St James' Park, one of the eight Royal Parks in London

St. James' Park. Foto: © Chris Johnson Photography

 

Os bosques usados pelos reis e rainhas da Grã-Bretanha para caçar formam hoje os Royal Parks, um conjunto de oito parques magníficos em Londres. São 2 mil hectares de área verde no coração da cidade e em seus arredores.

 

1. St. James' Park

 

Na frente do Palácio de Buckingham, o St. James' Park é um dos mais conhecidos dos turistas. Ele faz parte de uma rota icônica, que inclui o palácio, a avenida The Mall (por onde passa a carruagem!), a Clarence House (lar do Príncipe Charles),  o Horse Guards Parade e termina no Big Ben. Além dos muitos esquilos, um dos atrativos do St. James' Park são os pelicanos, dados de presente ao rei.

 

2. Green Park

 

A view from Green Park, from the Canada Gates, wrought iron gates, an avenue of mature trees and a view to a historic building. A bronze statue at the base of the Victoria statue in the Mall.© VisitBritain/ Kiyoshi Sakasai

 

Pertinho do St. James' Park e ao lado do Palácio de Buckingham, o Green Park é o menor dos Royal Parks, com 19 hectares. Muitas árvores e uma extensa área verde são características do parque, que traz ainda uma curiosidade: no século 17 diz-se que foram cortadas todas as flores, a mando da esposa do Rei Charles II, que o flagrou apanhando flores para uma suposta amante. Hoje as belas flores continuam a colorir o Green Park.

 

3. Hyde Park

 

Kensington Gardens & Hyde Park© VisitBritain/ Jason Hawkes

 

O Hyde Park está muito bem localizado e tem atrações como o lago Serpentine, onde é possível andar de pedalinho e praticar natação; o Memorial da Diana, em homenagem à princesa, que morava no bairro; um playground temático de Peter Pan e muito mais.

 

4. Kensington Gardens

 

© Greywolf / The Royal Parks

 

Anexo ao Hyde Park, o Kensington Gardens está aos pés de outra residência da Família Real, o Palácio de Kensington. O local foi lar da rainha Victoria, da Princesa Diana e agora é a casa do Príncipe William e sua família. O Kensington Gardens abriga a Serpentine Gallery, uma galeria de arte com exibições temporárias e entrada gratuita.

 

5. Regent's Park

 

© VisitBritain

 

O Regent's Park combina grandes espaços abertos com caminhos arborizados, jardins formais e quatro parques infantis. Tem excelentes instalações desportivas, um jardim com 12 mil rosas, abriga o Zoológico de Londres e um teatro ao ar livre.

 

6. Greenwich Park

 

©VisitBritain/Tareq Mooradun

 

O Greenwich Park é o mais antigo dos Royal Parks de Londres e faz parte do complexo de Greenwich, listado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Por aqui passa a linha imaginária que forma o meridiano de Greenwich, aos pés do importante observatório.

 

7. Bushy Park

 

© VisitBritain

 

Situado ao norte do Palácio de Hampton Court, o Bushy Park é o segundo maior, atrás apenas do Richmond. É um ótimo passeio associado com a visita ao palácio, em um bairro mais afastado de Londres. Curiosidade: o Bushy Park foi a base militar da Força Aérea americana durante a Segunda Guerra; foi aqui inclusive que o general Eisenhower planejou os pousos estratégicos do Dia D.

 

8. Richmond Park

 

© Max A Rush / The Royal Parks

 

Maior dos Royal Parks, o Richmond fica um pouco mais distante do centro e tem muito a oferecer. O parque é um dos principais locais com árvores antigas do Reino Unido e abriga uma variedade de espécies raras, incluindo fungos, pássaros, besouros, morcegos, gramíneas e flores silvestres. O grupo de veados é outro grande atrativo. O Richmond Park tem status protegido como um importante habitat para a vida selvagem e é uma Reserva Natural Nacional, o maior sítio de interesse científico especial de Londres e uma área especial europeia de conservação.

 

Fonte: VisitBritain

Pin It