0917 tcheca3

Kuks. Foto: Divulgação

 

Um dos mais belos lugares do barroco da República Tcheca, Kuks, na Boêmia Oriental, poderia ser comparado, na época do seu maior esplendor, com as cidades termais da Boêmia e cujo valor arquitetônico continua a surpreender visitantes de todo o mundo.

 

Passeie pela galeria de belas estátuas como as do "Michelangelo Tcheco" ou a raridade do mundo: um presépio singular esculpido na rocha.

 

O ponto dominante da bela aldeia com uma multiplicidade de edifícios de madeira é o monumental complexo barroco do outro lado do rio que anteriormente pertencia às mais importantes estâncias termais dos países tchecos. No final do século XVII, após a descoberta das fontes de cura, o conde Špork decidiu construir um sanatório cuja vida cultural tornou-se famosa graças a danças, teatros e caças. E, embora a fama já tenha passado, o esplendor e a beleza do barroco em sua forma mais pura ainda impressiona.

 

  1. 1. A farmácia cheia de tesouros

0917 tcheca2

Foto: Divulgação

 

A parte mais importante de Kuks é, sem dúvida, o seu monumental hospital com a Igreja da Santíssima Trindade de pedra e cripta misteriosa. Dentro, há uma exposição dedicada à vida de seu fundador e também ao medicamento, pois até hoje é sede do Museu Farmacêutico Tcheco. De forma alguma deixe de visitar a farmácia barroca local, a segunda mais antiga da Europa. No entanto, se você espera apenas medicamentos atuais, ficará surpreso: algumas garrafas de farmácia contêm poções como sangue de dragão, pó da cabeça de um enforcado ou fígado de lobo. Quem gosta de cristal e arte moderna, não pode deixar de visitar a exposição de um dos mais famosos escultores checos da atualidade: Bořek Šípek.

 

2. Uma caminhada do amor

0917 tcheca1

Foto: Divulgação

 

Em frente ao edifício do hospital, você será tocado pelas estátuas monumentais das doze Virtudes e Vícios Humanos. Seu autor é o brilhante escultor Matyáš Bernard Braun. Aqui se encontra a representação de Fé, Amor, Esperança, Sabedoria e Justiça, e  também do Orgulho, Avareza, Inveja, Raiva, Vingança e Desespero 

 

3. Uma raridade mundial  no meio de um  bosque

Com uma caminhada agradável, alcança-se uma raridade mundial que está na floresta perto de Kuks. Só aqui você encontrará o conjunto único de esculturas barrocas esculpidas diretamente em uma rocha que evoca um Belém Presépio que foi criado para que haja um lugar para refletir e rezar no meio de uma "natureza inóspita". Olhe especialmente para a Adoração dos Pastores e a chegada dos Reis Magos ou também do belo poço de Jacó.

 

 

Descubra mais em #DestinoChequia

www.midestioneschequia.com

www.czechtourism.com

 

Pin It