Nottingham Castle. Foto: Cloud 9 Designs

 

Castelos restaurados repletos de lendas, a Royal Horticultural Society revelando o maior projeto de jardinagem da Europa e uma caça ao tesouro repleta de arte ao longo da costa sul da Inglaterra: eis algumas das experiências novas e imperdíveis disponíveis no Reino Unido em 2021. Os viajantes que estão loucos para fazer um passeio já podem ir pensando em como explorar o rico patrimônio britânico e mergulhar em seu cenário artístico próspero, além de curtir paisagens deslumbrantes e um litoral sem igual.

 

Ícones históricos e relíquias restauradas

 

Com campos de batalha antigos, castelos míticos e uma sauna romana nunca antes revelada, o patrimônio histórico incomparável da Grã-Bretanha guarda surpresas para quem quer viajar no tempo em 2021.

 

Para reviver a Batalha de Culloden

 

Em abril, celebra-se o 275º aniversário da Batalha de Culloden, na Escócia, um evento histórico que viu Bonnie Prince Charlie liderar o levante jacobino final, naquela que foi uma das batalhas mais famosas do Reino Unido. Próximo do Inverness Museum and Art Gallery, o centro de visitantes do campo de batalha inclui um impressionante teatro panorâmico imersivo, colocando os visitantes no meio da ação.

 

Nottingham Castle reabre suas portas

 

Nottingham Castle, o vizinho Ducal Palace e o extenso sistema de cavernas subterrâneas, devem ser reabertos em 2021 após um investimento de £ 29,4 milhões. Simbolizando quase 1.000 anos de história britânica, este castelo tem ligações com Robin Hood, Ricardo Coração de Leão e a Guerra Civil Inglesa.

 

Novidade nos locais históricos de Bath

 

Quem deseja se aprofundar na história britânica podem planejar uma viagem para a histórica cidade termal de Bath. Em 2021, o Archway Project vai transformar o uso dos edifícios do antigo spa vitoriano perto dos banhos romanos. Com inauguração prevista para 2021, a reforma criará novos espaços de aprendizagem para grupos e escolas, um World Heritage Center para explorar o patrimônio histórico reconhecido internacionalmente e abrir áreas nunca antes vistas dos Roman Baths, os banhos romanos, incluindo uma sauna romana!

 

Celebrações da viagem do Mayflower

 

As comemorações chamadas de Mayflower 400, marcando 400 anos desde que o navio Mayflower zarpou de Plymouth, levando os primeiros peregrinos para a América, também fazem parte da rica programação do sudoeste britânico. Muitos eventos emocionantes foram adiados para julho de 2021, como o Mayflower International Festival, incluindo a cerimônia principal das Four Nations Ceremony (11 de julho), a parada Military Muster (10 de julho) e o Rehabilitation Triathlon organizado pelos Royal Marines (8 de julho). Recém-inaugurado, o museu Box, em Plymouth, também explora o significado cultural impactante da viagem do Mayflower e sua conexão com o colonialismo.

 

Joias costeiras e jardins gloriosos

 

Você sonha em caminhar por uma paisagem deslumbrante ou tomar um banho de adrenalina em uma aventura britânica? As melhores atividades ao ar livre disponíveis em 2021 incluem caça aos fósseis em Yorkshire e passeio ao longo do costa da Inglaterra (o caminho costeiro mais longo do mundo).

 

Celebração ao ar livre galês

 

O caminho costeiro de 1.400 quilômetros do País de Gales, com impressionantes campos, costa e castelos, será o centro das atenções em 2021, já que a nação celebrar seu Year of Outdoors (Ano ao Ar Livre) 2020-2021. Com três parques nacionais, 600 castelos, Dark Sky Reserves (para observação de estrelas), opções para colher alimentos selvagens, fazer surfe e glamping (camping com glamour), o País de Gales está repleto de experiências revitalizantes, nas quais os viajantes podem descobrir como o ar livre moldou a cultura e a identidade galesas.

 

Mergulho nas águas e na costa da Escócia

 

A Escócia e suas áreas frescas ao ar livre também celebram seu Year of Coasts and Waters (Ano de Costas e Águas), que foi estendido até 2021. É a ocasião perfeita para aqueles que sonham com uma fuga escocesa explorando as deslumbrantes linhas costeiras, lagos e tradições litorâneas do país.

 

Aniversários de parques nacionais

 

Movendo-se para o interior a partir da costa acidentada da Grã-Bretanha, o ano de 2021 também é estelar para algumas das vastas paisagens do país. É que 2021 marca 70 anos desde a formação oficial de quatro parques nacionais: Peak District, Lake District, Snowdonia e Dartmoor, todos criados em 1951.

