manchester vb34173523

Manchester Blue Tit Mural. Foto: Divulgação/ Visit Britain

 

Manchester é uma potência do norte de uma cidade que vale a pena uma visita sempre. Lar do festival LGBT anual Manchester Pride e do Manchester Food and Drink Festival, a cidade também se prepara para o Festival Internacional de Manchester em 2019, uma celebração cultural que acontecerá em vários locais e espaços, o que significa que há muito para ver e fazer.

 

O Manchester Arndale é o maior complexo comercial da Grã-Bretanha, com mais de 200 lojas representando todas as grandes marcas. O Northern Quarter da cidade é conhecido por suas perspectivas alternativas e abriga lojas independentes, cafés, bares e espaços culturais. Bairros novos e significativos incluem o NOMA, com seus prédios de escritórios e o MediaCityUK em Salford, na Grande Manchester, cujos estúdios de TV abrigam programas como o BBC Breakfast e a lendária novela Coronation Street, além de atrações culturais como o Imperial War Museum North e The Centro de Artes Lowry.

 

Dia 1

10:00 Apaixone-se pela arte

Transformada e ampliada graças a um projeto de desenvolvimento de £15 milhões, a Whitworth Gallery faz parte do maior campus acadêmico da Grã-Bretanha. Sua coleção inclui obras de arte históricas de artistas como William Blake e Rossetti, arte contemporânea e escultura, além de uma coleção de tecidos de renome internacional de 20.000 peças que datam do século 3 até o presente.

 

13:00 Mime-se com um almoço gourmet

Apesar de uma vida humilde no nordeste da Inglaterra, Aiden Byrne alcançou o status de Chef de cozinha aos 22 anos de idade e trabalhou em muitos estabelecimentos com estrelas Michelin em Londres. Depois de vários empreendimentos em Manchester, ele abriu o Restaurant MCR em dezembro de 2018 no local de seu antigo restaurante Manchester House. Um menu degustação de 6 pratos e 12 pratos utiliza-se deliciosos produtos locais e inspira-se na rica e variada história de Manchester.

 

14:00 Estilos do Norte, Arte, artesanato e cultura

Para as melhores lojas independentes da cidade, siga para o Northern Quarter. Esta área antes decadente do centro da cidade de Manchester, agora é conhecida por suas lojas modernas, cafés, bares e espaços criativos, oferecendo uma alternativa distinta às grandes marcas encontradas nos shoppings gigantescos da cidade, como Manchester Arndale e intu Trafford Centre. Uma empresa social sem fins lucrativos, o Manchester Craft & Design Centre ié o lar de mais de 30 designers que vendem seus trabalhos artesanais diretamente de seus estúdios. Há também um café no local vendendo sopas caseiras, ensopados, caril e pizzas crocantes. Fig + Sparrow é uma loja de estilo de vida artístico e bar de café - muitas das obras de arte à venda aqui são provenientes de artistas residentes de Islington Mill, outro dos centros criativos da cidade. Outras lojas independentes recomendadas por aqui incluem a varejista de moda masculina Oi Polloi, chocolate boutique Bon Bon, e especialistas em cerveja Beermoth.

 

15:30 Faça uma pausa internacional independente para bebidas

Enquanto estiver no Northern Quarter, certifique-se de parar e desfrutar de um delicioso café torrado em lote pequeno ou chá de folhas soltas em um dos muitos locais artísticos. As recomendações incluem o Federal Café & Bar, um café urbano de estilo australiano com o objetivo de levar uma cultura de “antipodean café” para a região. Ou experimente o Takk, um café artesanal de inspiração nórdica. Ambos também são ótimas opções para brunch ou almoço.

 

16:00 Saiba mais sobre Manchester através das suas bibliotecas

Nomeada pela UNESCO como Cidade da Literatura em 2018, Manchester abrigou a primeira biblioteca de empréstimo público da Grã-Bretanha e deu ao mundo as obras de grandes escritores, incluindo Elizabeth Gaskell e Anthony Burgess. A cidade tem várias bibliotecas impressionantes que merecem ser visitadas: para apreciar sua arquitetura impressionante, bem como ler livros e coleções históricas. A Manchester Central Library é uma biblioteca com grande domo circular, cujo design é reminiscente do Panteão de Roma. Parte da Universidade de Manchester, a biblioteca John Rylands Library é um marco neogótico vitoriano de tijolo vermelho com uma coleção que inclui manuscritos medievais e uma Bíblia de Gutenberg. Sua sala de leitura é uma impressionante catedral de dois andares para a literatura.

 

19:30 Coquetéis e culinária para todos os gostos

Com o seu grandioso interior eduardiano, o Hawksmoor Manchester é um bonito restaurante britânico de estilo tradicional, especializado em excelentes bifes e deliciosos cocktails. Uma alternativa moderna no Northern Quarter, o Common é parte do restaurante e parte do espaço da galeria - para que você possa se deliciar com o trabalho de artistas locais enquanto desfruta de coquetéis, cervejas artesanais, hambúrgueres, chili da casa, sanduíches e saladas.

O premiado grupo indiano de lanchonetes Dishoom foi lançado no cenário espetacular do Manchester Hall no final de 2018, trazendo uma deliciosa mistura de comida inspirada no café colonial iraniano de Bombay. Ou para um pouco de luxo, aventure-se no coração de Spinningfields para se deleitar com uma mistura de pratos britânicos e internacionais modernos no The Ivy.

