VisitBritain prepara lista de experiências luxuosas e restaurantes premiados para quem procura um tratamento VIP

vb1

A luxuosa loja de departamento Harrods, em Londres. Foto: VisitBritain/Andrew Pickett

 

Com a aproximação da cerimônia de coroação do Rei Charles III, que acontecerá no dia 6 de maio em Londres, chega também a oportunidade perfeita para quem busca viajar e se sentir como um verdadeiro membro da realeza. Quem visita a Grã-Bretanha pode aproveitar para incluir no roteiro alguns de seus melhores restaurantes, bares e estabelecimento de luxo, que tornam qualquer estadia em uma experiência digna de reis e rainhas.

 

A cena gastronômica britânica é muito diversificada, com produtos sazonais e locais. O cardápio é repleto de restaurantes com estrelas Michelin e experiências exclusivas com chefs. Além disso, quando falamos de compras luxuosas, durante séculos a Grã-Bretanha tem estado na vanguarda criativa da moda e da alta costura. Seus estilistas e designers arrojados oferecem experiências de alto nível em lojas e boutiques altamente exclusivas. Muitos desses estabelecimentos atendem a própria família real.

 

Confira abaixo a lista preparada pelo VisitBritain, agência oficial do Governo do Reino Unido voltada para o turismo, com opções de estabelecimentos que servem a família real e possuem um Royal Warrant – o selo dos produtos aprovados pela realeza –, além de outras opções luxuosas e novidades que vão encantar até os viajantes mais exigentes. Confira!

 

Restaurantes

vb5

A alta gastronomia da Grã Bretanha. Foto: VisitBritain/Andrew Pickett

 

 

O Wagtail, um luxuoso rooftop que serve experiências de comes e bebes, foi inaugurado em maio de 2022 no coração de Londres, em um magnífico edifício dos anos 1920. O elegante bar no terraço do último piso oferece vistas de 360 graus de alguns dos marcos mais emblemáticos de Londres, como The Shard, Gherkin, a Tower Bridge e a St Paul’s Cathedral. Pratos clássicos que apresentam o melhor dos produtos sazonais britânicos fazem parte de seus menus de brunch, almoço e jantar, servidos na bela sala de jantar. Já o cardápio de bebidas foi criado em colaboração com os melhores mixologistas de Londres, importadores e produtores de vinho e destilarias locais.

 

 

O sketch, um restaurante em estilo brasserie em Mayfair, é também um salão de chá peculiar que se transforma em um lounge de coquetéis à noite. Instalado em uma casa do século 18, o restaurante é alegre e decorado com elegância, criando um ambiente muito especial. O local é conhecido por sua elegância, equipe atenciosa e pratos saborosos - que renderam ao chef Pierre Gagnaire três merecidas estrelas Michelin em 2019. Para Pierre, a comida é uma arte não apenas pelos sabores superiores, mas pela “poesia em um prato” com sabores de dar água na boca e dinamismo criativo.

 

 

Saboreie um delicioso chá da tarde na Cliveden House. A mansão de campo hospeda todos os monarcas britânicos desde o rei George I e é cheia de referências da realeza. No cardápio, sanduíches de encher os olhos e chás dourados são sorvidos enquanto se aprecia os Parterre Gardens, que fazem parte dos jardins do National Trust que rodeiam a casa. O menu da tarde foi inspirado nas flores que crescem nos Kings’ Royal Gardens e incluem os melhores produtos da fazenda de Sandringham que faz parte do retiro rural da família real.

 

 

Em 1992, Antonio e Priscilla Carluccio abriram uma loja de alimentos na Neal Street, em Londres, para fornecer comida italiana de qualidade à capital. A loja foi um sucesso tão grande que eles começaram a servir pratos e acabaram abrindo mais endereços no país e na Irlanda, incluindo Londres, Manchester, Leeds e Cambridge. Aberto o dia todo, o restaurante italiano possui um Royal Warrant, concedido pelo rei Charles III. Aproveite para tomar o café de Carluccio, feito com grãos produzidos em parceria com a Rainforest Foundation UK, que apoia a proteção de florestas tropicais e seus habitantes.

