Os visitantes da Grande Miami e de Miami Beach com agendas além da bebida perfeita à beira da piscina nunca se decepcionaram explorando a animada cena artística do destino. Enquanto grandes praias, clima bonito e uma vida noturna quente deram a Miami seu status de playground favorito do mundo, o destino abriga uma população diversificada e sofisticada que provocou um aumento de grupos culturais sem fins lucrativos de 100 para mais de 700 nos últimos 20 anos. Definido em parte por sua localização geográfica na encruzilhada da América Latina e com um caleidoscópio de grupos culturais que refletem sua mistura, o meio cultural  de Miami é rico em organizações populares, bem como instituições culturais de classe mundial.

 

A evolução de Miami  em um destino internacional impacta diretamente a vida cultural. À medida que cada vez mais importantes artistas visuais e performáticos são atraídos para viver e trabalhar em Miami, a qualidade das exposições e performances aumenta.

 

Centros de Artes de Classe Mundial

 

Enquanto a Grande Miami e Miami Beach se transformam em uma mecca de artes do século 21, os arquitetos mais renomados de nossa época, incluindo Cesar Pelli, Robert A.M. Stern, Arquitectonica, Zaha Hadid, Sou Fujimoto, Frank Gehry, Herzog & DeMeuron, Grimshaw Architects e Arata Isozaki, estão mudando a cara do destino.

 

Caso em questão é o deslumbrante Centro Sinfônico do Novo Mundo, projetado pelo arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker, Frank Gehry. Este espaço lindo e de cair o queixo abriga a Sinfonia do Novo Mundo – um laboratório de educação musical e expressão e artes cênicas de classe mundial. Sua parede de projeção de 650 metros quadrados mostra concertos gratuitos, videoarte e filmes em Soundscape, um parque público de 1 hectare projetado pela empresa de arquitetura holandesa West 8. O Adrienne Arsht Center for the Performing Arts of Miami Dade County – o segundo maior dos EUA depois que o Kennedy Center foi assinado por Cesar Pelli, com 52.954 metros quadrados de espaço espetacular no Biscayne Boulevard. O local é um dos quatro maiores centros dos Estados Unidos com três instalações de performance separadas criadas para apresentar balé, ópera, teatro e música sinfônica. Modelado após salas de performance "construídas em purpose" como o Lincoln Center de Nova York, o magnífico local inclui os 2.200 lugares John S. e James L. Knight Concert Hall, os 2.400 lugares Sanford e Dolores Ziff Ballet Opera House, e um Carnival Studio Theatre de 200 mares. Duas companhias de estima nacional estão em residência: a Florida Grand Opera e o Miami City Ballet. Um dos principais destinos para visitantes e moradores, o Centro tem sido uma importante força nos esforços de revitalização no centro da cidade.

 

Um Centro Cultural South Miami-Dade de US$ 44 milhões, projetado pela renomada empresa de arquitetura Arquitectonica, fica em seis acres (2,4 hectares) de propriedade à beira-mar em Cutler Bay. Concebido como um centro de artes multidisciplinares e vitrine para as artes cênicas, o complexo abriga um teatro de 966 lugares, um projeto dramático "Arte em Lugares Públicos" do renomado artista Robert Chamber, um prédio de atividades e dois espaços de performance ao ar livre.

 

Eventos Incríveis

 

Ressaltando a crescente estatura de Miami como um dos centros proeminentes da cultura da arte no mundo está art Basel Miami Beach, que tem sido o evento de arte mais comentado nos Estados Unidos. Esta feira irmã para Art Basel Switzerland tornou-se mais repleta de celebridades, emocionante e bem sucedida a cada ano desde sua estreia auspiciosa na America em dezembro de 2002. Cinco dias de exposições, festas de lista A, palestras, eventos alternativos e crossover e exposições acessórias se enfurecem sem parar para o "crème de la crème" do mundo da arte internacional e seus colecionadores, comerciantes, curadores e críticos. Mais de 260 galerias líderes da América do Norte, Europa, América Latina, Ásia e África participam, apresentando obras de mais de 2.000 artistas dos séculos XX e XXI. Art Basel inspira muitos eventos adicionais, incluindo Art of Black Miami, uma plataforma que destaca aspirantes e renomados artistas locais e globais. Lançada durante a Art Basel, mas continuando o ano todo, esta iniciativa celebra a abundante diversidade artística encontrada nos bairros culturais e patrimoniais de Miami. Os hóspedes podem experimentar e interagir com novas obras de arte e projetos, visitar galerias de arte pop-up, conhecer artistas de perto e participar de eventos especiais.

 

Também ao lado da Art Basel Miami Beach está o Design Miami, o principal fórum global de design. Cada feira reúne os mais influentes colecionadores, galerias, designers, curadores e críticos de todo o mundo em celebração à cultura e ao comércio de design, apresentando e consumindo exposições de qualidade museológico de móveis, iluminação e objetos de arte do século XX e XXI. Também durante a Art Basel Miami Beach é outro sinal de que Miami ascendeu como uma das principais artes mecca, Art Miami. Esta importante mostra anual atrai mais de 55.000 amantes das artes, com mais de 100 galerias de aproximadamente 20 países, incluindo locais emergentes e locais.

