A paisagem acidentada, lagoas, pedras altas, florestas intrincadas, prados florescentes e três monumentos da UNESCO. Tudo isso compõe o planalto tcheco-morávio ou Vysočina. Levamos você em um passeio para desfrutar desses tesouros históricos e aprender sobre as antigas etapas que levaram ao desenvolvimento desta região, tornando-a uma das mais belas.

 

Dados básicos:

Localização:
Praga 130 Km, Viena 161 Km, Cracóvia 378 Km, Budapeste 378 Km.

Experiências / Aventuras:
UNESCO, herança judaica, arquitetura, férias ativas.

 

O triângulo da UNESCO que te leva a caminhar pela história

 

A história deixou um grande número de monumentos no Planalto Tcheco-Morávio. Existem três cidades nesta região que estão incluídas na prestigiosa lista da UNESCO. Na cidade de Telč, por exemplo, fica uma das mais belas praças tchecas. As casas renascentistas em tons pastel criam um cenário de conto de fadas, adicionando um toque de classe ao elegante palácio localizado nas proximidades. A Igreja de São João Nepomuceno, em Zelená hora, atrai por seu caráter místico e arquitetura original. A cidade de Třebíč, com o preservado bairro judeu, pode se orgulhar de ser a última a ser incluída na lista da UNESCO.

 

O centro natural da região é Jihlava. A cidade, que deve sua arquitetura impressionante à exploração da prata, está intimamente ligada à figura de Gustav Mahler. Em homenagem a este famoso compositor, que viveu em Jihlava por muitos anos, um importante festival anual de música é realizado aqui, durante todo o verão. Ao caminhar pelo coração medieval de Jihlava, não se esqueça, sobretudo, de subir ao símbolo da cidade, a porta da Mãe de Deus, ou de descer ao labirinto de misteriosas catacumbas que, com seus 25 km de comprimento, são a segunda mais longa em toda a República Tcheca.

 

1/ Triângulo da Unesco.

Telč.

 

É difícil imaginar uma cidade mais maravilhosa do que Telč. A praça que parece ter saído das histórias de Hans Christian Andersen, com um palácio romântico e lagos transparentes que circundam a cidade. Telč é o melhor exemplo do Renascimento italiano ao norte dos Alpes e ao mesmo tempo uma cidade que possui uma das praças mais bonitas da Europa. É por isso que é merecidamente parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.

 

A cidade, que se originou como fortaleza protegida por água, deve o seu aspecto atual à competitividade dos seus habitantes que, com a grandeza e a altura das suas fachadas, quiseram mostrar a sua riqueza e posição social. Graças a isso, todos os prédios são lindos. O  visitante não deixa de perceber que as coberturas são muitas vezes mais baixas do que as fachadas.

 

Em sua visita a Telč, é essencial visitar o palácio que está entre as joias da arquitetura renascentista da Morávia. Foi sobretudo Zacarias de Hradec, que ficou fascinado durante a viagem à renascentista Gênova e se esforçou por transformar o castelo gótico numa residência renascentista. Graças ao cuidado dos proprietários, os interiores que refletem a arte italiana foram preservados no palácio. No Salão Dorurado você pode admirar retratos dos ancestrais de Zacarías e valiosos tetos com vigas. A Sala dos Cavaleiros e a Sala Africana vão atrair a atenção das crianças com seus curiosos troféus. Ao longo da visita poderá conhecer os quartos dos últimos habitantes do palácio, biblioteca, banheiro ou vestiário com uma colecção de roupa e acessórios históricos.

 

Zelená hora - Žďár nad Sázavou

 

Cinco portas, cinco capelas, cinco estrelas. A Igreja de São João Nepomuceno em Zelená hora é uma das construções mais originais da Europa, que ainda continua a surpreender visitantes de todo o mundo. O monumento da UNESCO e obra do genial arquiteto Jan Blažej Santini Aichel é um lugar que deve ser visitado por todos os que apreciam a arquitetura mística e inconfundível relacionada à poderosa história de São João Nepomucno, um santo tcheco.

