Ameixeiras, glicínias e nemophilas colorem o arquipélago. Organização Nacional do Turismo Japonês (JNTO) indica os melhores locais para apreciar as flores

Nemophilas Hitachi Seaside Park shutterstock 1080430946 1

O mar azul das nemophilas impressiona no Parque Hitachi Seaside. Foto: Phubet Juntarungsee/Shutterstock.com

 

A primavera é um dos períodos mais aguardados no Japão. Com a chegada da estação, em março, o clima começa a esquentar e as flores desabrocham decorando as paisagens com cores variadas. Do final de fevereiro até junho, é tradição no país passear pelas ruas e visitar parques para apreciar o clima que começa a esquentar gradualmente, do sul ao norte, e contemplar as flores.

 

Sakura Hirosaki Park shutterstock 788029117

Parque Hirosaki se transforma com a floração da sakura. Foto: zulazhar/Shutterstock.com

 

A mais conhecida é a cerejeira em flor, ou sakura, um dos símbolos do Japão e a tradição de admirá-la é chamada de hanami, que literalmente significa observar as flores. Porém, a primavera no arquipélago tem muito mais a oferecer. Durante a estação é possível contemplar, ainda, a florada das ameixeiras (ume), glicínias (fuji) e nemophilas. A Organização Nacional do Turismo Japonês (JNTO) apresenta a variedade de cores da primavera japonesa e os melhores locais para admirar a beleza das flores.

 

Ume: o anúncio da primavera

 

Assim como a sakura, as ameixeiras também são muito apreciadas no Japão. O desabrochar da ume, também chamado de baika, no final de fevereiro e em meados de março, anuncia a transição do inverno para a primavera. As flores são símbolos de perseverança e superação, já que não são afetadas pela neve, ainda presente em algumas regiões do arquipélago no fim de fevereiro. As ameixeiras variam em tons de rosa, são conhecidas pelo seu perfume e pelo contraste com a paisagem nessa época do ano.

 

Plum Blossom Kairakuen Garden shutterstock 386952955

3.000 ameixeiras anunciam a chegada da primavera em Kairakuen, um dos três grandes jardins do Japão Krishna. Foto: Wu/Shutterstock.com

 

A província de Ibaraki  é famosa pelo desabrochar da ume. Na região, é realizado, entre o final de fevereiro e o final de março, o Festival das Ameixeiras de Mito, em Kairakuen, um dos maiores eventos ao leste do arquipélago. Considerado um dos três grandes jardins do Japão, o local é lar de 3.000 ameixeiras. Durante o festival, o parque oferece visitas guiadas ao jardim, feiras de plantas, apresentações musicais com instrumentos tradicionais japoneses e um passeio noturno guiado para apreciar as flores à luz de velas junto a um show de fogos de artifício.

 

Em Fukuoka, na província de mesmo nome, um lugar especial para contemplar o ume e vivenciar a cultura tradicional japonesa é o Templo Bairinji, do século XVII. O jardim externo desse local sagrado é famoso por ter mais de quinhentas ameixeiras. Os visitantes podem saborear uma xícara de chá e doces sob as árvores floridas. O templo budista guarda ainda uma coleção de bens culturais como o pergaminho de seda dos três budas e uma tela do Monte Fuji pintada por Ogata Korin, um famoso pintor da Era Edo.

 

Sakura: o símbolo do Japão

 

Sakura shutterstock 111817763

Sakura. Foto: Montypeter/Shutterstock.com

 

As flores mais famosas do Japão começam a aparecer na região mais ao sul do arquipélago, na ilha de Kyushu, em meados de março e gradualmente se espalham para o norte, colorindo o território de tons rosados e brancos até Hokkaido, em abril. A florada das cerejeiras é um marco no ano dos japoneses e tem um significado especial: tudo o que é bom, dura pouco. As flores nascem apenas uma vez por ano e as árvores ficam carregadas delas por cinco ou sete dias. Por isso, é comum no Japão, a celebração desta época com festivais, piqueniques e passeios longos com a família e amigos pelos parques.

 

Um dos lugares mais belos para admirar a sakura é em Yoshino, na província de Nara. É lá que se encontra o Monte Yoshino, com mais de 30 mil árvores de cerejeiras. Uma trilha que passa pelos pequenos vilarejos da montanha e milhares de flores levam ao topo  para uma vista panorâmica. Outro destaque são os festivais de cerejeira em flor, que se espalham pelo país durante a primavera. Em Hirosaki, na província de Aomori, acontece o Festival das Cerejeiras em Flor do Parque Hirosaki. No local, é possível encontrar umas das sakuras mais antigas do Japão, plantada em 1882, passear pelo túnel de flores, assistir a performances com música e apreciar a iluminação noturna.

