Cortina Road Bike Giau www.bandion.it 19

Cortina Road Bike Giau. Foto: www.bandion.it

 

Giro dItalia 2021

 

Com o Tour de France e a Vuelta a España, o Giro d'Italia é um dos Grand Tours: as três maiores corridas de etapa do ciclismo profissional na Europa. A corrida é realizada anualmente desde sua primeira edição em 1909. O percurso muda a cada ano, enquanto o formato da corrida permanece o mesmo, com pelo menos duas provas de tempo e uma passagem pelas espetaculares Dolomitas, Patrimônio Mundial da UNESCO.

 

O líder da corrida tem o privilégio de vestir a camisa rosa do líder da corrida: a cor rosa foi escolhida como a revista que criou o Giro, La Gazzetta dello Sport, imprimiu seus jornais em papel rosa. O rosa vai acompanhar os ciclistas ao longo da etapa, pois nas Dolomitas ao entardecer e ao cair, as rochas passam a ter uma cor que vai do laranja-avermelhado ao rosa: é a enrosadira ou alpenglow.

 

A 16ª etapa da prova será a mais difícil do Giro: uma etapa gigantesca pelas Dolomitas, com 212 km e um ganho de elevação de 5.700 m. Após a largada em Sacile, os atletas escalarão o Passo de Crosetta para chegar ao planalto do Cansiglio. Depois de descer às cidades de Belluno e Agordo, enfrentarão o desafio de três lendários Passos Dolomitas: a Fedaia, ao lado do Monte Marmolada, o Pordoi e o Giau, de onde a descida final os levará à linha de chegada em Cortina d ' Ampezzo. Espera-se que esta escalada incrível nas Dolomitas seja uma das etapas decisivas da corrida.

 

Passo Giau credits www.bandion.it

Passo Giau. Foto: www.bandion.it

 

O Giro dá boas chances para ambos os velocistas (6 chegadas) e cavaleiros separatistas (8 chegadas a subir) com etapas curtas médias. Entre os favoritos estão o ciclista colombiano Egan Bernal, corredor de enduro que se sai melhor nas subidas longas acima de 2.000 me o ciclista belga Remco Evenepoel, muito forte e rápido, mas ainda se recuperando de uma lesão. Outros competidores de destaque são Vincenzo Nibali (Itália), Thibaut Pinot (França), Romain Bardet (França), Jai Hindley (Austrália) e Simon Yates (Reino Unido). Mais informações sobre o evento: www.giroditalia.it.

 

 

Pin It