 

 

Outro detentor de um Royal Warrant que vale a vista é o Paxton & Whitfield, o mais antigo queijeiro da Grã-Bretanha. A família administra fornecedores de matérias primas e amadurece os melhores queijos, fornecidos por produtores artesanais tradicionais ou iniciantes promissores, tanto da Grã-Bretanha como da Europa. Eles apoiam pequenos fornecedores e promovem métodos de produção tradicionais e artesanais para manter as tradições locais vivas e lucrativas. Causar um impacto positivo nas pessoas e no planeta faz parte da missão da empresa, que adota medidas como o uso de caixas reutilizáveis e entrega com baixa pegada de carbono. 

 

Bares

vb2.jpg

Betty’s Tea Room, em Yorkshire. Foto: VisitBritain

 

 

Inaugurada em 1919 por um confeiteiro suíço, a casa de chá Betty’s ficou famosa como o local ideal para desfrutar de uma xícara de chá em Yorkshire. Sua empresa-irmã, a Taylors, de Harrogate, possui um Royal Warrant concedido pelo rei Charles III e é a fornecedora dos chás e cafés incríveis servidos ali. A Betty's tem um compromisso com o comércio justo e com a compra de produtos locais sempre que possível. Entre outras ações, a casa apoiou o plantio de mais de 5 milhões de árvores nos últimos 30 anos e doa para projetos de conservação na Grã-Bretanha e em regiões produtoras de chá e café em todo o mundo.

 

 

Conhecida marca britânica de chás e detentora de um Royal Warrant, a Twining’s oferece masterclasses de duas horas para visitantes de todo o mundo em sua loja principal, na Strand, no coração de Londres. Na aula, você acompanha a jornada da planta até a xícara e aprende sobre diferentes ervas e sabores, como preparar a melhor infusão e como se tornar um mestre do chá. A experiência é conduzida por um “tearista”, um especialista em chá, e inclui degustação de seis categorias da bebida.

 

 

O Bar 190, no hotel tipicamente britânico The Gore, em South Kensington, serve uma grande variedade de bebidas num ambiente com uma história própria. O cardápio exclusivo foi criado pelo mestre mixologista Santo Borzi e explora o passado do hotel. Ele mistura influenciadores contemporâneos com foco em eventos e personalidades que abrilhantaram o hotel no passado. O bar tem um clima de rock’n’roll distinta com imagens de uma famosa festa de lançamento de um álbum dos Rolling Stones realizada no hotel em 1968.

 

 


Localizado na icônica Leicester Square, o hotel boutique cinco estrelas The Londoner abriu suas portas em setembro de 2021. Elegantemente concebido, o hotel é um retiro de bem-estar com seis restaurantes e bares conceituais. Um dos destaques é o Rooftop Bar 8, que reinventa as tradições e o estilo informal dos bares japoneses. Ali, os clientes podem relaxar no oitavo andar do hotel com vista para um dos bairros mais vibrantes de Londres. A noite inesquecível é também garantida pelo cardápio de coquetéis inovadores, destilados japoneses e culinária nipônica moderna.

 

 

Com vista para a cidade a partir do 52º andar do Shard, o Gong é o local perfeito para desfrutar de um drinque a partir do pôr-do-sol. Dali são abertas vistas claras do horizonte de Londres, apresentando a cidade de um ângulo completamente diferente. O nome Gong ou GŎng deriva de “dougong”, um elemento arquitetônico tradicional chinês de suportes de madeira entrelaçados, caracterizado no design distinto do bar. Para aqueles que procuram uma experiência inesquecível no céu, o Gong oferece as masterclasses Rum & Whisky, nas quais clientes aprendem a história e fatos divertidos sobre as duas bebidas.