 

Janeiro traz a Miami International Art Fair para Miami Beach, com mostras de um artista, exposições coletivas, fotografia, projetos de arte de ponta, instalações, videoarte, simpósios, passeios de arte, palestras, seções country em destaque e inúmeras atividades que atraem colecionadores de todo os Estados Unidos, América Latina e Europa. Todo mês de fevereiro, Coconut Grove, uma ex-colônia de artistas, homenageia suas raízes artísticas com o Coconut Grove Arts Festival, a maior celebração anual ao ar livre de artes visuais e artesanato do país. Todo fim de semana do Dia do Presidente o Bosque ganha vida com as obras de 360 artistas reconhecidos internacionalmente, atraindo mais de 120.000 amantes da arte.

 

O Original Miami Beach Antique Show, a maior feira de antiguidades indoor do mundo com mais de 800 revendedores estabelecidos de 22 países diferentes, acontece em fevereiro, assim como a Art Wynwood, uma feira de arte contemporânea de ponta que apresenta mais de 60 galerias de nove países e mais de 25 cidades. A feira anual acontece durante o Fim de Semana do Dia do Presidente (meados de fevereiro), oferecendo pinturas inovadoras, fotografia, escultura, vídeo de arte e novas mídias, arte conceitual e arte urbana de rua.

 

Na frente da música, Miami pulsa com vida. A Série de Concertos living artist no Deering Estate at Cutler, realizada de outubro a abril de cada ano, combina performances de conjunto com palestras, exposições de arte visual, conscientização ambiental e programas interpretativos. O Little Haiti Cultural Center apresenta mensalmente "Big Night in Little Haiti", com música gratuita na praça com exposições de classe mundial na galeria do Centro, atividades práticas para crianças no estúdio e muito mais. O Festival Mundial de Música Afro Roots acontece em abril, detonando Miami com sons da África, Caribe e Américas.

 

O Carnaval Miami, o maior festival de rua do país, agita as ruas de Little Havana em março com arte latina e música. Também em Little Havana, os amantes da música latina também podem desfrutar de Viernes Culturales/Sextas Culturais, um festival mensal de rua/galeria de artes e cultura oferecendo música ao vivo no Domino Plaza, um passeio gratuito e uma feira de artistas com artistas locais e artesãos.

 

Museus Maravilhosos

 

Além do brilho e glamour das feiras de arte, é uma cidade de artes visuais o ano todo. Um número crescente de instituições culturais, galerias e espaços alternativos são alimentados por um pool de talento residente cada vez mais notável e apoiado por colecionadores sérios. Em toda Miami, interior e fora, impressionantes projetos de arte pública de artistas locais, nacionais e internacionalmente aclamados cobrem a paisagem, cortesia da Miami-Dade Art in Public Places, um programa modelo para o resto do país. Os aficionados por arte podem viajar para o extremo sul de Miami, ou seja, Art South, um coletivo de artistas de trabalho e espaço de exibição no centro histórico de Homestead. A Art South abriga uma casa aberta mensal, proporcionando a oportunidade de desfrutar das mais novas exposições e conhecer os artistas do estúdio, enquanto saboreia refrescos e entretenimento musical no jardim de esculturas.

 

O Aeroporto Internacional de Miami (MIA) possui uma coleção dinâmica de arte única de artistas de renome mundial. Seus corredores estão repletos de murais deslumbrantes, pinturas, celulares, fotografias e mosaicos e espaços interiores intrincadamente projetados.

 

Os museus de Miami são diversos e renomados, e todos os meses de abril e maio eles fornecem ofertas especiais para o Mês das Atrações e Museus de Miami (www.MiamiMuseumMonth.com), incluindo comprar um passe livre.

 

O renascimento das artes e cultura de Miami também é evidenciado pelo Museum Park, um espaço público ambientalmente amigável que oferece aos visitantes um espetacular ponto de vista com vista para a Baía de Biscayne. O parque abriga as mais recentes maravilhas arquitetônicas do museu para chegar à cena artística, como o Perez Art Museum Miami (PAMM),projetado de forma sustentável pela Herzog & De Meuron e com 200.000 metros quadrados de arte contemporânea, além de passeios educativos e Verde, um restaurante à beira-mar e bar com menus sazonais inspirados localmente. O parque também é o lar do Museu de Ciência Patricia e Phillip Frost (Frost Science) , assinado pela Grimshaw Architects, representando uma reforma completa do antigo museu de ciências originalmente localizado em Coconut Grove. Os apoiadores de artes do sul da Flórida, Patricia e Phillip Frost, doaram US$ 45 milhões para nomear o novo museu e seu novo Planetário de última geração com o objetivo de ajudar a criar uma das experiências mais emocionantes do mundo no museu. Estruturada em torno de um exuberante "núcleo vivo" interior e exterior de exposições terrestres e aquáticas, com componentes de aquário único, cúpula digital inovadora, exposições práticas e tecnologia digital interativa, a Frost Science oferece 250.000 metros quadrados de exposições projetadas para inspirar a mente, engajar os sentidos e estimular a imaginação.