 

A história do santo tcheco João Nepomuceno, assassinado por não querer revelar os segredos da rainha, deu origem à construção da igreja. São João, depois de ser torturado por um longo tempo, foi atirado morto, no rio Moldava, da Ponte Carlos, em Praga. Segundo a lenda, naquele momento cinco estrelas apareceram acima de sua cabeça. Desde então foi a estrela e o número cinco são considerados símbolos do santo.

 

O arquiteto Santini aproveitou de forma genial essa lenda ao projetar a igreja com base em uma estrela de cinco pontas. O símbolo da estrela e o número cinco aparecem aqui muitas mais vezes. Ao seu redor existem cinco portas e cinco capelas, na igreja existem cinco altares e no altar-mor existem cinco estrelas centrais. Todo o recinto está cheio de símbolos místicos e  mistérios. Os especialistas ainda investigam a entrada da passagem secreta que dizem ter que vai da igreja ao mosteiro do Palácio Žďár.

 

Třebíč

 

Duas sinagogas, um antigo cemitério e uma suave beleza de ruas estreitas com um ambiente inesquecível. Este é o gueto de Třebíč. Este bairro judeu é o maior e mais bem preservado da Europa. Devido à sua importância cultural e histórica, o conjunto de casas do antigo gueto, juntamente com a sinagoga judaica, foi inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO como o primeiro monumento judaico autônomo fora de Israel.

 

Gerações de judeus e cristãos viveram juntas em Třebíč por centenas de anos e, juntos, criaram este lugar único, o gueto de Třebíč. Começou a ser fundado ainda no século 12 e hoje estão preservados incríveis 123 edifícios construídos em diferentes estilos.

 

Os judeus de Třebíč não eram autorizados a viver nos bairros cristãos da cidade. Então eles começaram a se estabelecer na margem esquerda do rio Jihlava, onde se originou o bairro judeu chamado Zámostí. Os judeus foram separados de seus vizinhos cristãos por muito tempo. Durante a Segunda Guerra Mundial, os judeus locais foram levados para campos de concentração e a comunidade Třebíč morreu após a guerra. Hoje você encontrará em Třebíč mais de uma centena de edifícios bem preservados, duas sinagogas, a prefeitura judaica, a Casa do Rabino ou casa de caridade, escola ou hospital. São muito típicos  os espaços públicos, as ruas estreitas, os terraços e também um dos maiores cemitérios judeus da Europa. A atmosfera mágica deste lugar também é alimentada por mais de duas mil lápides cobertas de musgo. Na sinagoga posterior, você verá as pinturas murais e a exposição da história do bairro judeu. No centro da residência judaica, você aprenderá como vivia uma família judia e descobrirá o segredo das refeições kosher.

 

2/ Arquitetura e arte

Jihlava – a capital

 

Hoje Jihlava é um centro moderno da região de Vysočina, mas no passado foi uma cidade que junto com Kutná Hora carregava o título de Tesouro de Prata do Reino Tcheco.

 

O subsolo de Jihlava tem corredores de uma extensão total de 25 km que estabeleceram a interconexão com as vinícolas medievais. Corredores escavados nas rochas em vários níveis percorrem quase todas as casas que circundam a praça principal e têm até 18 metros de profundidade. O labirinto subterrâneo de Jihlava é particularmente famoso pelo corredor misteriosamente fosforescente - quando o guia apaga a luz, as paredes brilham misteriosamente.

 

Jihlava e seus arredores estão relacionados ao destino do compositor Gustav Mahler (1860-1911). Há uma exposição na casa em que a família Mahler se mudou da cidade vizinha de Kaliště. A exposição vai apresentar a você sua família e infância, suas fontes de inspiração para a criação e sua posterior relação com a cidade. Você também pode visitar o Parque Gustav Mahler; aqui fica a sinagoga que pegou fogo em 1939 e o cemitério judeu, onde seus pais e irmãos estão enterrados.

 

Casa de Gustav Mahler

 

Venha ao lugar onde nasceu o mundialmente famoso compositor Gustav Mahler - um judeu que falava alemão de Vysočina. Na casa de Gustav Mahler você aprenderá sobre os anos de sua juventude em que se reflete a coexistência de tchecos, alemães e judeus, e sobre os sucessos e quedas na vida do compositor. A exposição investiga a influência da música popular tcheca na obra de Mahler e você aprenderá sobre sua relação tempestuosa com o compositor e escultora Alma, que primeiro se casou com Mahler, depois com o famoso arquiteto Walter Gropius e finalmente com o escritor Franz Werfel. Você aprenderá tudo isso acompanhado dos sons de música, fotos da época, objetos pessoais e uma projeção audiovisual.

