Morávia Central, região no centro do antigo margraviato da Morávia, oferece tesouros históricos e lugares de peregrinação visitados por viajantes de todo o mundo. São locais reconhecidos pela UNESCO por sua arquitetura e importância histórica, e convidam todos os viajantes a desfrutá-los durante o ano inteiro. Além do mais, a região é repleta de florestas e montanhas que convidam a desfrutar de férias ativas, e a relaxar em seus povoados e balneários.

 

Dados básicos:

Localização:
Praga, 280 km; Viena, 220 km; Cracóvia, 270 km; Budapeste, 400 km.

Experiências / Aventuras:
Peregrinação, História, Arquitetura, Férias Ativas, Gastronomia.

 

Morávia Central

 

Tesouros da UNESCO que tocam corações

 

A localização favorável entre Praga, Viena e Cracóvia torna esta região uma das mais atraentes para os turistas. A capital, Olomouc (UNESCO), preserva tradições eclesiásticas e culturais herdadas ao longo de muitos séculos e, depois de Praga, reúne a segunda maior reserva de monumentos históricos da República Tcheca. O majestoso Castelo Bouzov; as Montanhas Jeseníky - destino ideal para férias ativas; o Palácio e os Jardins Arcebispais em Kroměříž (UNESCO) garantem para seus visitantes inesquecível estadia.

 

1/ Lugares de fé  

Olomouc

 

O monumento mais importante em Olomouc é a Coluna da Santíssima Trindade, localizada na Praça Alta (UNESCO), a qual reúne o maior grupo de esculturas barrocas da Europa Central. Próximo à Coluna está a prefeitura com sua torre, desde onde você terá boas vistas panorâmicas do entorno. Acomodado em um dos cafés locais, poderá apreciar a extraordinária beleza do histórico monumento.

Em contraponto à sacralidade da coluna barroca original da Santíssima Trindade está o edifício da Prefeitura, datado do século 14, originalmente gótico. A torre do edifício, com 75 metros de altura, é mirante ideal para observar as elegantes curvas daquela coluna, assim como para observar o "formigueiro" que dá vida à cidade, e as suas pérolas artísticas. Habita a torre um dos poucos relógios heliocêntricos do mundo, com cinco séculos de história. O mostrador central do relógio indica a posição dos planetas, tendo por pano de fundo o Zodíaco. Ao longo da sua história, o relógio foi várias vezes reconstruído, e equipado com diferentes figuras móveis. Seriamente danificado ao final da Segunda Guerra Mundial, sua aparência atual remete às experiências do socialismo realista. Se quiser ver como funciona, deve estar na praça às 12 horas em ponto, pois o espetáculo ocorre apenas uma vez ao dia.

 

Outro ponto representativo de Olomouc é o conjunto de fontes históricas, peças únicas a refletir a arte barroca da época. Os nomes das fontes - Netuno, Hércules, Júpiter, Tritão, César e Mercúrio - mostram que os artistas daquela época buscavam inspiração na mitologia antiga. Não é coincidência. Segundo a lenda, Olomouc foi fundada por Caio Julio Cesar (apelidado Calígula), e é por isso que a estátua equestre desse controverso imperador romano se ergue orgulhosamente na Praça de Olomouc. Em 2002, as seis fontes originais receberam 'irmã mais nova'  - a moderna Arion, adornada por tartaruga pouco tradicional.

 

Um dos pontos centrais para entender a importância religiosa da cidade é a Catedral de São Venceslau, que constitui o principal templo da Morávia. Com altura superior a 100 metros, a torre principal daquela catedral é a segunda mais alta da República Tcheca. Nessa torre está o maior sino da Morávia, e a igreja é uma das mais belas obras góticas da Europa Central. A sua importância é creditada ao exterior, à decoração interior, e ao fato de a cripta abrigar as sepulturas dos bispos e arcebispos de Olomouc. Dentre elas, a de Francisco de Ditrichstein - ou Carlos II de Lichtenstein-Kastelkorn. No decorrer da evolução arquitetônica da catedral, foi construído o maior presbitério barroco do país. A Catedral de São Venceslau era um dos edifícios que compunham o recinto do antigo Castelo de Olomouc.

