Man standing behind the counter of BABA G's food stall, Brixton, London

Uma das opções gastronômica no Brixton Market. Foto: VisitBritain

 

Descubra algumas das últimas tendências gastronômicas na Grã-Bretanha, incluindo comida de rua, microcervejarias a alimentação sustentável:

 

Em movimento: mercados de comida de rua e lugares efervescentes

 

Para entender de verdade o que faz uma cidade funcionar, basta comer sua comida de rua. Não há melhor maneira de se conectar com um lugar – e seu povo – do que provando os melhores petiscos locais e conhecendo seus talentosos criadores. Veja o caso do Brixton Market de Londres, onde as típicas tortas e cervejas britânicas são servidas ao lado de frango condimentado jamaicano, dosas indianas e curry japonês. Mais de 70 culturas estão representadas aqui – um delicioso sabor da vida no sul de Londres.

 

No Food Festival de Edimburgo (julho de 2022), você pode experimentar de tudo, desde lagosta de East Lothian a suculentos hambúrgueres das Highlands. Já o Riverside Market de Cardiff combina petiscos tradicionais galeses (pense em queijos, pães e bolo bara brith frutado) com sabores da Itália, França e Portugal. Para ir mais fundo, participe de um tour de degustação com a Loving Welsh Food: explorando Cardiff a pé, você provará carnes curadas, berbigão, laverbread (e muito mais) dos principais produtores da capital.

 

Em algumas cidades, os mercados surgem nos lugares mais improváveis, transformando recantos pouco conhecidos em verdadeiros pontos gastronômicos – como o Spark, no centro de York, que encheu contêineres com pizzaria, bar de burritos e churrascaria. Em Bristol, o Boxhall (inauguração em junho de 2022) levará um salão de comida de rua e música ao vivo para o renomado porto da cidade. Manchester, por sua vez, abriga o Escape to Freight Island, que transformou um antigo depósito ferroviário em Mayfield em um local espetacular para restaurantes independentes, shows e noites de comédia.

 

Novas cervejas: bares e microcervejarias para descobrir

 

 A Grã-Bretanha é apaixonada por seus pubs e os pints de cerveja, mas espere até provar nossos uísques e gins de pequenos lotes e as sidras artesanais. Para bebedores exigentes, há muito a descobrir – e as cervejarias e destilarias do país oferecem passeios e degustações em abundância. Em Glasgow, a Drygate Brasserie tem 23 cervejas em torneira, bem como uma seleção de garrafas com curadoria, todas provenientes de sua cervejaria premiada. Em Birmingham, a Indian Brewery Taproom celebra as diversas raízes da cidade, combinando suas cervejas artesanais e IPA com comida de rua picante.

 

Na Glengoyne Distillery, perto de Glasgow, você pode saborear os tons de mel dos single maltes, a poucos passos dos reluzentes alambiques de cobre. A cervejaria familiar, de ambiente acolhedor, produz uísque desde 1833, mas está cheia de ideias inovadoras – com suas próprias colmeias, pântano com vida selvagem e abastecimento com energia 100% renovável. Enquanto isso, a Cooper King Distillery de York criou o primeiro gim de carbono negativo do mundo (seco e aromático), e o Oxford Artisan Distillery defende a agricultura orgânica de baixo impacto com seus uísques premiados. Todos os locais oferecem visitas guiadas, para que você possa ver (e provar) os resultados e conhecer as pessoas que os fazem.

 

Depois de provar os drinques da Grã-Bretanha, você pode até tentar criar o seu próprio – com uma pequena ajuda dos especialistas, é claro. Em uma Gin Making Experience na Hensol Castle Distillery, perto de Cardiff, você pode selecionar as ervas, ter a experiência prática do processo de destilação e levar sua criação para casa para desfrutar. Ou você pode escolher virar chefe cervejeiro com a oficina Beer Making da London Beer Lab. Se a pedida é uísque, participe de uma sessão Blend Your Own na Scotch Whisky Experience de Edimburgo.

 

Mordidas sustentáveis: bom para as pessoas e para o planeta

 

Comer de forma sustentável não apenas ajuda o meio ambiente: aproxima você do coração de um lugar, conecta-o às comunidades locais e inspira nossos restaurantes a experimentar coisas novas e emocionantes. É o que acontece no restaurante italiano Contini George Street, em Edimburgo, que tem suas próprias colmeias espalhadas pela cidade – incluindo duas na Scottish National Gallery of Modern Art. Seu cardápio é repleto de culinária hiperlocal, proveniente de mais de 70 artesãos escoceses e suas hortas.

 

Em junho de 2021, o Gauthier Soho de Londres se tornou 100% vegano, com o chef Alexis Gauthier emitindo um grito de guerra por uma abordagem mais “progressista e compassiva” à gastronomia. O resultado deixou os críticos em êxtase, celebrando a generosidade natural da Grã-Bretanha em pratos como risoto de trufas negras e quenelle do mar – um “caviar” ao mesmo tempo salgado e doce feito de algas. Muitos dos restaurantes com estrelas Michelin da capital também desenvolveram menus veganos, como Galvin La Chapelle em Spitalfields e Pied à Terre em Fitzrovia, provando que a gastronomia à base de plantas veio para ficar.

 

Mas, isso não é novidade no Food for Friends de Brighton, que é especializado em cozinha vegetariana e vegana desde 1981. Seu menu sazonal em constante mudança, com “costelas” de milho verde com molho de churrasco de tamarindo ou berinjela vitrificada e satay de pimenta doce, significa que sempre há algo novo para descobrir. Enquanto isso, em Cardiff, o Nook tem o apoio do Guia Michelin para seus vinhos orgânicos e biodinâmicos, todos perfeitamente combinados com especialidades de origem galesa.

Pin It