- Details
- Category: DESTINOS INTERNACIONAIS
- Published: 15 May 2019
Foto: VisitBritain
A Grã-Bretanha abriga uma incrível seleção de vinhedos que produzem vinhos tentadores. Localizadas dos campos verdes de Kent e Dorset às colinas de Yorkshire, essas vinícolas têm tudo para trazer um novo sabor ao verão que se aproxima.
A English Wine Week, que acontece de 25 de maio a 2 de junho, promove a indústria de vinhos do país e verá muitas vinícolas abrindo suas portas para receber visitantes com passeios, degustações e ofertas especiais. A English Wine Tasting and Tours organiza visitas que saem do centro de Londres para vinícolas em Kent e Sussex, o que torna o vinho inglês incrivelmente acessível.
Com vinhos premiados em vários países e parte de uma indústria em ascensão, os vinhedos da Grã-Bretanha valem o passeio. E merecem um brinde!
Langham, Dorset
Ocupando 12 hectares em Crawthorne Farm, o Langham Wine Estate adota uma abordagem de “baixa intervenção” em seu processo de cultivo para limitar ao máximo seu impacto ambiental. O resultado é uma mistura de espumantes baseados em terroir com uvas colhidas manualmente, processadas no local. Os visitantes podem conversar sobre todo o processo durante uma visita guiada e degustação com duração de duas horas. Outra ideia é fazer uma visita auto-guiada, antes de se servir de almoço ou chá da tarde no Vineyard Café, situado em uma antiga sala de ordenha do século 19.
Rodington, Shropshire
Escondido no coração da pitoresca Shropshire, Rodington Vineyard é uma propriedade familiar de quatro hectares que oferece uma abundância de vinhos finos. Seus vinhos Blue Tractor Wines têm qualidade reconhecida internacionalmente. Os visitantes podem organizar degustações e uma visita ao vinhedo durante o horário de funcionamento – das 10h às 16h diariamente (fechado às quartas-feiras) – para saber mais.
Giffords Hall, Suffolk
Reconhecido pela sua variedade de vinhos espumantes, rosés e tintos, Giffords Hall em Hartest, Suffolk está situado nos solos argilosos de um antigo leito de rio glacial. Aproveitando a sua localização geográfica, o local produz uvas de qualidade com elevado teor de açúcares e ácidos naturais – uma combinação fantástica para vinhos e secos e espumantes bastante aromáticos. Os visitantes podem participar de passeios privativos ou em grupo, e os cães também são bem-vindos, embora eles devam usar guia para para proteger os cordeiros e frangos que vivem livres no local. As Grand Tours do vinhedo ocorrem em datas específicas durante todo o verão, com uma visita guiada e uma sessão de degustação com três vinhos e três licores.
Quando? Grand Tours às 11h em 6 de maio, 27 de maio, 22 de junho, 13 de julho e 26 de agosto.
Three Choirs, Gloucestershire
Com um microclima único adequado para o cultivo de uva, o vinhedo e brasserie Three Choirs ficam em meio à beleza cênica dos Cotswolds. Com suas primeiras vinhas plantadas em 1973, a área de 30 hectares perto de Newent está entre as mais antigas do gênero na Inglaterra e é melhor explorada por meio de uma visita guiada. Os visitantes também podem ficar entre as videiras em um dos alojamentos luxuosos de vinhedos, com varandas nos dois lados para absorver o sol e a paisagem. A Brasserie tem um cardápio repleto de pratos clássicos e outros criados para a estação, com ingredientes frescos da região. É preciso reservar com antecedência para passeios e degustações.
Camel Valley, Cornwall
Aninhado na espectacular zona rural de Cornwall, em Bodmin, o Camel Valley foi desenvolvido pelo casal Bob e Annie Lindo. Eles vêm produzindo vinho no local há duas décadas e possuem um selo real, o Royal Warrant, assinado pelo Príncipe de Gales, para seu vinho espumante. Todos os vinhos produzidos no Camel Valley também são vendidos na loja do local, o que significa que os visitantes podem provar a bebida mesmo quando as degustações do Grand Tour estão lotadas. Sente-se e relaxe na varanda ou siga a Camel Trail pela fazenda até as cênicas praias de areia de Padstow. O Grand Tour detalha todo o processo de vinificação e é acompanhado por uma sessão de degustação, quando os visitantes podem experimentar o aclamado Cornwall Brut.