 

Palácio de Jaroměřice nad Rokytnou

 

O Versailles tcheco fica em Vysočina. Durante o passeio no parque, a música certamente soará em seus ouvidos, assim como as paredes do monumental palácio barroco estão impregnadas de música. Um dos proprietários do castelo, Jan Adam de Questenberk, homem culto e viajante, encheu todos os recantos do palácio com a música a que se dedicou, no final do século 17.

 

Em 1730, a primeira ópera tcheca "Sobre a fundação da cidade de Jaroměřice", de Antonín Míča, estreou lá. Durante o tour pelo palácio, você verá as salas de música, o salão de baile, o gabinete chinês ou a sala térrea com os banhos romanos próximos. A história musical do palácio continua até hoje com o Festival Internacional de Ópera Petr Dvorský organizado regularmente.

 

Náměšť nad Oslavou

 

O castelo renascentista foi reconstruído a partir do castelo medieval original no século 16 pelos então proprietários, os senhores de Žerotín. No interior você pode ver uma colecção de tapeçarias únicas, os tesouros da capela ou visitar a biblioteca com belos afrescos e textos de primeiras edições. No exterior, o pátio com arcadas e a Fonte de Netuno oferecem um grande panorama, assim como um pequeno jardim francês e um parque inglês. Logo abaixo do castelo fica um pequeno centro histórico com uma praça, que o levará a uma ponte de pedra decorada com vinte estátuas barrocas.

 

O castelo ficou famoso no final do século 18 como um importante centro da vida musical na Europa Central. A orquestra do castelo incluía professores e músicos folclóricos da vizinhança, mas principalmente os servos da família Haugwitz; aqueles que não tocavam bem um instrumento eram demitidos. O repertório e a qualidade artística eram excelentes, os shows aconteciam até três vezes por semana. Compositores e intérpretes famosos foram convidados para o castelo. A tradição musical ainda continua.

 

3/ Rota em duas rodas.

 

Descubra a encantadora paisagem de Vysočina e sua riqueza arquitetônica de forma divertida e ativa, fazendo o percurso em duas rodas pela região e experimentando de uma maneira diferente. Se você é uma pessoa que quer pedalar e desfrutar de ótimas férias com movimento, diversão e conhecimento, opte pela ciclovia que conecta as maiores cidades de Vysočina, Jihlava e Třebíč, com a cidade austríaca de Raabs an der Thaya. São 130 km de rota sinalizada neste percurso durante o qual você vai aprender interessantes histórias de cidades, bem como belos palácios, passar por florestas profundas e prados cobertos de flores e também visitar um dos monumentos tchecos da UNESCO.

 

A maior parte do percurso passa pelo vale do rio Jihlava e, com exceção de algumas subidas, é facilmente transitável. Se, apesar disso, sua força acabar, em muitos lugares você pode trocar sua bicicleta pelo trem, pois o percurso segue a rota de uma ferrovia, e por isso é apropriado para ciclistas adultos e famílias com crianças.

 

A ciclovia o levará por paisagens acidentadas ao longo do rio Jihlava, passando pelas cidades de Luka nad Jihlavou e Přibyslavice até Třebíč. Em Třebíč, certamente vale a pena descer da bicicleta. A cidade, que foi inscrita na prestigiosa lista da UNESCO como a primeira cidade judia fora do território de Israel se destaca por um bairro judeu perfeitamente preservado, com uma bela Basílica de São Procópio.

 

Itinerário recomendado (4 dias):

 

Día 1: Jihlava – Zelená Hora

Día 2: Telč

Día 3: Třebíč – Jaroměřice nad Rokytnou - Náměšť nad Oslavou

Día 4: Jihlava – excursão em bicicleta

 

Esta zona pode ser visitada o ano todo e a rota de bicicleta é recomendada na primavera e outono.

Pin It