Com apoio da Enit Brasil, a Promoção Turística da Toscana apresentou sua campanha turística trazendo as novidades dessa belíssima região italiana repleta de Patrimônios da Unesco

 

Rica em história, cultura, eventos esportivos e termas, a região possibilita aos visitantes conhecer a autêntica Toscana através do turismo lento e da enogastronomia, permitindo a eles vivenciar experiências únicas

 

Uma terra que acolhe as mulheres viajantes com muita sensibilidade, empatia e respeito

 

 shutterstock 691231162download.gif

Vista de Montalcino da fortaleza - Foto: Shutterstock / Don Mammoser

 

Na quinta-feira, 03 de outubro, a agência de Promoção Turística da Toscana apresentou em São Paulo, os principais atrativos turísticos da magnífica região italiana da Toscana, com sua nova campanha "Renascimento sem Fim". O evento promovido pela Enit Brasil - Agência Nacional Italiana de Turismo no Brasil – para a imprensa especializada, aconteceu no Restaurante Temperani, comandado pelo renomado Chef italiano Antonio Maiolica e contou com as ilustres presenças do Diretor da Promoção Turística da Toscana, Sr. Francesco Tapinassi, da coordenadora de Relações Internacionais da Promoção Turística da Toscana, Clara Svanera e da Coordenadora de Projetos Internacionais da Promoção Turística da Toscana, Daniela Burrini.

download.gif

A Região da Toscana ficou muito conhecida no Brasil, na década de 2000, por causa do filme “Sob o Sol da Toscana”, cujo enredo se desenvolve nesta belíssima região italiana repleta de grandes atrações culturais, grandes cidades, termas, paisagens de colinas bucólicas e com uma área rural que representa 74% de seu território, além de muitos quilômetros de costa muito bem conservada.

 

"Somos a região italiana que tem mais hotéis 5 estrelas, mais agriturismo, temos a maior diversidade de águas termais na Itália e somos a região que tem mais bosques da Itália", destacou o Sr. Francesco.

 

tosc5.webp

Bagno Vignoni. Foto: Alessio Grazi

 

Campanha

 

O Diretor da Promoção Turística da Toscana dividiu o slogan da campanha "Renascimento sem Fim" em duas partes para explicar o seu significado:

 

"A primeira é renascimento, renascimento é um período histórico, é um momento mágico da cultura italiana, que encontra em Firenze, o berço da cultura, onde tudo acontece. Mas, renascimento em italiano quer dizer renascer, nascer uma segunda vez, então, toda a campanha de promoção nasce da ideia de entender bem o que torna única a nossa região, qual é o elemento que mais agrada aos nossos hóspedes, como eles percebem essa região”, afirmou ele.

 

O diretor informou que em pesquisas feitas pela agência perguntando o motivo pelo qual os turistas visitam a região, a resposta principal foi: “Porque na Toscana a gente fica bem”.

 

tosc4

Francesco Tapinassi. Foto: Viagem News

 

Francesco atribui uma parte dessa resposta à excelente qualidade dos serviços turísticos oferecidos por 38 mil empresas de hospitalidade, porém, ele acredita que existe algo mais profundo: “As pessoas que vivem na Toscana desde sempre tentam melhorar o ambiente ao redor delas e isso dá uma sensação de bem-estar e harmonia aos visitantes.“

 

A outra parte do slogan, o "sem Fim", remete ao fato de que a Toscana não é somente museu, não é somente ver as coisas belas do passado, a Toscana oferece muita cultura, muitos eventos, esportes, é uma região sempre atenta a ser absolutamente contemporânea”, concluiu Francesco.

 

Assista ao vídeo da campanha:

 

 

A Toscana é terra de beleza, de harmonia, de cultura e da interação entre o homem e a paisagem que sempre o circunda, e que na Toscana é sempre respeitada”, declarou Clara Svanera, coordenadora de Relações Internacionais e da Promoção Turística da Toscana.

 

tosc1

Clara Svanera. Foto: Viagem News

 

Patrimônios da UNESCO

 

Há 16 Patrimônios da Humanidade que são locais Artísticos, Naturais e Imateriais e que são também locais criativos, uma verdadeira história holística do patrimônio da humanidade toscana.

 

São 7 locais culturais Patrimônios da UNESCO que são: o centro de Firenze, o centro de Siena, San Gimignano, conhecida como a Manhatan medieval, pois suas torres eram as mais altas de toda a região e demonstravam toda a riqueza de seus habitantes e a prosperidade do território.

 

san gimignano wine tour wp5 16838

San Gimignano. Foto: Visit Tuscany

 

Na província de Siena, há a cidade de Pienza que foi classificada como a primeira cidade ideal do Renascimento por ser fruto de um sonho, de uma ideia do Papa Pio II de realizar uma cidade perfeita, harmônica, que em apenas 3 anos veio à tona.

 

Outras atrações turísticas são os belos jardins das Villas dos Medice, a mais importante família toscana da época do renascimento, a paisagem do Val d'Orcia, uma das poucas paisagens culturais da Unesco, a Piazza de Miracoli onde está localizado o complexo monumental da Catedral do Baptistério e sobretudo a famosa Torre dei Pisa, a torre campanária que todos conhecem.

 

A Toscana tem 26 sítios naturais e 3 reservas da biosfera: Ilhas Toscanas, Altiplano Tosco-Emiliano e Floresta Costeira da Toscana, na província de Pisa.