 

Outro ponto importante do legado histórico e religioso é o Palácio do Arcebispado, até hoje residência dos Arcebispos de Olomouc. Ao longo da sua existência, vem sendo visitado por grande número de personalidades importantes da história europeia. No palácio, você poderá visitar a Grande Sala, aonde o Papa João Paulo II almoçou; a Sala do Trono, lugar da  coroação do imperador austríaco Francisco José I; e a Sala de Recepção, que serviu como cenário para o czar russo Alexandre I e o imperador austríaco Francisco I organizarem os procedimentos contra Napoleão. Ainda, nas instalações desse palácio você poderá conhecer os lugares visitados pela imperatriz Maria Theresa da Áustria e o compositor Ludwig van Beethoven.

 

 

Aonde mais ir para aprender sobre a importante história eclesiástica de Olomouc? Deixe-se deslumbrar com a preciosidade dos tesouros do Museu da Arquidiocese, fundado graças a João Paulo II; ou com a tranquilidade e a reflexão a que induz o monumental local de peregrinação denominado Colina Santa. Conheça a estabilidade espiritual e a riqueza material de uma história milenar.

 

Bouzov

 

O Castelo Medieval Bouzov é um daqueles lugares da Morávia que você não deve perder. Muitos filmes foram rodados em seus espaços, entre outros, série de histórias tchecas e Princesa Fantaghiro - esta, obra italiana. Diferente de muitas outras residências medievais, o Castelo Bouzov seguiu no tempo sem nunca ser afetado por desgastes ou ruínas. Porém, passou por reformas que alteraram seu estilo original, a mais significativa ocorrida na virada do século 19, que conferiu ao castelo o perfil encantador que o faz preferido por cineastas para filmagens de contos de fadas.

 

 

Próximo a Olomouc, o Castelo Bouzov teve, dentre os seus proprietários, a Ordem dos Cavaleiros Teutônicos. O projeto e os planos para a reforma - na verdade, reconstrução  - ocorrida na virada do século 19 foram elaborados conforme exigências do arquiduque Eugênio da Áustria, grão-mestre daquela Ordem. O arquiduque pagou todos os custos da obra com recursos do seu patrimônio pessoal.

 

Bouzov é muito bem equipado e mobiliado, principalmente, com peças das coleções particulares do arquiduque Eugênio, e das coleções da Ordem Teutônica. Equipamentos modernos foram feitos sob medida, especialmente para o edifício. A parte mais valiosa do castelo é a capela neogótica, que ostenta altar gótico e é decorada com lápides dos mestres da Ordem, datadas dos anos 1395-1515. O arsenal, com amostras de armas de época, está localizado na sala gótica do antigo castelo original.

 

Quanto aos percursos para visita, há diferentes opções, tais como os que deixam conhecer as salas representativas e os espaços habitacionais do castelo; as fortificações, os elementos técnicos e a distribuição histórica do aquecimento e da água; a subida à torre de vigia; visita à sala do tribunal ou às habitações do vigia. Nos sótãos, as crianças vão se divertir com a exposição Os Dragões e os seus Matadores, com os dragões em tamanho real e os cavaleiros que lutaram com eles.

 

Velehrad

 

 

O Mosteiro de Velehrad e especialmente a sua basílica representam o centro espiritual da República Tcheca. Aqui começou a ser escrita a história milenar do Cristianismo nesta parte da Europa. É o local onde se realizam anualmente as peregrinações nacionais das quais participam dezenas de milhares de pessoas - 2020 marca 1157 anos desde a chegada dos apóstolos eslavos Cirilo e Metódio na Grande Morávia.

 

Fundado no século 13, no sopé das montanhas Chřibské, o Mosteiro de Velehrad adquiriu sua aparência barroca atual durante a reconstrução ocorrida após o incêndio que o atingiu, em 1681. A parte mais importante do mosteiro é a Basílica de Nossa Senhora da Assunção e de São Cirilo e São Metódio, que constitui a igreja de peregrinação mais importante na República Tcheca. Em 1990, a basílica foi visitada pelo Papa João Paulo II.

