- Details
- Category: DESTINOS INTERNACIONAIS
- Published: 18 September 2021
Abadia de Westminster. Foto: VisitBritain
Por Priscila Moraes
A vibrante capital do Reino Unido conta com 48 bairros diferentes, cada um com uma atmosfera própria. Uma das melhores coisas a se fazer em Londres é simplesmente caminhar e "se perder" nas ruazinhas descontraídas, descobrindo atrações escondidas, restaurantes inusitados e bosques encantadores. Para ver as diferentes facetas de Londres, coloque calçados confortáveis, pegue o seu Oyster card e perca-se em um (ou vários!) dos 25 bairros abaixo.
1. Westminster
No coração da zona central e super turístico, Westminster é um dos primeiros lugares por onde os visitantes passam ao chegar na capital. Lá ficam ícones como o Big Ben, as Casas do Parlamento e a Abadia de Westminster, além do rio Tâmisa e seus cruzeiros turísticos. Este bairro é a sede administrativa de Londres, onde fica o Number 10, casa do primeiro-ministro britânico, e está cercado por outros bairros repletos de atrações.
2. St James'
Ao lado de Westminster, St James' é a sede da realeza. Aqui os turistas desfrutam de belos parques ao redor do Palácio de Buckingham e de uma boa caminhada pela Mall, a avenida ceremonial que conecta o palácio a Westminster. Lojas de souvenirs, casas de chá e a Trafalgar Square marcam os arredores.
3. South Bank
Outro bairro muito turístico em Londres, South Bank fica do lado oposto a Westminster, às margens do Tâmisa. Aqui fica a roda-gigante London Eye, o Museu da Guerra Imperial, restaurantes e um grande movimento cultural liderado pelo Centro Southbank, o Teatro Nacional e o Cinema BFI, entre os melhores do mundo.
4. Mayfair
Popular entre os brasileiros, o exclusivo bairro de Mayfair conta com muitos hotéis cinco estrelas e marcas de luxo. Marcado pela avenida Piccadilly e pelas ruas Oxford, Bond e Regent, Mayfair tem endereços exclusivos como a Savile Row e a Burlington Arcade. Lojas famosas, cafés charmosos e um fácil acesso às atrações turísticas fazem de Mayfair um favorito entre os turistas.
5. West End
O West End é um dos mais animados distritos londrinos, divisa com os bairros de Mayfair, St James e Bloomsbury. Com uma abundância de teatros, restaurantes e lojas, o West End engloba dois bairros londrinos que são perfeitos para curtir a noite na cidade: Covent Garden e Soho.
Da Trafalgar Square à Royal Opera House, passando por Chinatown, Piccadilly Circus, Oxford Street e Carnaby Street, o West End é parada obrigatória em Londres.
6. Belgravia
Marcando os limites do Palácio de Buckingham, Belgravia é um bairro de ruas e hotéis luxuosos, agraciados pelo verde do Hyde Park. Com um perfil mais residencial, abriga embaixadas, casas georgianas, casas de famosos e é cercado pelas estações Victoria, Sloane Square, Hyde Park Corner e Knightsbridge.
7. Knightsbridge
Acompanhando o Hyde Park, Knightsbridge é outro luxuoso bairro residencial mas que atrai visitantes à maior loja de departamentos de luxo do Reino Unido, a Harrods, o museu Victoria and Albert e o hotel Mandarin Oriental.
8. Kensington
Outro bairro muito procurado por brasileiros devido à quantidade de bons hotéis, Kensington cobre parte do Hyde Park e Earl's Court, estendendo-se até Notting Hill. Aqui estão o Palácio de Kensington (casa de William e Kate), o Royal Albert Hall, o Museu de História Natural, o Museu da Ciência e o Museu do Design.
9. Chelsea
Com atmosfera de cidade pequena, Chelsea nem parece estar tão perto de bairros agitados como Victoria e South Kensington. Um reduto residencial para a classe alta, Chelsea é menos turística, mas atrai visitantes à renomada Saatchi Gallery, ao Museu Nacional do Exército e a uma das mais importantes exposições de flores do mundo, a Chelsea Flower Show. Sem contar, claro, o estádio Stamford Bridge, casa do Chelsea FC.
10. Bloomsbury
Este charmoso bairro residencial é famoso pelo British Museum, uma das atrações mais visitadas do Reino Unido! Arborizado, Bloomsbury é um reduto acadêmico que também abriga a British Library e o Museu Charles Dickens, pubs aconchegantes e uma localização estratégica com fácil acesso às ruas de compras.
11. City
Nem todo mundo sabe que existe uma cidade dentro da cidade de Londres! A 'City of London' marca o antigo centro financeiro da capital, hoje dominado por arranha-céus modernos, dividindo espaço com construções medievais. Tanto a Catedral de St Paul quanto o Museu de Londres ficam na City, a poucos metros da Torre de Londres e da Tower Bridge.
