Aerial shot of Wimbledon courts

 

Wimbledon é um universo à parte. É o campeonato de tênis mais emocionante do mundo - e o mais assistido também. O torneio normalmente começa na última semana de junho e se estende por 2 semanas na famosa arena de Wimbledon em Londres. Aqui vão 15 curiosidades sobre este evento tão especial...

 

1. O tênis é uma invenção britânica e Wimbledon é o torneio de tênis mais antigo do mundo - foi criado pelo All England Croquet and Lawn Tennis Club (AELTC) em 1877.

 

2. O nome do torneio vem da região onde ele acontece - Wimbledon, um distrito no sudoeste de Londres. Originalmente ficava próximo à Worple Road, mas mudou para o endereço atual na Church Road em 1922.

 

3. Os últimos tenistas britânicos a vencerem os torneios individuais de Wimbledon foram o escocês Andy Murray, em 2016 e Virginia Wade, em 1977.

 

4. A primeira transmissão televisionada do Torneio de Wimbledon aconteceu em 21 de junho de 1937, pela BBC.

 

5. As quadras são semeadas com 100% de grama azevém perene; é o único torneio do Grand Slam jogado em quadra de grama.

 

 

6. Os jogadores só podem usar roupas e acessórios de cor branca e não é permitido patrocínio ou propaganda em Wimbledon.

 

7. Comer morangos com creme em Wimbledon é uma tradição desde 1877, seguida tanto por jogadores quanto por expectadores. Durante o torneio são consumidos 34 mil quilos de morango e 10 mil litros de creme.

 

8. A arena principal só é utilizada durante o torneio; a única exceção foi em 2012, quando Wimbledon recebeu os jogos de tênis pelas Olimpíadas de Londres.

 

9. A tradição dos jogadores curvarem-se diante do Camarote Real acabou em 2003, a não ser que Sua Majestade A Rainha Elizabeth II ou seu filho, príncipe Charles, estejam presentes.

 

Prince William and the Duchess of Cambridge in the Royal Box at Wimbledon

 

10. A maior parte dos ingressos é disponibilizada através de sorteio prévio, mas nos dias do evento uma pequena parte dos ingressos também é colocada à venda a na bilheteria.

 

11. Os campeões recebem uma réplica que possui 3/4 do tamanho do troféu verdadeiro.

 

Andy Murray

 

12. Os assistentes de quadra são chamados de BBGs (Ball Boys and Girls), trazidos de escolas de Londres. Candidatos são nomeados pelos professores e devem passar por testes físicos e escritos, entre outros. A idade média dos BBGs é 15 anos e mulheres só passaram a fazer parte em 1985.

 

13. A arena principal agora conta com um teto retrátil que ajuda a evitar atrasos por causa da chuva - algo que aconteceu muito no passado.

 

14. É possível fazer um tour com audio-guia em português pelo museu de Wimbledon em qualquer época do ano.

 

15. A arena de Wimbledon fica próxima ao Palácio de Hampton Court, onde é possível conhecer tudo sobre um esporte praticado pelo rei Henrique VIII no século 15, chamado Tênis de Verdade (Real Tennis), no século 15.

 

Fonte: VisitBritain

Pin It