 

A cada ano, o mês de julho é o palco da Peregrinação Nacional, organizada por ocasião da festa de São Cirilo e São Metódio. Vindos de Tessalônica (ou Salonica), Grécia, a pedido do segundo grande príncipe da Morávia, Rostislav (mais tarde santificado), Cirilo e Metódio chegaram à Grande Morávia em 863. Para o sucesso da missão que receberam - divulgar o cristianismo -, eles introduziram nas missas a língua eslava, para a qual Constantino criou escrita própria. Os dois missionários foram de fundamental importância para o desenvolvimento da erudição nessa parte da Europa.

 

Nos caminhos de peregrinação, ambientes irrepetíveis

 

Toda a área da Morávia Oriental está imersa na tradição viva do cristianismo. Os peregrinos encontrarão aqui vestígios de vida religiosa a cada passo - cruzes ao longo dos caminhos, Via Sacra ou basílicas em lugares como Svatý Hostýn. Todos os anos, crentes de todos os cantos do país viajam dezenas ou até centenas de quilômetros de trilhas de peregrinação na Morávia Oriental. O ponto final digno de coroar as jornadas peregrinas é a visita e a oração na Basílica de Velehrad.

 

Kroměříž

 

 

Durante a temporada de verão, Kroměříž lembra o Jardim do Paraíso. Inscritos na Lista do Património Mundial da UNESCO, os jardins locais são a simbiose perfeita entre a luz das plantas, a água, a arte e a arquitetura. O Jardim das Flores e o Jardim ao Pé do Palácio estão entre os mais belos da Europa. Você será absorvido pelo labirinto de paredes verdes, a decoração original de flores e esculturas, o bulevar e as estufas históricas. Sob patrocínio do Patrimônio Mundial, o ponto dominante é o monumental Palácio Barroco (residência de verão dos arcebispos de Olomouc), cuja alta torre oferece vistas inesquecíveis da cidade, seus belos terraços e os arredores.

 

Uma parte do palácio arcebispal é formada por galeria de arte conhecida em toda a Europa, a qual alberga o extraordinário acervo de pinturas centro-europeias dos séculos 15 a 18. O bispo de Olomouc, Carlos II de Liechtenstein, criou a coleção de pinturas, o que exigiu a participação de vários artistas famosos e copistas. A obra mais conhecida e valorizada da coleção de Liechtenstein é um original do mestre veneziano Tiziano Vecellio, que abriu caminho para outras obras originais de mestres como o inglês Antoon van Dyck e o anglo-saxão Lucas Cranach, Sênior - também gravurista.  Se você aprecia bons vinhos, visite as Adegas Arcebispais Medievais. Assim, você poderá admirar a arquitetura local, os jardins e as coleções com uma taça de vinho na mão.

 

O que mais visitar?

 

Você poderá animar sua estadia com excursões aos arredores. Visite a cidade de Uherské Hradiště, conhecida por seu folclore tradicional. Não perca Zlín, cidade indissociável do nome de Tomáš Baťa, fundador da mundialmente conhecida marca tcheca de calçados.

 

2/ Férias ativas em Jeseníky

 

Descubra a porção tcheca de férias ativas por excelência, na região central da Morávia.  Preparamos lista para auxiliar você a escolher seus passeios em Tchéquia, durante todas as Estações do ano.

 

Montanhas ensolaradas

 

 

Um paraíso montanhoso repleto de tesouros naturais e centenas de bem sinalizadas rotas para caminhadas e ciclismo, durante a primavera, verão, até o outono. Inúmeras trilhas educacionais, cavernas, cachoeiras e um sem fim de mirantes.  Assim são as Montanhas Jeseníky, paisagem agreste e romântica que conquistará o seu coração à primeira vista. Para tanto, bastará, simplesmente, visitar as reservas naturais protegidas de Králický SněžníkPraděd e Rejvíz. As fontes medicinais das cidades termais refrescam e curam.

