Conheça diversas atividades para realizar de forma solo no destino português

Calheta Ponta do Pargo2Francisco Correia

Calheta Ponta do Pargo. Foto: Francisco Correia

 

O Arquipélago da Madeira, território português situado em meio ao Oceano Atlântico, está recebendo turistas internacionais há quase três meses e continua sendo um dos destinos mais seguros de toda a Europa neste momento de retomada das viagens.

 

Com atrações voltadas principalmente para seus exuberantes cenários naturais, o arquipélago se mostra como o destino perfeito para um momento em que os viajantes ainda fogem de ambientes fechados e do contato com outras pessoas.

 

Para fazer uma viagem ainda mais segura e tranquila, é possível ter um itinerário de atividades de forma solo. Para isso, basta alugar um carro, que dará liberdade e autonomia.

 

Confira as atividades perfeitas para uma viagem independente pela Madeira:

 

Visita a um dos mirantes madeirenses


Com um território montanhoso que atinge grandes altitudes, a Madeira conta com diversos pontos que oferecem vistas absolutamente deslumbrantes. Os cenários incluem mar, a charmosa capital, as montanhas e a floresta. O mais conhecido mirante é o Cabo Girão, que está sobre uma parede rochosa de 580 metros de altura e conta com uma passarela suspensa de vidro, conhecida como skywalk, que é de tirar o fôlego.

 

Passeio pelas levadas


Por toda a ilha, há antigos canais de irrigação conhecidos como levadas, alguns com mais de quatro séculos. Eles foram construídos pelos colonizadores para levar água do norte para o sul da Madeira. De quebra, sua construção criou uma série de caminhos belíssimos em meio à vegetação nativa, onde se pode relaxar, entrar em contato com a natureza e fazer longas e agradáveis caminhadas.

 

levada

Levadas - Ilha da Madeira. Foto: André Carvalho Turismo da Madeira

 

Subida ao Pico do Areeiro


Já falamos acima que o destino tem uma geografia montanhosa. Quem curte caminhadas e trilhas pode aproveitar isso para subir ao Pico do Areeiro, que fica a 1.818 metros de altitude, no interior da ilha. Ele é o segundo pico mais alto da Madeira e, em alguns dias, garante a sensação maravilhosa de estar no céu, já que é possível ver inúmeras nuvens nos vales abaixo.

 

Pico do areeiro

Pico do Areeiro - Ilha da Madeira. Foto: André Carvalho

 

Um dia nas praias de Porto Santo

 

Em Porto Santo, outra ilha do arquipélago madeirense, as grandes atrações são as praias de areia dourada e mar azul cristalino, e ambos contam com propriedades terapêuticas comprovadas. E, por isso, nada melhor que desfrutar de um dia em um desses paraísos, aproveitando o sol e a brisa do mar para relaxar e deixar todas as preocupações para trás.

 

Porto santos Francisco Correia

Porto Santo - Balneários. Foto: Francisco Correia

 

Descoberta do oceano


O mar também é uma das principais atrações da Madeira, e é possível descobri-lo de diversas formas. Pode-se alugar equipamentos como caiaques e pranchas de stand-up paddle, mas também um barco para chegar ao mar aberto e ver de perto golfinhos e baleias – neste caso, vale escolher uma embarcação com ou sem tripulação, caso o turista saiba pilotar, ou até mesmo investir no luxo de um passeio de iate particular.

 

Trilha de bicicleta

 

Uma maneira popular e incrível de aproveitar os belíssimos cenários naturais madeirenses é sobre duas rodas. Basta alugar uma bike e explorar uma das inúmeras trilhas que passam por diferentes lugares da ilha. Há percursos de diferentes níveis, para ciclistas amadores ou profissionais

 
Pin It