 

Cherry blossom flowers mount Yoshino shutterstock 1276443280

Mais de 30 mil árvores de cerejeiras florescem o Monte Yoshino durante a primavera no Japão. Foto: Flowersandtraveling/Shutterstock.com

 

Fuji: cascatas em tons violeta

 

As cascastas de flores das glicínias se destacam também na primavera japonesa. As flores em tons de violeta desabrocham em meados de abril e início de maio e também se espalham pelo arquipélago colorindo a paisagem. A fuji é longa, pode ter cerca de 20 cm a 80 cm de comprimento, e se desenvolve em treliças e sobre as copas das árvores.

 

Kameido Tenjin Shrine wisteria shutterstock 639847849

Dois túneis de glicínias, com cem metros de comprimento, fazem parte das atrações do Jardim das Glicínias de Kawachi Fujien. Foto: tak-photo/Shutterstock.com

 

Um lugar famoso para admirar essas flores é o Jardim das Glicínias de Kawachi Fujien, nas colinas ao sul de Kitakyushu, na província de Fukuoka. O jardim possui dois túneis de glicínias com cem metros de comprimento e um conjunto de árvores que formam uma enorme cúpula lilás. O jardim oferece uma experiência para lá de exclusiva no Japão, pois abre para visitação apenas duas vezes por ano, na primavera e no outono.

 

As glicínias também são famosas no Santuário Kameido Tenjin, em Tóquio. O local sagrado é conhecido como "santuário das flores" e é considerado o melhor para admirar a fuji na capital. Entre o final de abril e o início de maio, mais de cem glicínias desabrocham durante o Festival de Glicínias do santuário. As flores decoram o entorno da lagoa de tartarugas no local e garantem a paisagem perfeita para a fotografia.

 

Nemophilas: um mar azul de flores 

 

As nemophilas proporcionam um espetáculo à parte no Japão durante a primavera. A flor rasteira em tons de azul intenso com o miolo branco floresce pelos campos e nos parques do país.

 

Hitachi Seaside Park shutterstock 392216470

Nemophilas. Foto: milezaway/Shutterstock.com

 

O local mais conhecido para admirar as nemophilas é o Parque Hitachi Seaside, localizado em Hitachinaka, na província de Ibaraki. O local possui 200 hectares e uma grande variedade de flores que decoram a área o ano todo. Mas, é durante a primavera, entre final de abril e meados de maio, que surge o mar azul das nemophilas. Mais de quatro milhões de flores desabrocham na colina Miharashi, o ponto mais alto da cidade, em uma área a perder de vista que se mistura com o azul do céu da estação e do mar que está próximo.  O parque possui boa estrutura, mais variedade de flores e diversas atrações. É possível admirar as tulipas e narcisos, se aventurar no parque de diversões e nas trilhas para bicicleta.

 

Mais sobre a primavera no Japão

 

A primavera no Japão vai de março a maio. Durante a estação todo o conjunto de ilhas japonesas fica movimentado com festivais e há muitas coisas bonitas para ver, bem como deliciosas iguarias sazonais para experimentar. A temperatura em geral é amena, entre 13 e 23 graus celsius, mas varia de acordo com o mês e região. O sul do arquipélago, por exemplo, começa a esquentar já no fim de fevereiro, enquanto no norte ainda está frio e com possibilidade de neve. É importante consultar a previsão do tempo para preparar a mala.

 

As cerejeiras são a principal atração e é muito fácil encontrar calendários com a previsão da floração de acordo com cada região do país. As flores inspiram também a gastronomia local e durante a primavera é possível encontrar doces japoneses com sabor de sakura, sorvetes e até chocolates. Outros alimentos em alta são brotos de bambu, algas macias, os mariscos e muitas variedades de morangos.

 

Informações de viagem

 

É durante a primavera, no final de abril, que acontece a “Semana Dourada", um dos principais e mais longos feriados do Japão, sendo um período de pico para viajar pelo país, com voos, trens e hotéis cheios. É importante consultar o calendário japonês para escolher a melhor época para viajar. 

 

Além disso, devido à pandemia, as restrições de viagem estão mudando continuamente e se adaptarão conforme a situação evolui globalmente. A JNTO recomenda visitar seu site para obter as últimas notícias sobre o Japão e as restrições de viagens relacionadas à Covid-19. Acesse: https://www.japan.travel/en/coronavirus/.

 

Pin It