morav1

Morávia do Sul

 

Junto com especialistas, o Escritório de Turismo Tcheco compilou uma série de itinerários para quem quer escolher a rota ideal para sua próxima #Czech Getaway.

 

Bem-vindo a uma região que o convidará a conhecer a história da República Tcheca através de todos os seus sentidos. O coração desta região é a segunda maior cidade do país, que combina modernidade com história e faz com que seus visitantes aproveitem cada recanto. A partir daqui você pode chegar a cidades com patrimônio histórico que o convidarão a aprender mais sobre como era a vida antigamente. Poderá descobrir todos os sabores que os vinhos tchecos escondem e passear por diferentes paisagens naturais de tirar o fôlego. Prepare-se para uma grande aventura. Bem-vindo à Morávia do Sul.

 

Dia 1

 

Praga – Brno

 

Saia cedo em direção ao sudeste tcheco (207km) para chegar à capital da Morávia do Sul: Brno. Conheça a cidade que será sua base de aventuras neste passeio. 

 

A metrópole da Morávia do Sul combina com perfeição história, arquitetura moderna, cultura e uma intensa vida noturna que existe nos bares daqui. Não deixe de visitar a lendária Vila Tugendhat, o misterioso subterrâneo, o abrigo antiatômico para a elite, a infame prisão, o segundo maior ossuário da Europa. 

 

Quem não conhece a Vila Tugendhat – a pérola do funcionalismo, obra do arquiteto Ludwig Mies van der Rohe – não pode dizer que visitou Brno. A vila está inscrita na lista do patrimônio cultural mundial da UNESCO. Pela primeira vez na história, um arquiteto utilizou uma estrutura de suporte de aço em forma de cruz para construir as colunas de uma casa particular. A peculiaridade da moradia, naquela época (finais da década de 20 do século XX), deve-se a vários aspectos inusitados: sistema semelhante ao ar-condicionado moderno, aquecimento com ar quente, fotocélula instalada na entrada, janelas com acionamento elétrico e uma linda parede de ônix.

 

A catedral de São Pedro e São Paulo com a sua característica torre dupla foi construída em estilo neogótico e fica numa colina bem no centro da cidade. A vista da cidade desde a catedral é linda e você também pode visitar a igreja, a abóbada galileia e a câmara do tesouro.

 

A estrutura dominante da cidade de Brno foi construída em meados do século XIII pelo rei tcheco Premyslita Otakar II. Na segunda metade do século XVII, o castelo originalmente gótico foi transformado numa majestosa fortaleza barroca que resistiu a numerosos cercos. Desde o século XVIII, o Castelo de Špilberk serviu como prisão civil com imensas e escuras casamatas e uma sala de tortura que muitos turistas curiosos visitam hoje. O poeta italiano Silvio Pellico, o Barão Trenck e o bandido Babinský passaram alguns anos lá. Hoje o Castelo Spilberk é um centro cultural onde acontecem exposições, festivais de música e festas de teatro durante o verão.

Termine o dia de hoje descansando e guardando energias para as nossas próximas aventuras.

 

Onde Dormir?

 

Hotel Best Western Premier International Brno**** (em frente ao Castelo de Špilberk)

Endereço: Husova 16

https://www.hotelinternational.cz/en/

 

OREA Congress Hotel Brno****

Endereço: Křížkovského 458/47

https://www.oreacongresshotelbrno.cz/

 

Hotel Barceló Brno Palace*****

Endereço: Šilingrovo nám. 265/2

https://www.barcelo.com/cs-cz/hotely/brno/

 

Fome?

 

Lokál u Caipla

Endereço: Kozí 115/3

https://lokal-ucaipla.ambi.cz/cz/

 

Stopkova Plzeňská Pivnice

Endereço : Česká 163/5

https://www.kolkovna.cz/cs/stopkova-plzenska-pivnice-16

 

Kohout NA VÍNĚ Restaurant

Endereço : Malinovského nám. 652/2

https://www.kohout-na-vine.cz/

 

Element Restaurant

Endereço : Běhounská 7

https://www.elementbrno.com/

 

Dia 2   

 

Brno - Stráznice, Bzenec, Canal Bata– Brno

 

morav2

 

Comece cedo seguindo em direção ao sul (80km) para chegar a uma cidade que te fará sentir como em outro século: Strážnice e seu Museu do Povo.