 

O maior projeto de jardinagem da Europa

 

Procurando um momento meditativo em um jardim belíssimo? Os amantes da horticultura podem explorar o novo RHS Bridgewater, jardim que deve se juntar ao prestigioso portfólio da RHS em 11 de maio de 2021. O jardim de 1,5 hectare será o primeiro a ser adicionado em 17 anos, oferecendo um refúgio tranquilo no histórico Worsley New Hall, perto do movimentado centro de Manchester. Este será o maior projeto de jardinagem da Europa da atualidade e inclui uma horta, um pomar histórico, um jardim terapêutico e um histórico jardim murado de 1.100 metros quadrados, um dos maiores do Reino Unido!

 

Caça aos fósseis na costa de Yorkshire

 

De terrenos históricos à descoberta de evidências do mundo pré-histórico, 2021 é um ótimo momento para voltar ao período jurássico em um fascinante safári de caça de fósseis na praia! Os caçadores de fósseis podem descobrir exemplos maravilhosos de amonites e muito mais ao longo da costa norte de Yorkshire, lar de focos pré-históricos como Staithes, Robin Hood's Bay, Boggle Hole ou Saltburn. Há também pequenos mundos nas piscinas naturais, pegadas de dinossauros e a disponibilidade de sessões com um especialista em busca de fósseis, durante o passeio Hidden Horizons.

 

Arte envolvente e marcos reinventados

 

Para os amantes da cultura, 2021 traz algumas datas importantes para o calendário. Seguem algumas sugestões para experimentar a cultura britânica, bem como uma série de datas importantes para o teatro, arte e música no país.

 

Uma estreia mundial na Costa Criativa da Inglaterra

 

Os aficionados por artes plásticas podem embarcar em um novo tipo de caça ao tesouro cultural ao longo da costa sul da Inglaterra em 2021, com Creative Coast (Costa Criativa) da Inglaterra. Desenvolvido em parceria com galerias e organizações artísticas, a primeiro trilha de arte GeoTour do mundo conectará as excepcionais galerias da área por meio de geocaching (uma atividade em que é preciso chegar a um local dado por geolocalização), criando um mapa de sete obras de arte costeiras para os visitantes descobrirem, todas de artistas contemporâneos renomados. Os destaques incluem o Turner Contemporary, de Margate, De La Warr Pavilion em Bexhill e o Hastings Contemporary.

 

Greenwich recebe novo centro cultural

 

A primavera de 2021 dará as boas-vindas a um novo centro cultural à beira do rio Tâmisa, na localização central do Royal Borough of Greenwich de Londres. Ao dar vida a uma coleção restaurada de edifícios industriais, ele será o lar áreas de apresentações de cultura e eventos em grande escala, além de abrigar empresas criativas, incluindo uma residência da National Youth Jazz Orchestra, Woolwich Contemporary Print Fair e Chineke!

 

Rio Tâmisa iluminado

 

Outra luz no Reino Unido na primavera de 2021 será o projeto Illuminated River, que está transformando algumas das pontes icônicas de Londres. A ambiciosa ação tem como objetivo adicionar iluminação colorida às pontes das cidades, incluindo a Blackfriars Bridge, Waterloo Bridge, Golden Jubilee Footbridges, Westminster Bridge e Lambeth Bridge. A obra deve ser concluída na primavera - adicionando uma nova dimensão a uma já icônica caminhada às margens do rio na capital.

 

Arte no Estuário

 

A famosa hidrovia da Inglaterra verá mais uma injeção cultural em maio, como a segunda edição do festival de artes Estuary. Com o objetivo de iluminar a paisagem e a rica história do estuário do Tâmisa, abrangendo 133 km dos litorais de South Essex e North Kent, ele destacará histórias de suas cidades portuárias, orlas marítimas, pântanos e patrimônios históricos significativos por meio da arte, música e literatura.

 

Novas perspectivas sobre as guerras

 

Os fanáticos por história podem ter sua curiosidade despertada no Imperial War Museum no próximo ano, com novas galerias da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto prontas para abrir. Ocupando dois andares, o local, que teve investimento de £ 30,5 milhões, exibirá uma exposição detalhada, analisando cuidadosamente os conflitos e seus horrores por meio de histórias e objetos pessoais e técnicas de exibição envolventes adequadas para o público do século 21.