 

A trilha educativa Bílá Opava, com cerca de seis quilômetros de extensão, atravessa várias pequenas pontes, escadas e pontões de madeira, nas imediações de cachoeiras. As águas do mais alto leito que despenca em cachoeira caem de altura de cerca de 8 metros, e junto com as corredeiras seguintes superam uma queda de quase vinte metros, em trecho de 40 metros de extensão. Além de românticos recônditos em floresta de pinheiros, de corredeiras, cachoeiras e formações rochosas, este encantador lugar é berço de amplos remansos e saliências rochosas. Aqui você poderá observar os famosos pinheiros Jeseníky, com as copas típicas em forma de cilindro ou coluna, e ramas curvadas, inclinadas para o solo.

 

Desde Praděd até Červenohorské sedlo e Vřesová studánka

 

O pico dominante de Jeseníky é Praděd, a montanha mais alta da Morávia. Desde a plataforma de vidro, localizada na torre de TV Praděd, o olhar descortina SněžkaKrálický Sněžník e Beskydy. Você ficará impressionado com a visão das águas cristalinas do reservatório da hidrelétrica Dlouhé stráně. Recomendamos excursão desde Praděd até Červenohorské sedlo, que começa com a descida ao vale do rio Desná, via Divoký důl (Mina Selvagem). Como o próprio nome revela, você deverá se preparar para percorrer caminho agreste, que o levará a descer ravina rochosa, entremeada por riacho com corredeiras que formam ruidosas cascatas.

 

A outra opção é o percurso ao longo da pousada turística Švýcárna, que a partir de rústica cabana de pastor foi transformada em clássico chalé de montanha. Desde os chalés no porto de Červenohorské sedlo você poderá seguir em direção à nascente de Vřesová studánka, cujas águas milagrosas, conta a lenda, curaram um cervo ferido, permitindo que ele fugisse do caçador. Você será recompensado com a belíssima vista dos majestosos maciços de Vozka e Keprník.

 

Aventuras na neve

 

 

As Montanhas Jeseníky são o destino ideal para quem busca o ambiente perfeito para praticar esportes de inverno. Aqui você desfrutará de excelentes férias invernais, as quais recordará por muito tempo, graças às magníficas condições oferecidas pela neve aos esquiadores. Há quilômetros de pistas perfeitamente cuidadas para esqui alpino e cross, bem como a possibilidade de relaxar confortavelmente em spas locais.

 

Quer celebrar ótimo dia em perfeitas pistas de esqui? Visite a área de esqui Ramzová. Nesta que é a maior estação de esqui da Morávia você encontrará de tudo - desde terreno perfeitamente condicionado para o esqui alpino e modernos teleféricos, até ampla variedade de acomodações. Outra das estações é Dolní Morava, igualmente com excelentes condições para prática de esqui alpino. Dolní Morava está localizada nas encostas das montanhas Králický Sněžník, e oferece descidas, pista para crianças, pista de tobogã e divertida pista de snowtubing. Se você gosta de longas pistas de esqui, visite o centro Kouty nad Desnou. Aqui você encontrará um dos resorts mais bem equipados da Morávia, oferecendo, entre outras facilidades, o primeiro teleférico de seis lugares na República Tcheca.

 

Planícies planas, caminhadas nas montanhas, sinalização perfeita. Esta é a Rota Jeseníky, verdadeiro paraíso para os esquiadores de cross-country. Este passeio o levará às maiores alturas de Jeseníky, onde você será recompensado com belas vistas dos arredores.

 

Spas para o aventureiro cansado

 

Edifícios fabulosos de um dos mais famosos representantes da arquitetura da secessão - o arquiteto tcheco Dušan Jurkovič -,  fontes minerais acessíveis a todos, as quais, desde há séculos, afloram à superfície, o aroma encantador dos biscoitos recém-assados. Esta é a cidade de Luhačovice - o maior spa da Morávia, localizado perto de Zlín. Depois de visitar a cidade, você se sentirá relaxado e carregado de nova energia.