 

Descubra como era a Páscoa, as festas da colheita e como era a proteção da montanha há alguns séculos. No complexo formado por edifícios na cidade de Kopanice, na Morávia, você experimentará a atmosfera autêntica de uma cidade da Morávia do século XIX, onde era comum usar trajes tradicionais ricamente bordados. Encontrará também uma exposição de edifícios técnicos, agrícolas ou do cultivo da uva, incluindo um vinhedo, barragens históricas e adegas. Você aprenderá tudo sobre o cultivo da uva. Se quiser viver uma experiência ainda maior visite esta zona no final de junho para ver o Festival Stráznice de Folclore Internacional.

 

Para continuar a magia, siga 10 km para norte para chegar à nossa próxima parada, Bzenec. No centro da cidade existe um palácio muito grande. Neste momento não é acessível ao público, no entanto existe a possibilidade de passear pelo parque do palácio. As históricas caves do palácio já foram reconstruídas. Os vinhos aqui são produzidos pela Vinícola Bzenec Palace. Também é possível combinar previamente uma visita às adegas com degustação. É aqui que acontece uma das vindimas mais notáveis da região famosa pelo vinho Bzenecká lipka: o Festival do Vinho Bzenec. É um dos festivais mais antigos da Morávia deste tipo. Você pode desfrutar de degustações de centenas de vinhos e do burčák, festivais de grupos folclóricos e bandas de címbalos ao ar livre, programas divertidos, espetáculos de teatro para crianças e exposições. A festa culmina com o desfile em trajes históricos que acontece no sábado à tarde – você verá nobres damas, o deus Baco com ninfas, parelhas de cavalos e jovens em trajes tradicionais. Este festival é celebrado em meados de setembro de cada ano.

 

Em seguida, faça um passeio com uma vista panorâmica incomparável, descobrindo o Canal Bata 12 km a leste.

 

O percurso de navegação de 51,9km conta com mais de 13 eclusas, junto às quais se situam as típicas casas Baťa para pessoal de serviço, que podem ser visitadas. Mais de 20 pontes tecnologicamente sofisticadas, com passagens subterrâneas e galerias com guarda-corpos baixos para facilitar a passagem dos cabos das embarcações atestam o nível avançado de todo o sistema e a ênfase dada aos detalhes técnicos. Descubra as paisagens do percurso e pare para tirar as melhores fotos ou saborear um vinho tcheco.

 

Dia 3   

 

Brno – Znojmo – Brno

 

Hoje descubra um lugar icónico do vinho tcheco. Pegue a estrada para o sul (66km) para chegar a Znojmo.

 

O centro histórico, com inúmeras igrejas, rodeadas por muralhas medievais, preserva o estilo renascentista. Está repleta de ruas sinuosas, vistas românticas e recantos pitorescos. E porque Znojmo é o centro da famosa região vinícola, não deixe de experimentar os vinhos locais!

 

Espaço subterrâneo, castelo e rotunda

 

O passado glorioso de Znojmo é lembrado pelo monumento mais antigo da cidade, a Rotunda Românica da Virgem Maria e Santa Kateřina de meados do século XI na área do Castelo de Znojmo. Apenas algumas centenas de anos mais jovem é o extenso espaço subterrâneo, que conta com 30 quilômetros de corredores que se estendem por baixo da maior parte das casas, ruas e praças do centro histórico. Por ser um destino popular para famílias com crianças, parte do percurso tem um espírito fabuloso e assustador. As degustações de vinhos são preparadas para adultos. Do alto você pode ver a cidade a partir da galeria da torre da prefeitura. Outro marco da cidade é a Igreja de São Nicolau. Não deixe de visitar seu interior, porque o púlpito barroco original em forma de mundo você simplesmente não verá em nenhum outro lugar!

 

morav6

 

Fome?

 

La Casa Navarra Restaurant

Endereço: Kovářská 309/10

https://www.lacasanavarra.cz/

 

HoZpoda Restaurace

Endereço : U Brány 3

https://www.hozpoda.cz/

 

Tarde de vinho

 

Por estar na região de Znojmo, reserve algum tempo para se dedicar ao vinho e ao enoturismo. Explore o Mosteiro de Louka, as enormes adegas e o Museu do Vinho. Você também pode fazer uma viagem ao Parque Nacional Podyjí e visitar Šobes, um dos melhores vinhedos europeus. Você também degustará vinhos Znojmo, vinhos jovens fermentados e especialidades culinárias locais na Colheita Histórica Anual de Znojmo.

 

Em busca de vinho, você também pode ir à área das Caves Azuis em Nový Šaldorf. A adega local é uma das mais pitorescas da região de Znojmo e durante a temporada há sempre pelo menos uma vinícola aberta. Nas proximidades de Slupa você descobrirá o histórico Moinho de Água. O Castelo Bitov e a Barragem Vranov também são atrativos para viagens. Também chamam a atenção o romântico Palácio Vranov nad Dyjí, o Castelo Bítov e a Barragem Vranov.

