Na avaliação de 2020 o país saltou duas posições em relação ao ano passado

Foto: Divulgação

 

Publicado anualmente pelo Instituto de Economia e Paz (IEP), o Índice Global de Paz, (GPI) classifica os países de acordo com o quão pacíficos são. E nesta 14ª edição a República Tcheca ficou novamente entre os 10 países mais pacíficos do mundo.

 

A Islândia está mais uma vez no topo do ranking, seguida pela Nova Zelândia, Portugal, Áustria, Dinamarca, Cingapura, República Tcheca, Japão e Suíça. A região mais pacífica é novamente a Europa, com 13 representantes. A República Tcheca obteve boa pontuação na área de "Domínio de Segurança Social".

 

Os países são classificados de acordo com 23 indicadores diferentes, incluindo taxas de criminalidade, disponibilidade de armas, tamanho e armamento militar, contribuições para missões de manutenção da paz da ONU, relações com países vizinhos, manifestações de manutenção da paz, pressão política sobre os cidadãos e participação em conflitos estrangeiros.

 

No estudo deste ano, o GPI de 2020 revela um mundo em que os conflitos e crises começaram a diminuir, apenas para serem substituídos por uma nova onda de tensão e incerteza resultante do COVID -19. O GPI cobre 99,7% da população do mundo e é a principal medida mundial de paz global, apresentando os dados mais abrangentes, análises atualizadas sobre as tendências da paz, e como desenvolver sociedades pacíficas. O relatório deste ano inclui uma análise do efeito da pandemia de COVID-19 sobre a paz, incluindo o impacto da pandemia e, em particular, suas consequências econômicas que aumentam o risco de graves deteriorações da Paz nos próximos anos e também examina quais países estão mais bem posicionados para recuperar do choque.

 

O relatório completo pode ser lido aqui.

Pin It