 

Em Casentino, encontra-se um Patrimônio Mundial da Unesco, a Floresta Casentinese com suas antigas faias (árvores flexíveis que se adaptam facilmente às mais diversas condições climáticas e geográficas), a única na Itália e uma das 17 florestas desse tipo em toda a Europa.

 

parco nazionale foresti casentinese cascata wp7 18875

Cascata no Parque Nacional das Florestas Casentinesi. Foto: Visit Tuscany

 

Clara destacou também as cidades de Carrara e Montecatini Terme. A primeira é conhecida por seu mármore, arte e artesanato, enquanto a segunda é a única cidade termal italiana a entrar para a lista de Patrimônios da Unesco.

 

O último local a fazer parte da lista da Unesco é San Miniato, um importante centro econômico e industrial da zona do couro localizado na província de Pisa, famoso por suas trufas brancas, e onde se achou uma trufa branca de mais de 2kg, a maior encontrada até hoje.

 

Artesanato artístico

 

Outro atrativo turístico que representa o dna da Toscana é o artesanato artístico produzido com os mais diversos materiais: ouro, lã, seda, pele, couro, ferro forjado e tantos outros. As cidades de Firenze e Arezzo são reconhecidas por seus trabalhos em ouro, joias artesanais elaboradas com o uso de técnicas etruscas antigas e que ainda hoje são utilizadas, como por exemplo, a filigrana. A maioria dos ateliês foi passada de geração em geração e oferece a oportunidade de colocar a mão na massa, e assim, vivenciar uma experiência única de fazer teu próprio artesanato.

 

Uma terra feminina extremamente singular

 

"Bem-vinda", uma simples palavra que contém um valor intrínseco deste projeto, destinado em parte às viajantes mulheres que por tradição são aquelas que planejam e decidem as viagens, e também tem normalmente uma maior sensibilidade e exigências muito fortes.

 

A Toscana é sempre uma terra acolhedora e muito sensível ao universo feminino, por isso foi criado o projeto “Bem-vinda à Toscana”, que tem como objetivo a cura, a atenção e a empatia dirigida às viajantes mulheres e sobretudo que cria uma ponte entre viajantes mulheres do mundo todo e a excelência feminina do território.

 

Turismo lento

 

A Coordenadora de Projetos Internacionais, Daniela Burrini, destacou o chamado turismo lento para conhecer a autêntica Toscana, que se pode fazer de bicicleta através da região ou caminhando. “Na Toscana são quase 15 mil km de itinerário que se pode fazer de bicicleta em toda a região por todos os tipos de viajantes, famílias, sozinho, mulheres, até mesmo famílias com crianças e para todos os graus de dificuldade”, disse Burrini.

 

tosc3

Daniela Burrini. Foto: Viagem News

 

A Toscana hospeda um dos eventos esportivos mais famosos do mundo a "L'Eroica". São mais de 200 quilômetros de rotas que vão de Gaiole in Chianti a Montalcino, passando pelas vilas e aldeias mais evocativas deste território. É uma corrida de ciclismo tradicional, mas ao mesmo tempo única, composta por bicicletas vintage e roupas retrô, estradas não asfaltadas e maravilhosas paisagens toscanas, que vão do Chianti de Siena, passando por Creta Senesi ao Val d'Orcia. Daniela contou que esse evento existe a 30 anos e faz tanto sucesso, que edições da corrida foram replicadas pelo mundo afora, como por exemplo, no Japão e na Califórnia, nos Estados Unidos. Mas, os ciclistas de todas as partes do mundo que vão à Toscana para participar do evento preferem mesmo este da região, porque pedalar tendo a Toscana em volta é um valor a mais que não há em nenhum outro país.

 

A Toscana foi a primeira região da Itália a criar um guia de itinerários para viajantes ciclistas.

 

tosc itibike

Capa do Atlas de Itinerários de Bicicleta na Toscana. Foto: Reprodução

 

Existem 3 Parques Regionais e 3 Parques Nacionais no território toscano e para os amantes da caminhada há 10 percursos disponíveis que percorrem toda a região.

 

O caminho da Via Francigena que conecta Canterbury e Roma é o mais conhecido e revela uma beleza única, de norte ao sul da Toscana. Destaque também para o Caminho de São Francisco na Toscana, que segue o itinerário feito por São Francisco de Assis na região.

 

Via Matildica del Volto Santo e Via del Volto Santo (Rosto Santo) são dois percursos diferentes que se juntam e chegam na cidade de Lucca até a Catedral de San Martino, onde há um crucifixo em madeira venerado desde a época medieval, no qual, segundo dizem, está representado o verdadeiro rosto de Jesus Cristo.

 

tosc itibike1

Capa do Atlas dos Caminhos. Foto: Viagem News

 

Enogastronomia

 

prodotti tipici della valdorcia

Alguns produtos típicos do Val d'Orcia. Foto: Visit Tuscany

 

A qualidade da enogastronomia toscana é muito forte. E por isso, a própria região desenvolveu o projeto “Vetrina Toscana”, com o objetivo de apresentar esses produtos de excelente qualidade.

 

Além do vinho e do azeite, há outros 600 produtos e cerca de 2 mil operadores envolvidos na promoção da excelência enogastronômica entre restaurantes, produtores, agriturismo, agências de viagens, hotéis e tantos outros.

 

Para mais informações, acesse: https://www.visittuscany.com

 

Pin It