 

Ao final, volta a Brno para recobrar energias.

 

Dia 4

 

Brno – Lednice/Valtice/Mikulov – Brno.

 

Termine esta aventura com chave de ouro. Descubra um local reconhecido pela UNESCO que o fará viajar pelo mundo.

 

Siga 55km ao sul para conhecer Lednice e Valtice.

 

morav3

 

Trezentos quilômetros quadrados. Esta é a superfície do distrito de Lednice-Valtice – a maior paisagem artificial do mundo. Durante séculos, a linhagem aristocrática de Lichtenstein criou-o em harmonia com a natureza, dando origem a um lugar como nenhum outro. Graças à sua forma plana, toda a área é perfeitamente adequada para passeios de bicicleta. Percorrendo quilômetros de percursos bem sinalizados, poderá ver palácios majestosos, parques cultivados, canteiros de todas as cores, recantos românticos do rio Dyje, lagoas de águas cristalinas cobertas de nenúfares, vinhas frutíferas e edifícios românticos de todos os estilos espalhados por toda parte desta paisagem ensolarada.

 

O local está situado em extensos terrenos em ambos os lados da atual fronteira entre a Morávia e a Áustria, embelezados por gerações da linhagem de Liechtenstein durante os 600 anos do seu reinado. Uma das linhagens mais poderosas da Europa da época criou aqui um elegante jardim francês e um belo parque inglês. Mais tarde, construções românticas de vários estilos como uma amostra da prodigalidade da rica aristocracia da época.

 

movav4

 

O Palácio de Lednice deve a sua atual aparência neogótica à renovação de meados do século. XIX. Naquela época serviu como ponto de encontro da aristocracia europeia. O segundo dos palácios - o Palácio Valtice - era uma luxuosa residência dos senhores de Liechtenstein da Áustria e da Morávia. Não é apenas conhecida pela sua beleza, mas também pela sua longa tradição vitivinícola. A vinha foi trazida para cá pelas legiões romanas do imperador Marco Aurélio, que considerou a região de Pálava adequada para o cultivo do vinho. Depois, você poderá desfrutar não apenas de uma experiência cultural única, mas também de uma taça de excelente vinho da Morávia no Salão do Vinho local.

 

O parque local, que rodeia os dois palácios, está entre as mais belas áreas verdes europeias. Aqui poderá descobrir a paisagem criada artificialmente com uma infinidade de lagoas cobertas de nenúfares, frescos bosques, prados cheios de flores e bosques extraordinários. Para deleite e surpresa dos visitantes, os arquitetos vienenses colocaram aqui uma série de edifícios românticos que conferem um caráter único ao local. Você pode subir ao topo do minarete, que tem 60 m de altura e oferece vistas inesquecíveis de todo o local. Ou também fazer um belo piquenique no palácio de caça chamado Randez-vous ou ir de barco até as ruínas de Janův hrad, o Castelo de João. Se gosta de andar de pedalar, pode facilmente atravessar o parque do palácio de bicicleta.

 

Fome?

 

U Tlustých Restaurant

Endereço: Pekařská 88, Lednice

http://www.utlustych.cz/en/

 

À tarde continue a aventura com outra cidade emblemática da arte vitivinícola tcheca. Mikulov 13 km.

 

No meio de uma bela paisagem coberta de vinhas e rochas brancas, uma cidade de conto de fadas, Mikulov, está localizada à sombra do seu palácio. Aqui poderá admirar inúmeros monumentos históricos, andar de bicicleta e explorar os arredores ensolarados ou simplesmente sentar-se um pouco saboreando um copo de excelente vinho.

 

O ponto dominante da cidade, impossível de perder, é o palácio barroco, que o receberá de longe, graças à sua localização no topo de uma rocha. No recinto do palácio poderá conhecer, entre outras exposições, a cave histórica onde poderá aprender tudo sobre a tradição secular do cultivo da vinha nesta região. Uma verdadeira carícia para a alma será um passeio pelo centro desta maravilhosa cidade, em cuja praça principal poderá ver as casas ricamente decoradas e o majestoso Túmulo de Dietrichštejn.

 

morav5

 

Assim termina sua aventura nesta região. Regresse a Brno para dormir e parta para Praga ou seu próximo destino no dia seguinte.

 

visitczechia.com

destinochequia.com

 

Pin It