Prova de Vinhos Herdade dos Grous Credito Turismo do Alentejo

Prova de Vinhos - Herdade dos Grous. Foto: Turismo do Alentejo

 

Carmim Vinhos

Alentejo - Adega Carmim - Vinhos. Foto: Divulgação

 

No Alentejo há inúmeros produtores de vinhos de altíssima qualidade, responsáveis por alguns dos melhores vinhos do mundo e que oferecem aos turistas, experiências encantadoras nas vinícolas e adegas locais. Confira a seguir, os motivos que tornam o Alentejo o destino ideal para o enoturismo:

 

Custo-benefício

Os vinhos alentejanos esbanjam qualidade sem exagerar no preço. Isso significa que as refeições durante uma viagem pelo Alentejo podem ser sempre acompanhadas de um ótimo rótulo local, e você ainda poderá voltar com muitas garrafas na mala pagando um bom preço!

 

Torre de Palma Vinhos Alentejo Divulgacao

Torre de Palma - Vinhos - Alentejo. Foto: Divulgação

 

Castas singulares

Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot? É possível encontrar essas castas de uvas nas vinícolas alentejanas, mas os melhores vinhos produzidos por lá utilizam espécies de uva nativas, como Aragonez, Alfrocheiro, Antão Vaz e Arinto – e se você ainda não as conhece, com certeza vai gostar de prová-las.

 

Experiência da vindima para turistas

Experiência da vindima para turistas - Casa de Campo Vila Galé - Adega Santa Vitória. Foto: VictorCarvalho.com.br

 

Harmonizações sublimes

Os vinhos alentejanos são o que chamamos de food-friendly, o que significa que caem muito bem com os pratos deliciosos da gastronomia do Alentejo. De fato, muitos deles ficam ainda melhores quando harmonizados com uma boa refeição.

 

QUINTA DO QUETZAL 20160623 CREDITO GONCALO VILLAVERDE 1065

Quinta do Quetzal. Foto: Gonçalo Villaverde

 

Experiências enoturísticas

Degustar os deliciosos vinhos alentejanos é apenas uma parte de uma viagem pela região. Na verdade, as vinícolas locais oferecem diferentes tipos de experiências que vão desde visitas guiadas para conhecer a produção até degustações acompanhadas de enólogos, piqueniques com iguarias locais em meio a cenários inesquecíveis e o desenvolvimento de um vinho próprio.

 

SAO LOURENCO DO BARROCAL WINE

São Lourenço do Barrocal Wine. Foto: @Ash James

 

Sustentabilidade

A maioria dos empreendimentos vinícolas do Alentejo tem iniciativas para melhorar o relacionamento da produção com o meio ambiente, e muitos também investem em práticas orgânicas e biodinâmicas, aproveitando tudo o que a natureza oferece para garantir vinhos mais naturais e ímpares.

 

Enoturismo Centro Historico Herdade do Esporão

Centro Histórico - Herdade do Esporão. Foto: Divulgação

 

Tradição milenar

A produção de vinho na região do Alentejo é uma cultura milenar, um dos vestígios deixados pelo Império Romano. Mesmo com a modernização dos processos, ainda existe uma tradição vitivinícola intrínseca entre os alentejanos, além de conhecimentos que foram desenvolvidos ao longo de diversas gerações. Há até mesmo métodos antigos que ainda são utilizados para a produção, como o vinho de talha, por exemplo, e algumas vinhas que já completam centenas de anos. E não é preciso dizer que essas são heranças que geram vinhos mais que especiais.

 

ADEGA CARMIM ALENTEJO

Adega Carmim - Alentejo. Foto: Divulgação

Pin It