 

Coventry, a Cidade da Cultura

 

Quer explorar alguns eventos culturais da Grã-Bretanha fora da capital em 2021? Coventry terá um ano cheio de arte, teatro, dança e literatura, já que a cidade foi escolhida como a City of Culture oficial em 2021. Dando início ao programa de um ano em maio, o evento de destaque será uma instalação em toda a cidade mostrando a energia unida de Coventry. Mais informações, bem como a lista completa de eventos, serão divulgadas no início do ano.

 

Mostra Euro 2021

 

As emoções estarão em alta no verão de 2021, com os gigantes europeus do futebol se enfrentando em Londres e Glasgow durante Eurocopa da UEFA, de 11 de junho a 11 de julho. Quem deseja vivenciar a vibrante cultura do futebol britânico pode visitar o Estádio de Wembley, em Londres, que sediará as semifinais (6 a 7 de julho) e a final (11 de julho) do torneio, enquanto o Hampden Park de Glasgow sediará outros jogos. O torneio com torcida aconteceria em 2020 e foi remarcado.

 

Teatro no centro das atenções

 

Imagine as luzes da ribalta, os trajes maravilhosos e as vozes perfeitas. Agora, pense em como fãs de teatro estarão ansiosos quando a temporada de 2021 se preencher com clássicos muito amados e trazer novos espetáculos para Londres. Em um ano que marcará o 150º aniversário do mundialmente famoso Royal Albert Hall e os 15 anos do encantador Wicked the Musical, 2021 também acolherá Monopoly, uma produção imersiva baseada no clássico jogo de tabuleiro, bem como no sucesso da Broadway, Moulin Rouge! The Musical, uma opulenta produção que deve chegar ao West End no outono de 2021.

 

Tradições culinárias e novos sabores

 

Novo centro de visitantes e sala de degustação do Hambledon Vineyard

 

Os viajantes em busca de um sabor britânico original podem degustar algumas das melhores bebidas de 2021 no Hambledon Vineyard, em South Downs. Localizada em 80 hectares de paisagem exuberante, o vinhedo terá uma nova sala de degustação e centro de visitantes, dando aos hóspedes a chance de saborear uma variedade de vinhos deliciosos e descobrir as histórias e técnicas dos bastidores de uma das mais novas (e mais deliciosas) paixões britânicas.

 

Mais à frente, em 2022

 

Aqueles que planejam ir para a Grã-Bretanha em 2022 não devem perder essas inaugurações, eventos ou aniversários culturais extraordinários.

 

Birmingham hospeda os Jogos da Commonwealth

 

Os Commonwealth Games levarão uma ampla variedade de competições esportivas para Birmingham em 2022. De 28 de julho a 8 de agosto, a cidade vai sediar eventos de mergulho, luta livre, hóquei e tênis de mesa, entre outros esportes.

 

A beleza do dramático litoral inglês

 

Os turistas que desejam alcançar novas alturas podem planejar as férias de seus sonhos caminhando ao longo da nova rota England Coast Path, com inauguração total em 2022. Estendendo-se por quase 4.500 quilômetros, ela será o caminho costeiro mais longo do mundo, levando exploradores ao longo de costa britânica, chegando o mais perto possível da beleza agreste e das vistas do mar. Quem não quiser esperar pode ver quais áreas da National Trail (Trilha Nacional) estão abertas em seus website oficial.

 

Literatura viva

 

Quer combinar a deslumbrante paisagem britânica com contos de mitos, lendas e tradição oral? Siga para o norte em 2022, pois esse será o Year of Scotland’s Stories (Ano das Histórias da Escócia). Outra ideia, para fãs do romance gótico inaugural Drácula, é visitar a cidade de Whitby, que inspirou o autor, Bram Stoker, no 125º aniversário da sua publicação.

 

Novo centro cultural de Manchester

 

Manchester está se preparando para dar as boas-vindas a um novo centro de criatividade na The Factory, a casa que abriga durante todo o ano o Manchester International Festival. Esta notável peça de arquitetura moderna hospedará programas criativos e apresentará trabalhos de artistas internacionalmente reconhecidos no coração de uma cidade enraizada na inovação. Aqueles que desejam dar uma olhada neste projeto emocionante podem dar uma olhada na Virtual Factory, aqui.

 

Completando o “triângulo de Shakespeare”

 

A oeste do norte da Inglaterra, a cidade de Prescot, perto de Liverpool, também está se preparando para uma nova adição cultural, a Shakespeare North Playhouse. Modelada como teatro de estilo elisabetano, o espaço de 350 lugares é ideal para aqueles que sonham em voltar ao coração da Grã-Bretanha de Shakespeare, uma vez que completa o “triângulo de Shakespeare”: Londres, Stratford-upon-Avon e agora, Prescot. 

 

Fonte: VisitBritain

Pin It