 

 vb3

Ambiente do Register Club, em Edimburgo. Foto: Divulgação

 

 

O Register Club eleva os coquetéis - e o ambiente de boas conversas - a uma verdadeira arte. O bar em ambiente descontraído e acolhedor fica no 4º andar do impressionante edifício-sede do Royal Bank of Scotland. Desde a sua inauguração em 2018, o local rapidamente se tornou uma parada imperdível para um drinque em Edimburgo - mas, por se tratar de um clube exclusivo, é preciso fazer reserva com antecedência. Além de um cardápio apurado, a casa oferece um menu de café da manhã e de chá da tarde com produtos locais e artesanais. 

 

Compras

vb4

O icônico e moderno prédio da Selfridges at the Bullring, em Birmingham. Foto: VisitBritain/Simon Winnall

 

 

Estrela principal do Bullring, premiado shopping center de Birmingham, a Selfridges tem quatro andares de marcas de alta qualidade. São peças de Victoria Beckham, Christian Louboutin, Stella McCartney e Marc Jacobs, entre outros, além de uma ala do Project Earth Edit para uma moda amiga do planeta e com beleza sustentável. Se a caminhada abrir seu apetite, a área de alimentação está repleta de tentações.

 

 

Compre alimentos finos, artigos exclusivos para casa, acessórios de beleza e moda na histórica loja da Fortnum & Mason em Mayfair. Por mais de 300 anos, o local, que detém um Royal Warrant, ocupa o edifício na 181 Piccadilly, Londres. São quatro andares de produtos de luxo perfeitamente embalados na inconfundível cor verde-pálido (também chamada de eau de nil) que é assinatura da Fortnum & Mason. Nas prateleiras, chás clássicos, doces, latas de biscoitos e artigos para casa, além das famosas cestas de piquenique com assinatura da F&M. A loja é famosa pela seleção de chás e realiza sessões de degustação no salão.

 

 

A Harrods, em Knightsbridge, é uma das maiores lojas de departamento de luxo do mundo. São impressionantes 330 departamentos espalhados por sete andares, com marcas globais como Gucci, designers britânicos como Alexander McQueen e um enorme e impressionante salão de alimentos. Ao passar pelos toldos verdes e entrar na loja, você mergulha num mundo inigualável de produtos - e pode eternizar a visita com o clássico urso de pelúcia da casa ou sua famosa sacola verde. O local é perfeito também para comprar lembranças de viagem pra lá de especiais.

 

 

Quem vai à Liberty London vive uma experiência de compras mergulhada no patrimônio britânico. O icônico ponto de compras em estilo Tudor apresenta jovens designers emergentes e marcas da casa. Há uma variedade de produtos e serviços disponíveis em todos os seis andares da loja de departamentos, incluindo moda, artigos de casa, tratamentos de beleza, refeitório e restaurante.

 

 

A King Street é conhecida como um dos principais pontos de compras de Manchester e da Grã-Bretanha. São lojas de luxo de bandeira britânica, como os joalheiros Boodles e o clássico da moda masculina de Manchester Dooley & Rostron. Há também uma cena de arte vibrante no Castle Fine Art e na George Thornton Gallery e opções ecléticas de restaurantes para repor energias para mais pernadas e compras.

 

 

Perto da Princes Street, em Edimburgo, a Multrees Walk é o local ideal para compras de luxo. Aqui fica a única Harvey Nichols da Escócia, além de uma variedade de boutiques globais, incluindo Louis Vuitton, Burberry, Mulberry, Canada Goose e marcas de luxo escocesas, como Johnston's of Elgin. Peça algo para comer na Forth Floor Brasserie da Harvey Nichols, que oferece pratos divinos e coquetéis criativos, além de vistas para o histórico Castelo de Edimburgo e a New Town em estilo georgiano.

 

 

Confira o Guia de atrações da realeza na Grã-Bretanha preparado pelo VisitBritain, em parceria com o Portal PANROTAS, e especialmente pensado para celebrar a Coroação. Com um roteiro temático, o material é direcionado para operadoras de turismo está disponível através deste link.

 

 

 

Pin It