- Details
- Category: DESTINOS INTERNACIONAIS
- Published: 23 August 2018
Artesanato alentejano é considerado um dos mais importantes de Portugal
Tapetes Arraiolos. Foto: Turismo do Alentejo
Não é à toa que o Alentejo é conhecido como a região mais autêntica de Portugal, já que suas pequenas vilas escondem segredos e tradições admiráveis. É o caso de Arraiolos, localizada próximo a Évora. Conhecido por seu peculiar castelo circular, o destino produz um dos artesanatos mais fascinantes do país: os tapetes de Arraiolos.
Castelo de Arraiolos. Foto: Victor Carvalho
Há diversas lojas vendendo essas verdadeiras obras de arte na vila. Vale a pena apreciá-las com calma, mesmo se não der para levar uma delas para casa.
Bordados com lãs de cores variadas sobre tela de juta ou algodão, têm padrões clássicos e, ao mesmo tempo, inovadores. São peças incríveis, coloridas e primorosas, feitas totalmente à mão com muito cuidado. O segredo é o uso do ponto Arraiolo, que foi criado pelas tecelãs há centenas de anos.
A técnica existe há mais de 400 anos e vem sendo passada de geração em geração pelas habilidosas bordadeiras, representando um importante legado da região. Tão importante que Arraiolos conta com um Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos e até um Monumento à Tapeteira, que integra um mosaico e um painel cerâmico.
Artesanato em Arraiolos. Foto: Turismo do Alentejo
Além do artesanato, a vila possui um belíssimo castelo, o Paço dos Alcaides, de onde se tem uma vista deslumbrante da paisagem ao redor, o impressionante Convento dos Loios, que hoje é uma pousada, e o Jardim Público.
Camara Municipal de Arraiolos. Foto: Turismo do Alentejo