 

O spa Luhačovice vai além de conjunto de edifícios onde você entra no início das suas férias, e sai ao final. É rodeado por muito verde, e o parque termal, recentemente renovado, dá o toque final à beleza única e ao charme fabuloso da cidade. Reserve tempo para passear pelo parque e sua alameda de bordos, relaxe bebendo a água que emana da fonte situada em meio a magnólias em flor. A cidade oferece sem número de hotéis com várias opções de bem-estar, como massagens, práticas de embelezamento, banheiras de hidromassagem, compressas de cera. Luhačovice também oferece, é claro, estadias curativas no spa, onde uma equipe médica experiente desenvolverá programa de tratamento feito sob medida. Você verá que ao sair de Luhačovice estará renovado e repleto de vitalidade.

 

Você também pode visitar o spa Priessnitz em Jeseník, cujas hidroterapias se tornaram famosas em todo o mundo. É preciso dar um passeio por seu balneopark ao ar livre, concebido como jardim aquático. Caminhando ao longo de riacho, com várias paradas no percurso, pode-se desfrutar de agradável escalda-pés com aquapressão, diversos jatos d'água ou terraços onde poderá descansar sem que ninguém ou nada o incomode. Você gostaria de se aquecer após um dia inteiro nas pistas? Não há lugar melhor para isso do que a piscina termal do spa Velké Losiny.

 

3/ Sabores da Morávia Central

 

Descubra a outra bebida emblemática da República Tcheca

 

A cerveja não é o único tesouro tcheco. Há séculos, existe outra bebida alcoólica apreciada no país - o licor de ameixa e os destilados de frutas em geral. A mais famosa entre as destilarias que produzem bebidas destiladas de frutas é a Rudolf Jelínek, em Vizovice. As suas raízes remontam ao século 16, mas a empresa como tal foi fundada em 1894. Hoje, a destilaria é um dos maiores produtores de bebidas de fruta destiladas na República Checa, e produz algumas especialidades, como aguardente kosher de ameixa, de framboesas, de frutos de sorveira comum e a sorveira dos caçadores.

 

A vila vizinha - Vizovice, na Morávia Oriental, recebe seus visitantes de braços abertos. Para eles, tem preparada visita guiada à Terra da Destilaria. Aqui você poderá aprender sobre a tradição da produção de aguardente na região chamada Valáquia Morava, a história e a atualidade da destilaria.

 

Durante a visita guiada você aprenderá sobre a tecnologia da destilaria industrial, usada para produzir destilados de frutas mundialmente famosos, e sobre o princípio da produção desse tipo de bebidas. Você entrará na área de maceração, onde também nasceu um dos poucos uísques tchecos - o Gold Cook. Pode ser uma surpresa, mas segundo análises independentes, é um whisky de qualidade e muito saboroso! A visita guiada inclui degustações, apenas para visitantes maiores de 18 anos, é claro. A Destilaria Land também inclui a loja representante da R. Jelínek, onde você poderá comprar produtos da empresa.

 

 

Experimente os queijinhos curados de Olomouc, chamados Olomoucké tvarůžky, no local onde são produzidos. O sabor picante e o cheiro das tortinhas douradas de queijo curado deliciam a todos os gourmands. Os Olomoucké tvarůžky são produzidos a partir do requeijão modificado, e todo o processo de cura é natural. O sabor inconfundível é adquirido graças às condições geográficas e naturais da região de Haná. Papel importante é desempenhado pelas florestas aluviais e pela água calcária. Na fábrica original desses saborosos queijinhos contarão a você tudo sobre a produção e a história. Os produtos estão à venda na loja da fábrica.

 

Itinerário recomendado (6 dias)

Dia 1-2: Visite Olomouc e o Castelo Bouzov

Dia 3-4: Atividades em Jeseníky, spa Velke Losiny e Lazne Jeseník

Dia 5: Visita às cidades de Kroměříž e Zlín

Dia 6: Visita a Velehrad e Vizovice

Esta área é recomendada para visitar durante todo o ano; em janeiro e fevereiro, para esportes de inverno.

 

Saiba mais em:

www.destinotchequia.com

www.visitczechrepublic.com

Pin It