Com natureza exuberante, cadeia de montanhas encanta turistas com infinitas atrações

0319 serra estrela

Serra da Estrela. Foto: Victor Carvalho

 

A Serra da Estrela é a cadeia de montanhas mais alta de Portugal continental. Com paisagens impressionantes, é um destino que encanta viajantes do mundo todo, dos que buscam descanso e luxo aos que preferem aventura e emoção. A melhor parte é que há muita coisa para fazer em qualquer época do ano. Listamos algumas opções!

 

1. Explorar um cenário de tirar o fôlego

 

Em qualquer estação, as paisagens da Serra da Estrela são impressionantes. Há picos nevados no inverno, folhagens alaranjadas no outono, flores coloridas na primavera e árvores verdejantes no verão. Das estradas panorâmicas e pontos mais altos das montanhas, as vistas são privilegiadas.

 

0319 serra estrela2

Estância de Ski Serra da Estrela. Foto: Turismo do Centro

 

2. Fazer trilhas emocionantes

 

Há inúmeros percursos por entre a natureza vibrante da serra, que podem ser trilhados a pé ou de bicicleta. São maneiras perfeitas de se conectar com as infinitas belezas naturais da região e se aproximar de recantos escondidos, como uma lagoa ou um campo florido.

 0319 serra estrela4

Serra da Estrela. Foto: Victor Carvalho

 

3. Subir ao ponto mais alto de Portugal continental

 

É possível chegar ao ponto mais alto da Serra da Estrela, a 1.993 metros de altitude, onde fica a Torre, uma construção característica que marca o local. Lá há também uma estação de esqui, já que é uma região onde neva no inverno. Por isso, na estação mais fria (entre os meses de dezembro a março), pode-se praticar esportes de neve.

4. Hospedar-se em um hotel de luxo

0319 serra estrela6

Casa São Lourenço - Burel Panorama Hotel. Foto: Divulgação

 

São muitas as opções de hospedagem na serra, já que há diversas vilas e cidades em seu território. No entanto, dois hotéis se destacam por integrarem-se perfeitamente ao cenário e oferecer uma experiência inesquecível de luxo e descanso. Eles são a Casa das Penhas Douradas e a Casa de São Lourenço, hotéis pequenos, charmosos e que esbanjam conforto e sofisticação.

 

0319 serra estrela7

Casa das Penhas Douradas. Foto: Victor Carvalho

 

5. Conhecer um produto tipicamente português

 

É na serra que se produz o burel, um tecido de lã tradicional da região, de altíssima qualidade. Visitantes podem descobrir a fábrica localizada na cidade de Manteigas, conhecer sua história e ver de perto como são feitos os belíssimos casacos, mantas e até itens de decoração. Há também uma loja para quem quiser levar algo para casa!

0319 serra estrela8

Burel Factory. Foto: Victor Carvalho

 

6. Visitar vilas e cidades charmosas

0319 serra estrela5

Piodão. Foto: Centro de Portugal

 

Três Aldeias Históricas de Portugal se encontram na Serra da Estrela: Piódão, Belmonte e Linhares da Beira. São lugares incrivelmente preservados, com casas e ruas de pedra, onde é fácil que os visitantes se sintam em outra época. Cidades maiores, como Covilhã e Guarda, também têm seus atrativos e merecem uma visita.

 

7. Provar um dos melhores queijos de Portugal

 

O famoso queijo Serra da Estrela é produzido nesta região portuguesa, com leite de ovelhas da raça bordaleira e flor do cardo, uma planta local. Possui uma casca rígida, mas seu interior é cremoso e possui um sabor intenso, que garante uma inesquecível experiência gastronômica.

 

0319 serra estrela1

Queijo Serra da Estrela. Foto: Centro de Portugal

Pin It