 

21:00 Entre na cena musical de Manchester

A cena musical da cidade produziu muitos artistas renomados internacionalmente. Um dos locais de música de longa data de Manchester, o Band on the Wall, testemunhou todos os tipos de gêneros musicais, do jazz ao punk. Famosas bandas locais de punk, Buzzcocks, Fall and Joy Division, agraciam seu palco. É também conhecido como um lugar para descobrir novos talentos: Mick Hucknall se apresentou aqui antes do Simply Red, enquanto Björk cantou como backing vocals aqui em 1982. Agora, um local sem fins lucrativos dirigido pela instituição de caridade registrada Inner City Music, as performances no palco principal ajudam a apoiar a educação escolar e os eforços da comunitária instituição de caridade.

 

manchester john rylands vb34165062

 

 

Dia 2

10:00 Mergulhe no belo jogo

Lar de 140.000 peças de memórias do futebol, das quais mais de 2.500 são exibidas a qualquer momento, o Manchester Football Museum é uma celebração de belos jogos e seus impactos na sociedade em geral. O maior museu do futebol do mundo apresenta emocionantes jogos interativos e visitas guiadas, e uma nova exposição para 2019 mostra a Inglaterra no Palco Mundo, mostrando o progresso feito pelas equipes masculinas e femininas da nação ao longo das gerações. Fique de olho no troféu Jules Rimet e nos itens de futebol usados na famosa final da Copa do Mundo de 1966.

 

12:00 Tenha um ótimo tempo na Grande Manchester

Saia do centro da cidade para ver o que a Grande Manchester tem para oferecer. Apenas 30 minutos a oeste do centro de ônibus ou trem Metrolink é Salford Quays. Este bairro rejuvenescido do cais é o lar de marcos culturais The Imperial War Museum North, um impressionante edifício moderno projetado pelo arquiteto Daniel Libeskind, e o complexo de artes The Lowry - a entrada para ambos é gratuita. Também faz parte de Manchester o MediaCityUK, que abriga os principais programas de televisão da BBC e da ITV, incluindo o BBC Breakfast, o reality show Dragon's Den (conhecido como Shark Tank em alguns países) e a lendária novela britânica Coronation Street.

Ou ... os fanáticos do futebol podem preferir visitar outro ponto turístico: o Old Trafford, que abriga um dos times de futebol mais amados e bem-sucedidos da Grã-Bretanha, o Manchester United Football Club. Os fãs podem ir aos bastidores em um tour pelo estádio - incluindo um museu interativo de última geração que documenta 130 anos do “Beautiful Game” - e posar para fotos em meio a inúmeros troféus.

 

13:30 Tenha um almoço maravilhoso

Existem inúmeras opções de restaurantes por perto, casio você queira um lanche rápido ou uma refeição completa. Desfrute de cozinha britânica contemporânea e vistas impressionantes em Salford Quays e Manchester Ship Canal no Pier Eight, o elegante restaurante e bar do The Lowry.

Ou ... chute a fome direto para o gol com o almoço no Café Football. Este restaurante temático de futebol faz parte do Hotel Football de quatro estrelas, com vista para o estádio Old Trafford. Comece com aperitivos como nachos, lulas de chilli ou satay de frango, antes de comer alimentos típicos como hambúrgueres, pizzas e tortas.

 

cafe football vb34174322 1

Foto: Visit Britain

 

15:00 Um momento livre?

Volte para o centro da cidade de Manchester para jogar o Breakout, o jogo de sala de fuga da vida real de Manchester. Uma equipe de 2 a 5 pessoas tem 60 minutos para escapar de uma sala trancada, encontrando pistas e resolvendo quebra-cabeças. Manchester agora tem dois centros de Breakout, oferecendo várias salas temáticas para escolher, incluindo o escritório de um famoso detetive, uma base de controle de mísseis e um salão Wild West.

 

16:15 Uma experiência de chá louca e açucarada

Uma tradicional sala de chá inglesa com um toque excêntrico de Alice no País das Maravilhas, o Richmond Tea Rooms leva você a uma viagem pela toca do coelho até um mundo delicioso de porcelanas descombinadas e bolos deliciosos. As opções vão desde o Alice's Tea (bolinho, creme de leite, geléia e bule de chá) ao Queen's Tea (incluindo sanduíches e bolos extras) - e você pode até adicionar champanhe para dar mais brilho. Café da manhã e refeições simples também são servidas.

 

18:30 Desfrute de cervejas artesanais em um pub histórico

A cidade tem vários pubs que servem cerveja artesanal. O Marble Arch Inn, o destaque da famosa Marble Brewery de Manchester, é um impressionante pub vitoriano antigo. As opções de cervejas incluem Earl Grey IPA e Dopper IPA. Há também um menu de grande pub britânico.

 

Como chegar:

Manchester fica no noroeste da Inglaterra, duas horas e 15 minutos ao norte de Londres de trem. O terceiro aeroporto mais movimentado da Grã-Bretanha, o Manchester Airport, é composto por companhias aéreas internacionais, incluindo a British Airways, a Virgin Atlantic, a American Airlines, a Cathay Pacific ea Emirates, além das companhias aéreas easyJet, Ryanair, FlyBe e Jet2.

Pin It