12. Southwark
Às margens do Tâmisa, este movimentado bairro histórico guarda muitos atrativos: o teatro Shakespeare's Globe, a galeria Tate Modern, o Borough Market (mais antigo mercado gastronômico da cidade) e o arranha-céu Shard, estando a poucos metros da Tower Bridge.
13. Whitechapel
Este bairro histórico do centro de Londres ficou famoso pelos assassinatos de Jack O Estripador, no final da década de 1880. Em Whitechapel os tours guiados de Jack the Ripper são uma lembrança constante deste passado sombrio! Nas proximidades estão os mercados de Brick Lane e Spitalfields, e muitos restaurantes que servem aos executivos de Canary Wharf.
14. Shoreditch
Um dos bairros mais interessantes de Londres é Shoreditch, na zona leste, com uma atmosfera artística bem diferente dos bairros turísticos. Por aqui estão estilistas e designers com seus ateliês exclusivos, cafés super charmosos e hotéis butique. Um dos bairros mais carismáticos e criativos de Londres!
15. Canary Wharf
Dependendo de onde estiver em Londres, você verá Canary Wharf de longe: é um complexo de edifícios modernos que contrasta com o lado histórico de Londres. Está dentro do distrito de Tower Hamlets (que engloba a Torre de Londres, Whitechapel e uma parte de Stratford) e apesar de não ser muito turístico, Canary Wharf tem ótimos restaurantes.
16. Greenwich
Com parte do bairro listado como Patrimônio Mundial da UNESCO, Greenwich atrai muitos turistas em busca da história marítima britânica. O meridiano, o museu marítimo, um parque lindo e cheio de construções históricas são os maiores atrativos do lugar, que também conta com um teleférico, um mercado histórico e passeios de barco que o ligam à zona central.
17. Camden Town
Eternizado como o bairro de Amy Winehouse, Camden Town é o berço do movimento punk e tem forte ligação com a música e a contracultura. Camden Lock e suas lojinhas inusitadas, pubs e restaurantes com ótimos Fish & Chips dão ao lugar uma personalidade única.
18. Marylebone
Ao lado de Bloomsbury e Mayfair, Marylebone é famosa pelo Museu de Cera Madame Tussauds (o primeiro do mundo) e pelo adorado detetive Sherlock Holmes. Na Baker Street, visitantes fazem fila para visitar o museu em sua homenagem. Marylebone é também portão de entrada para o Regent's Park e tem fácil acesso à Oxford Street.
19. Notting Hill
Imortalizado pelo filme de Julia Roberts e Hugh Grant, Notting Hill é um dos mais charmosos bairros de Londres. Repleto de cafés, pubs, livrarias, lojas de antiguidade e casinhas coloridas, Notting Hill conta ainda com o mercado de Portobello Road, uma animada feira que acontece aos sábados.
20. Paddington
Quem chega do aeroporto pelo Heathrow Express desembarca na estação de Paddington, um marco arquitetônico do bairro com o mesmo nome. É uma área turística, repleta de hotéis para os visitantes que estão somente de passagem pela cidade, e porta de entrada para a charmosa região de Little Venice.
21. Brixton
Na zona sul de Londres, Brixton desponta como bairro multicultural e animado, mas mantendo uma atmosfera simples. Com arquitetura vitoriana, restaurantes pop-up e gastronomia inspirada nas raízes caribenhas da região, Brixton é um dos destinos ditadores de tendências em Londres.
22. Clapham
Ao lado de Brixton, Clapham mantém a personalidade animada, reunindo muitos estudantes, restaurantes, mercados de rua e atrações culturais. É um ponto de encontro para o público LGBT. A área é residencial e arborizada, marcada por uma ótima gastronomia.
23. Wimbledon
Famoso pelo torneio de tênis mais pretigiado do mundo, o bairro de Wimbledon é uma próspera área residencial que destoa dos bairros agitados de Londres. Cercado por parques, o Wimbledon Village reúne cafés sofisticados e lojas boutique, e os teatros Polka e New Wimbledon são atrativos para toda a família.
24. Richmond
Nem parece Londres - essa é a afirmação de todos que têm a oportunidade de conhecer Richmond. Com uma atmosfera interiorana e coroado pelo belo Richmond Park, este bairro à beira do Rio Tâmisa é vizinho do Jardim Botânico Real de Kew e do Palácio de Hampton Court. Se você gosta de áreas verdes e tranquilas, este é o seu lugar!
25. Hampstead
No norte de Londres, Hampstead é um dos bairros mais adorados da cidade, escolhido por celebridades, artistas e acadêmicos. Com colinas, prados, lagos e bosques, Hampstead é a casa da Kenwood House, com sua renomada coleção de arte. Desfrute das vistas da Parliament Hill e não deixe de ver as casinhas georgianas da Hampstead Village!
Escolher por onde começar em Londres não é tarefa fácil, mas o importante mesmo é começar! Certamente há algum bairro ou cantinho da cidade que toca a sua alma de uma forma especial. Então aproveite o tempo que tiver e volte sempre que puder!
Fonte: VisitBritain