Castello dei Conti Guidi, Poppi – Toscana

 

O governo da Itália instituiu no ano passado, o dia 25 de março como o dia nacional de Dante Alighieri (1265-1325), o “Dantedi” (Dia de Dante”, em tradução livre). A data está relacionada ao início da viagem de Dante com sua obra mundialmente conhecida, a “Divina Comédia”. Em 2021 também é comemorado os 700 anos de sua morte, por isso, mais de 100 eventos foram programados para o dia.

 

Através deste gênio, poeta, escritor e político universalmente reconhecido, a Itália celebra e apresenta abaixo os caminhos e rotas que fizeram parte da vida deste gênio florentino.

 

Vinte e um percursos em uma rota de 395 quilômetros de extensão, desde o local de nascimento de Dante Alighieri em Florença até seu túmulo em Ravenna, cruzando os Apeninos e mergulhando em bosques silenciosos e vilas históricas, cachoeiras e castelos da Idade Média, por ocasião é comemorado neste ano, o 700 anos da morte de Dante, recomendamos o Le Vie di Dante (Estradas de Dante) é um passeio emocionante que retrata o exílio do "pai" da língua italiana, da Toscana à Emilia Romagna. O guia “Lonely Planet” incluiu esta rota em seu Best in Travel for 2021 como a melhor “Caminhada Cultural” entre as experiências de turismo sustentável disponíveis.

 

Os mesmos caminhos foram percorridos por este eminente escritor ao fugir de Florença, depois que os guelfos o condenaram à morte por causa de sua aprovação dentre os gibelinos. Desse momento em diante, Dante abandonou Florença para sempre (jamais voltaria à sua cidade natal), mas ao longo de sua jornada de aventuras além dos Apeninos em busca de proteção, ele se inspirou para sua obra mais famosa: a Divina Comédia.

 

Casa-Museo di Dante, Florença – Toscana

 

Os escritos de Dante nos levam a uma viagem atemporal, que podemos reviver ainda hoje, traçando seus feitos ao longo do caminho de Florença a Ravenna. O ponto de partida desta rota é a Casa-Museo di Dante, na Via Santa Margherita, no centro de Florença; o ponto de chegada é o túmulo de Dante no centro de Ravenna, a cidade onde Dante terminou seu exílio e completou sua escrita da Divina Comédia e onde morreu em setembro de 1321.

 

Tomba di Dante, Ravenna - Emilia-Romagna

 

Este percurso pelos Apeninos está repleto de palcos e referências poéticas a Dante e à Divina Comédia: entre os locais mais emblemáticos estão Pontassieve, onde se diz que Dante conheceu Beatrice, a cachoeira Acquacheta, mencionada no Canto XVI do Inferno, a Chiesa di San Godenzo, em Val Montone, onde Dante participou do encontro dos exilados Gibelinos e Guelfos Brancos, o Castelo de Romena, que hospedou Dante por várias vezes durante seu exílio, e também a cidade murada de Poppi com o Castelo de Conti Guidi, Faenza, cidade artística e histórica, e Brisighella com sua incrível fortaleza medieval.

 

Brisighella - Emilia-Romagna

 

Trata-se de uma aventura rica em sugestões poéticas, referências históricas e belezas naturais, passando por pequenas aldeias históricas, ermidas e igrejas românicas, edifícios nobres e natureza intocada que podem ser visitados percorrendo os diversos percursos pedestres dos dois lados dos Apeninos. Uma viagem lenta a pé ou de mountain bike (apenas para os bem treinados) ou de trem, de Florença a Ravenna pela estrada de ferro Faentina, a primeira linha ferroviária italiana a cruzar a cordilheira dos Apeninos.

 

Itinerários adicionais

 

Além da rota principal de Florença-Ravenna, Le Vie di Dante também inclui outras rotas: no vale de Mugello e Casentino e de Faenza, capital mundial da cerâmica, para Brisighella, cidade medieval incluída no “Borghi più belli d' Italia” (as aldeias mais bonitas da Itália).

 

Itinerário de Mugello (Palazzuolo sul Senio, Marradi, Vicchio, Dicomano, Borgo San Lorenzo, Barberino di Mugello, Fiorenzuola)

 

Desde o início dos tempos uma via de ligação fundamental entre a Toscana e Emília, Mugello é a terra da Casa dos Médici, Giotto e Beato Angelico, repleta de pontos de interesse histórico, artístico e naturalista. Como as aldeias de Scarperia e Borgo San Lorenzo, o Pieve di Sant'Agata di Mugello, a Villa del Trebbio e o Lago Bilancino.

 

Para obter mais informações: www.viedidante.it/en/the-mugello-itinerary

 

Campo de Mugello – Toscana

 

Itinerário de Casentino (Pratovecchio Stia, Montemignaio, Castel San Niccolò, Poppi, Ortignano Raggiolo, Bibbiena, Castel Focognano, Chitignano, Chiusi della Verna, Talla, Subbiano).Nos vales do Parque Nacional Foreste Casentinesi, você pode mergulhar em florestas centenárias e antigas igrejas românicas, castelos e locais religiosos: como a ermida Camaldoli, Pieve di San Pietro, os Castelos Poppi, Porciano e Romena (que hospedou Dante).

 

Para obter mais informações: www.viedidante.it/en/the-casentino-itinerary

 

Foreste Casentinesi

 

Itinerário Faenza-Brisighella (Faenza, Brisighella)Uma cidade rica em herança romana e renascentista, Faenza é mundialmente conhecida pela fabricação de cerâmica. Passando por vinhas e pequenas aldeias, chega-se a Brisighella, parte da associação “Borghi più belli d'Italia” (as mais belas aldeias da Itália) com a Bandiera Arancione reconhecida pelo Touring Club Italiano por excelência em turismo, hospitalidade e meio ambiente. Também é conhecida pelo seu castelo La Rocca Manfrediana construída sobre pináculos.

 

Para obter mais informações: www.viedidante.it/en/the-faenza-brisighella-itinerary

 

Campo de Faenza - Toscana

 

No site Le Vie di Dante existem muitas ofertas e pacotes que incluem alojamento e atividades diversas: do trekking ao ciclismo, visitas guiadas e visitas a locais culturais, degustação de produtos locais e transporte por trem na estrada de ferro transapenina chamada “Faentina". As ofertas são para um fim de semana ou mais dias. 

 

Pin It