Lago de Fusine e Monte Mangart

 

A região está situada no nordeste da Itália e faz fronteira com a Eslovênia e a Áustria. Friuli Venezia Giulia tem vista para o Mar Adriático e é cercada por altas montanhas, envolvendo muitas paisagens diferentes. 

 

O impressionante planalto de Carso é formado por rochas varridas pelo vento, e a erosão do solo criou uma série de cavernas, cavidades e ressurgimentos ao longo do tempo.

 

Os cenários montanhosos das Dolomitas Orientais são realmente espetaculares: os Carnia e os Alpes Julianos. Lagos, vales e áreas protegidas também compõem a paisagem.

 

Desde a fronteira com Veneto até Monfalcone, a costa é cercada por lagoas e possui longas praias de areia, com diversos resorts, como o famoso Lignano Sabbiadoro. A costa é rochosa, de Monfalcone a Trieste.

 

A grande variedade de paisagens combina com o rico e variado patrimônio cultural, a região tem uma história complexa devido à confluência de diferentes civilizações nesse território. Por esse motivo, Friuli Venezia Giulia parece um pequeno universo com muitas tradições diferentes: é a “terra dos contrastes”.

 

O QUE VER

 

Afresco da cripta - Basílica de Aquileia

 

Uma das joias da região é a antiga cidade de Aquileia, uma das cidades mais importantes do Império Romano. Declarada Patrimônio Mundial da UNESCO, é rica em vestígios: o fórum, as ruínas do porto fluvial e sua basílica, é também um dos exemplos mais importantes da arte cristã primitiva.

 

As Dolomitas, outra adição à Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, são um monumento natural altamente valioso e oferecem cenários e cores extremamente encantadoras, tanto no inverno quanto no verão: trechos de águas cristalinas, picos cobertos de neve e vales verdejantes.

 

Do Planalto Cársico ao mar, Trieste esconde inúmeras belezas - cafés antigos, edifícios neoclássicos ao longo do Grande Canal e outros monumentos que revelam a excelência desta cidade da Europa Central e seu passado glorioso.

 

Outro destino imperdível é a cosmopolita Gorizia, com seu castelo medieval que relembra séculos de história. Udine não é menos charmosa, com seu antigo castelo e as preciosas obras de Giambattista Tiepolo. Por fim, vale a pena visitar Pordenone, com seus edifícios antigos e o Corso, ladeado por longas arcadas típicas.

 

Várias outras cidades e pequenas aldeias enriquecem a região com sua arte e tradições. Grado é peculiar pelo seu centro histórico em estilo veneziano; a pequena cidade de San Daniele, por seus belos afrescos e a Igreja de Santo Antônio; e Cividale del Friuli, por ser a sede do primeiro ducado lombardo na Itália.

 

O QUE FAZER?

 

Sella di Razzo

 

O ambiente de Friuli Venezia Giulia oferece milhares de oportunidades para umas férias inesquecíveis repletas de atividade física, bem-estar, relaxamento e diversão. Das Dolomitas aos Prealps e os Alpes Carnic, as montanhas desta região são um lugar perfeito para quem gosta de esportes de inverno como esqui, snowboard, escalada, patinação no gelo e trekking. Estâncias de esqui conhecidas como Tarvisio, Piancavallo, Sauris e Sella Nevea oferecem quilômetros de pistas e instalações modernas, entre impressionantes maciços rochosos e cenários encantadores.

 

Da lagoa de Grado a Lignano Sabbiadoro, as praias e o mar límpido tornam possível passar férias relaxantes entre emocionantes partidas de vôlei de praia, esqui aquático, windsurf, vela, longos passeios de bicicleta e jogos aquáticos em divertidos parques aquáticos. Depois, você pode aproveitar a vida noturna: clubes, pubs e restaurantes.

 

Há também muitas opções de campos de golfe em meio a paisagens incríveis. As várias áreas protegidas da região revelam cenários imponentes e pitorescos para caminhadas e passeios pela natureza, trekking ou mountain bike: a Reserva do Vale Cavanata, também boa para observação de aves; a reserva marítima de Miraramare, perfeita para mergulho; o Parque Natural das Dolomitas, o reino do alpinismo e escalada, e as colinas de Carnic, ideais para passeios a cavalo.

 

Castelo de Miramare

Além disso, existem muitas outras rotas para descobrir a natureza em seu sentido mais pristino: o cabo íngreme do Carso, entre rochas e cavernas calcárias; as margens do Tagliamento e outros rios; ou em Carnia, onde a natureza é combinada com a história, em meio às ruínas de fortes, galerias e outros vestígios da Primeira Guerra Mundial.

 

Para férias regeneradoras dedicadas à saúde, bem-estar e beleza, vale visitar os famosos spas da região, como o memorável Terme di Grado ou a Lignano Riviera, onde você pode desfrutar de tratamentos com água do mar.

 

Das montanhas ao mar, você pode encontrar itinerários para explorar vinhos de qualidade e boa comida em toda a região, percorrendo vinhedos e fazendas, onde você pode saborear especialidades e produtos típicos, incluindo o famoso presunto de San Daniele ou queijo Montasio.

 

Por fim, eventos especiais acontecem ao longo de todas as estações: eventos culturais como o Pordenonlegge; o festival religioso El Pardón di Barbana; e inúmeras exposições e feiras de alimentos, como Sapori di Carnia em Raveo, Friuli DOC em Udine ou Aria di Festa em San Daniele.

 

O QUE COMER

 

Piazza della Libertà

As tradições culinárias de Friuli Venezia Giulia são influenciadas pelas culturas eslava, européia central e veneziana. A cozinha conta com receitas simples e ingredientes genuínos: carne, laticínios, embutidos e legumes, usados ​​para criar especialidades saborosas.

 

Alguns pratos típicos da região são polenta, “porcina”, um prato feito com carne de porco cozida e salsichas servidas com chucrute e mostarda, e as várias sopas ricas em vegetais e legumes.

 

O produto típico mais importante da região é o presunto de San Daniele, conhecido e exportado mundialmente, seguido pelo queijo Montasio e presunto Sauris. Entre o salame e as carnes de porco produzidas em Friuli, podemos encontrar vários salames, soppressa, salsichas e musèt con la brovada (linguiça de porco cotechino servida com nabos azedados com bagaço).

 

A sobremesa regional mais famosa é chamada gubana, uma casca de massa recheada com frutas secas.

 

Os strudels e bolos de frutas da região também são deliciosos. Os saborosos pratos tradicionais são acompanhados por uma rica produção de vinhos tintos e brancos de alta qualidade, como Refosco, Terrano, Malvasia, Tocai e Rebula. Friuli Venezia Giulia também é conhecida por seus destilados, incluindo grappas tradicionais e com sabor.

 

Fotos de RTEMagicC - Italia.it

Pin It