Quando? As Grand Tours acontecem às 17h nas noites de quarta-feira entre abril e outubro, com passeios adicionais no mesmo horário às quintas-feiras durante todo o mês de agosto. As visitas guiadas também acontecem às 14h30, de segunda a sexta-feira, entre abril e setembro.
Chapel Down, Kent
O vinhedo Chapel Down é notório por seus vinhos secos e espumante, que usam uvas de origem local e espelham o método tradicional usado para criar Champagne. Os vinhedos, que cobrem centenas de hectares de zona rural de Kentish, estão abertos durante todo o ano aos visitantes, com lojas de presentes, sessões de degustação e visitas guiadas disponíveis. O Chapel Down fornece para instituições britânicas icônicas, incluindo a Royal Opera House e No. 10 Downing Street. Seus vinhos também são populares entre os famosos chefs Gordon Ramsey e Jamie Oliver. Os visitantes também podem desfrutar de cozinha britânica moderna no restaurante The Swan, premiado com o Bib Gourmand Michelin The Swan. Vale a pena se sentar na varanda ao ar livre, com espetacular tem vista para o vinhedo.
Quando? As visitas guiadas ocorrem durante todo o ano, e recomenda-se reservar com antecedência.
Greyfriars, Surrey
A área de quase 20 hectares em Surrey North Downs ocupada pelo Greyfriars mistura mistura métodos tradicionais com moderna tecnologia de produção de vinho para criar uma deliciosa variedade de espumantes ingleses. Graças às condições únicas do solo e o clima da região, os vinhos renderam vários prêmios internacionais para os proprietários Mike e Hilary Wagstaff. Os passeios e degustações acontecem na maioria dos fins de semana e o Greyfriars também organiza dias abertos com entrada gratuita em algunas ocasiões durante o ano.
Quando? Aberto nos sábados 8 de junho e 14 de setembro de 2019. É preciso reservar com antecedência para passeios e degustações.
Hush Heath Estate and Winery, Kent
Escondido em meio à cênica paisagem campestre de Kent, o Hush Heath Estate and Winery produz o premiado Balfour Brut Rose. Junto à adega encontra-se uma pitoresca casa senhorial em estilo Tudor, jardins gloriosos e muitos hectares de antigos pomares e bosques. Os visitantes podem fazer um passeio sem guias em seu próprio ritmo depois de pegar um mapa na Cellar Door, e assim apreciar a paisagem espetacular e a vida selvagem no caminho antes de terminar com uma amostra gratuita de vinho, sidra ou cerveja na sala de degustação. É possível acrescentar mais degustações por uma taxa adicional. Passeios de degustação com guia, passeios por toda a propriedade e em grupos privativos também estão disponíveis, mas devem ser reservados com antecedência.
Quando? As excursões ocorrem durante todo o ano, quando a adega está aberta.
Kingscote, West Sussex
Criado como um local adequado para tirar um tempo de descanso provando vinhos, o Kingscote em West Sussex oferece não apenas passeios e degustações de vinhedos, mas também uma experiência campestre abrangente. A propriedade de 60 hectares também abriga o Tithe Barn, local espetacular usado para casamentos e eventos corporativos. Os visitantes podem pescar em dois lagos conhecidos como Leggett Lakes ou juntar-se a um dos caminhos públicos que serpenteiam pela propriedade para descobrir outras atrações no Kingscote Valley, de 800 hectares. As visitas guiadas ao local incluem os vinhedos, vinícola, o Tithe Barn e a loja e incluem uma degustação de dois dos vinhos premiados da vinícola. Os passeios de vinhedo com almoço ou chá da tarde também estão disponíveis, bem como uma opção de passeio Gourmet Vineyard.
Quando? A loja de vinhedos está aberta diariamente das 10h às 17h30. Os passeios acontecem do início de abril até o final de setembro e devem ser reservados com antecedência.
