10 maneiras de comemorar o mês da história negra no Tennessee

Stax Museum of American Soul Music em Memphis, Tennessee. Foto: Roonie Bozee

 

 

A rica cultura e história dos negros americanos está presente em todo o Tennessee, das grandes cidades às pequenas cidades. De leste a oeste, o estado possui dezenas de atrações e festivais que mostram o impacto que os residentes afro-americanos tiveram na música, comida, arte e eventos que mudaram o mundo. De histórias inspiradoras do passado a como os residentes negros estão moldando o futuro, descubra 10 maneiras de celebrar o Mês da História Negra em fevereiro no Tennessee.

 

Museu Nacional dos Direitos Civis. Foto: Divulgação/ TSUSA

 

1. Explore o Museu Nacional dos Direitos CivisO mundialmente famoso Museu Nacional dos Direitos Civis em Memphis foi construído em torno do antigo Lorraine Motel, onde Martin Luther King Jr. foi assassinado em abril de 1968. É um verdadeiro mergulho profundo, com 260 artefatos, mais de 40 filmes, histórias com som, mídia interativa e postos de escuta externos que guiam os visitantes por cinco séculos de história - desde o início da resistência durante a escravidão, passando pela Guerra Civil e Reconstrução, a ascensão de Jim Crow e os eventos seminais do final do século 20 que inspiraram as pessoas ao redor o mundo para defender a igualdade.

 

Uncle Nearest Premium Whiskey. Foto: South Central Tourism Tennessee Association

 

2. Encontre seu espírito do Tennessee

 

O whiskey americano que mais cresce na história dos EUA, o Uncle Nearest Premium Whiskey em Shelbyville apresenta as criações do primeiro mestre destilador afro-americano conhecido do mundo, Nearest Green. O mundo está percebendo: seus uísques ultra-premium receberam mais de 450 prêmios e elogios desde o lançamento da marca em 2017. Visite a destilaria para um passeio (oferecido de quinta a domingo), experimente alguns dos melhores do Uncle Nearest e compre uma garrafa da premiada Master Blend Edition, disponível apenas na destilaria.

 

Brownsville HaywoodCo Helen'sBBQ. Foto: Jeffrey S. Otto

 

3. Junte as costuras do passado

 

A rica tradição de colchas de igreja afro-americanas está em exibição no Condado de Giles. The Looking Back on our Heritage Quilting Club pesquisou meticulosamente e criou quatro “colchas de igreja” imortalizando as igrejas afro-americanas da região em pontos e tecidos. O centro cultural Wolf Gap está exibindo duas dessas colchas por vez, alternando-as a cada poucos meses e destacando as histórias das igrejas apresentadas nas colchas. Feito com cuidado e detalhes incríveis, essas colchas são uma peça fascinante da história negra do Tennessee.

 

4. Cruze a lista de itens de churrasco de Helen

 

Você pode pensar que conhece churrasco. Mas você não viveu até estar no Helen's Bar-B-Q em Brownsville. Basta seguir a fumaça da floresta até a zona rural do oeste do Tennessee, onde você encontrará a amada (e mundialmente famosa) homônima do restaurante, Helen Turner, trabalhando com suculenta paleta de porco. Ela se considera uma das poucas cozinheiras pitmasters do país. Veja o processo e depois saboreie o produto com um suculento sanduíche de porco ou entrecosto de dar vontade de lamber o prato até limpá-lo.

 

Museu Nacional de Música Afro-Americana. Foto: Divulgação/ TSUSA

 

5. Aprenda mais sobre a música negra

 

Museu Nacional de Música Afro-Americana de Nashville é o único museu dedicado a preservar e celebrar os gêneros musicais criados, inspirados ou influenciados pelos afro-americanos. Com exposições interativas, incluindo uma cabine de som onde você pode testar seus próprios talentos musicais, o museu dá vida às lendas da música do passado e do presente. Quer entrar ainda mais no ritmo das coisas? O Nashville Jazz Workshop oferece uma ampla variedade de aulas para todos os níveis de experiência, de especialistas a novatos. Você nem precisa ser músico. Cursos fascinantes como “Nina Simone Listening Class” ou “The Music of New Orleans” são projetados para dar aos alunos de todas as idades uma apreciação mais profunda do jazz - o maior presente da América para o mundo.

 

6. Prove os diversos sabores do Chef Tam

 

Tamra Patterson - também conhecido como Chef Tam - causou um grande impacto em Memphis desde que se mudou para Bluff City, alguns anos atrás. No Chef Tam's Underground Cafe, no bairro histórico de Cooper-Young, ela conquistou legiões de fãs por suas versões lúdicas de receitas que frequentemente vêm a ela em sonhos. Saboreie pratos como pizza de couve, costela frita ou nachos de torta de pêssego, e você entenderá os golpes criativos de gênio que fizeram do Chef Tam um concorrente frequente em programas de culinária na televisão.

 

Foto: Divulgação/ TSUSA

 

7. Passeie pela Ferrovia Subterrânea

 

Em meados de 1800, a Underground Railroad ajudou inúmeras pessoas a encontrar a liberdade. Em Memphis, a maior cidade de comércio de escravos do Tennessee, muitos escravizados foram ajudados por abolicionistas em suas fugas. Um desses abolicionistas foi Jacob Burkle, um imigrante alemão que era dono de um curral e acredita-se que tenha operado uma estação ferroviária subterrânea em Memphis. Entre na casa de Burkle no Slave Haven Underground Railroad Museum e desça até o porão escuro com seus alçapões e passagens ocultas.

 

8. Ouça The Soul of Stax

 

Essas paredes não falam - elas cantam! Experimente a história da Stax Records, um dos estúdios de gravação mais famosos do mundo, por meio de exposições interativas e artefatos no Stax Museum of American Soul Music, comemorando seu 20º aniversário em 2023. O museu mostra como indivíduos criativos se uniram para escrever, gravar e produzir algumas das melhores músicas soul de todos os tempos, de Otis Redding a Booker T. e dos M.G.'s a Wilson Pickett.

 

Foto: Divulgação/ TSUSA

 

9. Descubra o legado afro-americano de Clarksville

 

Clarksville’s African American Legacy Trail inclui 24 paradas em locais em Clarksville. De jardins comunitários e igrejas históricas a pioneiros atléticos, musicais e de negócios - até mesmo um campeão olímpico inspirador - Clarksville se orgulha de sua rica história. Como a orgulhosa casa de Wilma Rudolph, várias das paradas se concentram em sua história. Rudolph foi a primeira mulher dos Estados Unidos a receber três medalhas de ouro em um único jogo olímpico nas Olimpíadas de 1960 em Roma.

 

10. Aprenda a história do Clinton 12

 

Em 1956, 12 alunos se tornaram os primeiros a integrar uma escola anteriormente totalmente branca no Tennessee. Ouça histórias impactantes de membros do Clinton 12 e como esse legado é contado no Green McAdoo Cultural Center. Em 20 de agosto de 1956, 12 alunos negros se matricularam na escola sem incidentes, e parecia que aconteceria pacificamente. No entanto, naquele fim de semana, agitadores externos apareceram. Ouça a história inspiradora de como a cidade se levantou contra os manifestantes. Ouça suas histórias no episódio 3 do TN Civil Rights Trail Podcast.

 

 

Pin It