Pousadas tradicionais do Japão proporcionam experiências culturais, contato próximo com a tradição local e relaxamento

Jap 17a Ryokan

Quarto tradicional de um ryokan. Foto: Divulgação

 

Omotenashi é a filosofia japonesa da arte da hospitalidade, de recepcionar, tratar e servir bem. Uma das melhores maneiras de experienciar o omotenashi e o modo de vida do Japão é hospedar-se em um ryokan, uma tradicional pousada que se destaca dentre as diversas opções de hospedagens no país. A Organização Nacional do Turismo Japonês (JNTO) dá dicas de ryokans para inspirar viajantes, que buscam o melhor que a cultura japonesa pode oferecer.

 

Um pouco de história

 

Os ryokans surgiram no Japão no século XVII, no início do período Edo (1603-1868), no pós-guerra. A tradição vivenciada nessas pousadas trazem elementos dessa época, como o piso de tatame, cerimônia do chá (Chado), futons, quimonos, yukatas (trajes de verão), banhos quentes relaxantes e experiências únicas com a gastronomia local.

 

Existem variados tipos de ryokans hoje no Japão, com opções para todos os bolsos. Eles podem variar do tradicional ao moderno, de pequenas pousadas familiares a grandes estabelecimentos com muitos quartos. Eles estão localizados por todo o país, em vilas menores, em resorts de águas termais onsen, em meio a natureza e em grandes cidades. Porém, todos têm o mesmo objetivo, oferecer o melhor da hospitalidade japonesa e uma experiência relaxante e renovadora para os visitantes.

 

O que esperar de uma estadia em um ryokan

 

Jap 17e

Alguns ryokans estão localizados em resorts com águas termais. Foto: Divulgação

 

A experiência ao chegar em um ryokan é especial, a equipe receberá o hóspede de maneira que ele se sinta bem-vindo, bem cuidado e relaxado e, durante a estadia, o atendimento será personalizado. Dentro dos estabelecimentos, os costumes japoneses são priorizados, como tirar os sapatos, pausa para banhos quentes em banheiras ou em onsens (privativos ou em áreas comuns), apreciação de belos jardins e da arquitetura do local e uso dos trajes típicos (opcional). O staff da pousada está preparado para orientar e ajudar sempre que necessário.

 

Jap 17b Ryokan

Pausas para banhos quentes e relaxantes fazem parte da experiência durante a estadia nos ryokans. Foto: Divulgação

 

Os quartos podem variar de acordo com o tipo de ryokan, mas em sua maioria, estão preparados para receber de dois a quatro hóspedes. Além do chão de tatame e da cama de futon, é comum encontrar uma mesa baixa com almofadas para se sentar, onde as refeições são realizadas.

 

Jap 17d pratos

Jantar num ryokan. Foto: Divulgação

 

A estadia normalmente inclui um jantar kaiseki ryori, com uma sequência de pratos típicos e um café da manhã tradicional japonês. As refeições são preparadas com ingredientes locais e sazonais e, dependendo do ryokan, apresentadas em um refeitório comunitário ou no quarto. Alguns ryokans oferecem estadias sem refeições, mas saborear a tradicional culinária japonesa é considerada parte essencial da experiência.

 

Jap 17c pratos

A gastronomia faz parte da experiência de se hospedar em um ryokan. Foto: Divulgação

 

Dicas de ryokans

 

Gion Hatanaka - Quioto

 

Um pequeno ryokan, na cidade Quioto, capital da província de mesmo nome, que se sobressai dentre as centenas de opções de hospedagens locais. A pousada com 23 quartos de estilo minimalista proporciona a experiência de um clássico ryokan. Destaques para culinária, que está entre as melhores oferecidas em Quioto, que enfatiza as especialidades de cada estação do ano e a oferta de bebidas ilimitada. Além disso, há de apresentações autênticas e tradicionais de gueixas, de canto e de dança.

 

Saiba mais em: https://www.japan.travel/pt/spot/H128/

 

Asaba - Shizuoka

 

Localizado a 90 km da capital Tóquio, na cidade Izu, na província de Shizuoka, este ryokan familiar mistura modernidade e tradição em seus 17 quartos. A hospedaria possui jardim, área externa para atividades como ciclismo e caminhadas e onsen externo, onde os hóspedes podem desfrutar de um banho relaxante ao ar livre. Um destaque desta pousada são as apresentações de peças de teatro Noh, o teatro japonês que reúne canto, mímica, música e poesia.

 

Saiba mais em: https://www.japan.travel/pt/spot/H055/

 

Kinjoro - Ishikawa

 

Considerado um dos melhores ryokans do Japão, Kinjoro fica na cidade de Kanazawa, na província de Ishikawa. A fama se deve a tradicional culinária Kaga, típica da região, que se aproveita da proximidade com o mar e de produtos regionais provenientes de terras agrícolas férteis e solo vulcânico. Quartos confortáveis e jardins bem cuidados, planejados para refletir bem cada estação do ano também são destaques da pousada.

 

Saiba mais em: https://www.japan.travel/pt/spot/H072/

 

Dicas para hospedagem nos ryokans

 

  • As pessoas costumam visitar o ryokan com o objetivo de relaxar em um ambiente tranquilo e confortável, portanto ao se hospedar, é importante deixar a agitação do lado de fora e desfrutar dos rituais e estrutura da pousada. Vale a pena reservar pelo menos um dia da viagem para vivenciar essa experiência.

 

  • O atendimento é personalizado, portanto reservar com antecedência, para que os quartos sejam preparados para a quantidade de hóspedes e as refeições planejadas. Os ryokans cobram por pessoa e não por quarto.

 

 

  • Devido à pandemia, as restrições de viagem estão mudando continuamente e se adaptarão conforme a situação evoluir globalmente. A JNTO recomenda visitar seu site para obter as últimas notícias sobre o Japão e as restrições de viagens relacionadas à Covid-19. Acesse: https://www.japan.travel/en/coronavirus/

 

 

Pin It