veneto 5

 

Sete espelhos d'água, sete pérolas encravadas nas paisagens das Dolomitas, Patrimônio da UNESCO. Quando chega o grande frio, os lagos colocam um vestido cintilante de minúsculos cristais de neve e tudo ao seu redor se transforma e se torna um autêntico paraíso feito especialmente para quem ama se regenerar no silêncio da natureza.

 

Lago de Misurina

 

Apelidado de "Pérola das Dolomitas", o lago está localizado a 1.754 metros de altura e no inverno se torna um espetacular espelho de água congelada. Sentando ao longo das suas margens se contemplam as Tre Cime di Lavaredo, os Cadini, o Sorapis e o Cristallo. Inspirando profundamente, fechamos os olhos e sonhamos.

 

Lago de Misurina. Foto: Reprodução veneto.eu 

 

Lago de Alleghe

 

Este pequeno espelho de água está localizado no pé do majestoso Monte Civetta e suas águas congelam quase completamente durante os invernos mais rígidos. O passeio que percorre as suas margens é muito sugestivo: é um anel plano de fácil percurso de cerca de duas horas e se quiser pode-se alcançar a vizinha Caprile.

 

Lago de Alleghe. Foto: Reprodução veneto.eu

 

Lago de Santa Caterina

 

Também conhecido como “Lago de Auronzo”, este lago pitoresco está localizado no Vale de Ansiei. O passeio que o margeia é fácil e muito romântico, enquanto quem estiver mais em forma pode continuar na pista ciclável-pedonal que leva à localidade de Giralba (cerca de oito quilômetros).

 

Lago de Auronzo. Foto: Reprodução veneto.eu

 

Lago de Centro Cadore

 

Chamado por todos de “Lago de Calalzo”, este espelho de água artificial no inverno assume a atmosfera de um filme de fantasia. Se quiser tirar fotos, basta ir ao terraço panorâmico do Parque Roccolo de Pieve di Cadore: de lá se tem uma vista maravilhosa do lago e do Monte Tudaio.

 

Lago Mosigo

 

Este ano foi o cenário cinematográfico da famosa série da RAI “Un Passo dal cielo. Este pequeno lago se encontra a dez minutos a pé do centro de San Vito di Cadore. Um conselho? Sente-se num banco e encontre serenidade admirando em silêncio o Antelao, o Rei das Dolomitas, a poderosa "pirâmide" de 3.264 metros de altura. 

 

Lago Federa

 

É um dos lagos mais belos dos Alpes, mas o caminho para alcançá-lo, que cparte de Cortina d'Ampezzo, é bastante desafiador. O esforço será recompensado pelo cenário de conto de fadas que se abrirá diante dos seus olhos com a Croda do Lago e o Becco di Mezzodì em primeiro plano, com o vale ampezzano por trás. 

 

Credits Paola d'Andrea

Bico do meio-dia. Foto: Paola Dandrea

 

Lago de Santa Croce

 

Facilmente acessível a partir da rodovia A27 (saída Fadalto), o lago Santa Croce oferece no inverno paisagens fascinantes. De suas margens, graças a uma simples caminhada, se pode chegar ao Oásis de Sbarai e se dedicar à observação de pássaros. Na verdade, aqui passam o inverso muitas espécies de pássaros, como o Tuffetto, o Abibe, a Cannaiola, o Forapaglie e o Pendolino.

Pin It