentação natural com manteiga caseira, queijo da Ilha de Mull, cavala pescada com linha, arenque em conserva e mexilhão defumado, entre outras iguarias. Tanto seus cardápios convencionais quanto vegetarianos são elaborados com ingredientes sazonais e respeitam os agricultores e pequenos produtores locais que respeitam o meio ambiente.

 

De lá, é fácil chegar ao impressionante edifício principal da universidade, uma construção em estilo clássico projetada pelo arquiteto britânico Sir Gilbert Scott, um dos principais expoentes da arquitetura gótica inglesa. A cidade também abriga uma Opera HouseBallet e a National Theatre of Scotland, ou seja, um autêntico banquete de cultura. Se você é um admirador das vistas panorâmicas, algumas das melhores estão na Necropolis, um cemitério vitoriano repleto de esculturas localizado próximo à famosa catedral gótica.

 

No século 20, Glasgow gradualmente se posicionou como um centro de arte no Reino Unido. Um bom exemplo disso é que, nos últimos anos, muitos jovens profissionais da indústria criativa decidiram vir para Glasgow. A presença deles é bastante evidente ao caminhar pelas suas ruas e nas atividades sustentáveis que converteram Glasgow numa das cidades mais verdes da Europa.

 

Na verdade, o compromisso da cidade com a natureza faz parte dos planos estratégicos do City Council. Em 2021, foi anunciada que parte das ruas do centro ficará aberta só para pedestres e mais áreas verdes serão criadas para alcançar espaços públicos mais sustentáveis.

 

Glasgow também hospeda o International Arts Festival, uma oportunidade fabulosa de descobrir o trabalho de centenas de artistas de diversos países. A Glasgow School of Art, uma das escolas de arte, arquitetura e design mais prestigiadas do mundo, é outro exemplo. Ela atua como uma ponte graças à criatividade de seus alunos, atraindo as últimas tendências e contribuindo para o cenário mais alternativo da cidade.

 

Outro plano essencial para colocar em prática em Glasgow é ver os murais no Glasgow Mural Trail, projeto iniciado em 2008 com o objetivo de trazer vida e cor às ruas da cidade. O mapa de murais, que é atualizado regularmente, está disponível online, e um dos mais fotografados (que viralizou ao ser revelado, em 2016) é o Saint Mungo. Não perca!

 

Ficaram para trás os tempos em que a única opção ecológica de alojamento era carregar uma barraca nas costas. Agora, graças a hotéis como o Radisson Blu, que participa do programa Green Tourism, ou o Voco Grand Central, cuja estratégia é baseada na sustentabilidade (começando pelo trabalho com fornecedores locais e reforçando a importância da reciclagem em todos os processos), agora é possível desfrutar de uma estadia mais sustentável em Glasgow.

Escapadas de um dia

 

A bela Isle of Arran, a oeste de Glasgow, é a maior das ilhas de Firth of Clyde e pode ser alcançada por transporte público (a viagem dura cerca de duas horas e meia). Em Glasgow, pegue o trem para o porto de Ardrossan e de lá pegue a balsa (consulte os horários aqui) Com centenas de quilômetros de caminhos litorâneos e ciclovias, é fácil visitar e ver suas belezas naturais e selvagens, sem causar nenhum impacto ambiental. Uma das partes mais conhecidas de Arran é a cachoeira Glenashdale, que fica em uma trilha circular moderadamente difícil de cinco quilômetros. Além dela, você pode visitar as famosas Giant’s Graves, duas tumbas com câmaras do Neolítico (cairns). Outro plano mais relaxante (e também muito fotogênico) é uma visita ao Brodick Castle e seus jardins, administrados pelo National Trust.

 

Além disso, a localização privilegiada da ilha oferece muitas oportunidades para quem busca aventura, incluindo canoagem, canyoning e escalada. Na hora do almoço, uma boa opção é Crofters Arran, em Brodick, um bistrô que serve produtos locais. O cardápio inclui pratos como terrine de presunto e picles, vieiras com purê de couve-flor ou borrego com molho de maçã, entre outros. O local também serve pratos vegetarianos.

 

Outra opção é Loch Lomond e seu National Park (Loch Lomond & The Trossachs). Conhecido por sua beleza estonteante em qualquer época do ano, é um local de fácil acesso por transporte público a partir de Glasgow. Um trem – uma das melhores formas de viajar com uma baixa pegada de carbono – leva você da cidade diretamente a Balloch, a porta de entrada do parque, em menos de uma hora. A preservação da natureza é o principal objetivo deste lugar mágico, com bosques de carvalhos habitados por veados.

 

As trilhas com as melhores vistas são aquelas que sobem as montanhas, pois proporcionam um panorama do lago e aquela fantástica mescla de cores escocesa formada pelo azul da água e pelos tons ocre da paisagem. Quem procura uma caminhada mais tranquila também encontra montanhas que não são difíceis de escalar, pois não são tão altas e têm excelentes trilhas. The Drovers Inn, um dos pubs mais famosos da Escócia, fundado em 1705, é uma das melhores opções para almoçar e uma oportunidade de experimentar pratos escoceses clássicos como fish and chips, ou mince and tatties (carne moída e purê de batata). Se você gosta de frutos do mar locais, então siga para o Cattle & Creel, com sua travessa de frutos do mar, que inclui vieiras, camarões, ostras e camarões.

 

Por último, mas não menos importante, se você deseja descobrir Loch Lomond pela água, os muitos passeios de barco disponíveis permitirão que você desfrute de uma sensação de imersão muito mais intensa, na qual os aromas dos arredores ficarão gravados em sua memória.

 

Fonte: VisitBritain

Pin It