Wyken Vineyards, Suffolk
Com suas estradas vicinais, cercas-vivas e campos com vários tons de retalhos em verde, a fazenda de 500 hectares Wyken é típica de Suffolk. A vinícola de quatro hectares, montada em 1988, produz vários vinhos premiados vendidos na loja e no restaurante do local, o Leaping Hare. O restaurante, que fica num celeiro de 400 anos e foi premiado pelo Bib Gourmand, serve uma deliciosa mistura de pratos britânicos. Já o Wyken Farmer's Market, ali ao lado e funcionando aos sábados, vende produtos locais, como bebidas, comidas, plantas e esculturas. Os visitantes podem caminhar pelo vinhedo e pela propriedade. Próximo da mansão elisabetana Wyken Hall há um conjunto de jardins formais que também podem ser explorados.
Quando? O restaurante está aberto diariamente das 12h às 15h para o almoço, e a partir das 19h às sextas e sábados para o jantar. O café está aberto das 10h às 18h de domingo a sexta-feira e das 9h às 18h aos sábados. O Farmer's Market funciona das 9h às 13h aos sábados. Os jardins estão abertos de domingo a sexta-feira das 14h às 18h.
Sharpham Wine and Cheese, Devon
Produzindo mais de uma dúzia de vinhos, muitos deles premiados internacionalmente, além de queijos não pasteurizados, a Sharpham oferece uma série de passeios emocionantes e oportunidades de degustação. Os visitantes podem explorar o local com vista para o rio Dart como parte de um passeio sem guia ou podem participar de um passeio Vine to Wine com guia especializado. O Cellar Door Kitchen, um café de cozinha ao ar livre no local, está aberto durante toda a temporada e traz um cardápio com ingredientes locais e alguns colhidos na própria propriedade.
Quando? Os passeios Vine to Wine acontecem de abril a outubro às 15h, sempre nos fins de semana. É obrigatório reservar com antecedência.
Ryedale Vineyards, North Yorkshire
Vinhedo comercial mais ao norte do Reino Unido, o Ryedale Vineyards é uma pequena empresa familiar perto de Malton, ao pé dos campos de North Yorkshire Wolds. Desfrute de passeios e degustações informais ou relaxe com uma estadia no pequeno bed & breakfast na casa da fazenda. O vinhedo de três hectares, estabelecido em 2007, produz uma variedade de vinhos brancos, tintos, rosados e espumantes, além de suco de cidra e maçã.
Quando? Os passeios e degustações acontecem em dias selecionados, sempre às 15h, entre abril e outubro, e devem ser reservados com antecedência.
Rathfinny Estate, West Sussex
Relativamente novo na cena do vinho inglês, tendo sido fundado em 2010 pelo casal Mark e Sarah Driver, o Rathfinny Estate ocupa um campo especialmente bonito em South Downs. Com vinhas separadas por fileiras de flores silvestres, o local pitoresco tem vistas da costa de Sussex, tombada como patrimônio natural, e apresenta uma abundância de oportunidades de passeios. A vinícola de última geração é capaz de produzir anualmente um milhão de garrafas de vinho espumante, um processo que é explicado durante o passeio e degustação que inclui comida no restaurante Tasting Room do local. Os visitantes também podem ficar no Flint Barns ou explorar a Rathfinny Trail, um caminho que serpenteia através de um mosaico de habitats, apresentando inúmeras oportunidades para detectar plantas, flores e vida selvagem.
Quando? O passeio, degustações e almoço e o chá da tarde com degustações acontecem em dias selecionados entre maio e setembro e devem ser reservados com antecedência. A trilha Rathfinny está aberta diariamente, mas pode ser fechada para trabalhos nos vinhedos com curto aviso prévio.
Colemere Vineyard, North Shropshire
O Vinhedo Colemere é um pequeno vinhedo familiar administrado por Rob e Laura Windsor. Localizado em North Shropshire, o vinhedo foi plantado à mão 7 anos atrás, em 2014. Produz e comercializa sua gama exclusiva de vinhos na Loja online Colemere (https://www.colemere.co.uk/colemere-vineyard-the-cellar-door/). O vinhedo está dedicado à arte de viver devagar e produzir vinhos incríveis, incluindo espumantes e ainda tinto, branco e rosé.
Colemere Vineyard