 

Outro centro "imperdível" é o HistoryMiami, que destaca o passado às vezes notório do destino e o traz à vida com uma variedade de passeios guiados educativos e envolventes a pé, de bicicleta, barco e ônibus.

 

Você também pode explorar experiências de ponta no Museu Rubell, ostentando uma das maiores coleções privadas de arte contemporânea da América do Norte, o Superblue, onde você pode enrolar seu caminho através de um labirinto espelhado por Es Devlin, descobrir um ambiente digital transcendente pelo teamLab, e entrar em uma obra ganzfeld envolvente baseada em luz por James Turrell.

 

A Fundação de Arte Cisneros Fontanals (CIFO) em outra imperdível. Cifo é uma organização sem fins lucrativos comprometida com o enriquecimento das artes. Ao longo dos anos, a CIFO conquistou o respeito do mundo da arte internacional; e é reconhecido por sua rica história no fomento da arte contemporânea. Como base de arte, eles se dedicam ao apoio de artistas contemporâneos emergentes e de meio de carreira da América Latina. Desde 2002, a CIFO concedeu mais de US$ 1,5 milhão a mais de 140 artistas da América Latina. A CIFO também é guardiã da Coleção Ella Fontanals-Cisneros, uma das mais importantes coleções internacionais de arte contemporânea do mundo.

 

Como parte de seu 50º aniversário, the Bass (antigo Museu de Arte bass) em Miami Beach – um dos locais mais marcantes da área – fechou em junho de 2015 para iniciar uma ampliação interna que proporcionou 47% mais espaço programável dentro da pegada de construção existente do museu. The Bass reabriu em outubro de 2017 após uma expansão de US$ 12 milhões com um nome rebatizado - The Bass. O novo nome reflete a missão de expor a arte do momento. O projeto permitiu ao museu mostrar mais adequadamente sua grande coleção de pintura, escultura e têxteis europeus desde o Renascimento até os dias atuais.

 

ICA Miami no Miami Design District fica em um edifício de três andares brilhante. O Instituto de Arte Contemporânea de Miami (ICA Miami) se dedica à promoção do trabalho de artistas contemporâneos e à troca de arte e ideias em toda a região de Miami e internacionalmente. Através de um calendário energético de exposições e programas, e suas coleções, a ICA Miami oferece uma plataforma internacional para o trabalho de artistas estabelecidos e emergentes e promove a valorização e compreensão do público da arte mais inovadora e experimental de nosso tempo. A entrada no museu é sempre gratuita para engajar a comunidade em toda a sua programação.

 

Nas proximidades, outra joia cultural única – a Wolfsonian-FIU – aguarda em um histórico edifício do Distrito art déco. De propriedade da Florida International University (FIU), o museu abriga a coleção Mitchell Wolfson Jr., bem como uma biblioteca e um centro de pesquisa. O museu usa objetos para ilustrar o poder persuasivo da arte e do design, explorar o que significa ser moderno e contar a história das mudanças sociais, históricas e tecnológicas que transformaram nosso mundo. As coleções compreendem aproximadamente 120.000 objetos do período de 1885 a 1945 — o auge da Revolução Industrial até o fim da Segunda Guerra Mundial — em uma variedade de mídias, incluindo móveis; objetos de design industrial; trabalha em vidro, cerâmica e metal; livros raros; periódicos; efêmera; funciona no papel; pinturas; têxteis; e medalhas.

 

Também em Miami Beach, o Museu Judaico da Flórida, a UIF está alojada em uma linda sinagoga restaurada em 1936 construída pela primeira congregação judaica de Miami Beach. Considerando a rica influência cultural da população judaica de Miami Beach, o Memorial do Holocausto, uma escultura inspiradora e jardins localizados a poucos quarteirões ao norte, ressalta a força e compreensão da cultura desta cidade. A Badalada Lincoln Road é o lar de um pioneiro cultural de Miami Beach, o Oolite Arts. Criado em 1984 por um pequeno grupo de artistas na então desocupada e desocupada via, o campus de 5.574 hectares abrange estúdios de artistas públicos e espaços expositivos. Um impulso para a transformação da Estrada em um ímã animado para cultura, entretenimento e compras, o center de arte tem espaços abertos de estúdio e vitrines brilhantes que atraem muitos anualmente.

 

No continente, qualquer um buscando uma visão geral da cena artística contemporânea de Miami interpretada por artistas jovens e em ascensão não vai querer perder o galante em torno do Museu de Arte Contemporânea do Norte de Miami (MOCA), projetado por Charles Gwathmey, que ganhou uma reputação para exposições inovadoras que capturam o estado atual das artes, tanto local quanto internacionalmente. In Coconut Grove, Vizcaya Museum and Gardens é um dos maiores tesouros de Miami, famoso por sua arquitetura renascentista italiana, obras de arte inestimáveis e mobiliário. Construída pelo industrial James Deering em 1916, a propriedade atrai muitos visitantes a cada ano que passeiam pela propriedade para imaginar como a outra metade vivia. Este importante marco passou por grandes melhorias, incluindo um dossel de pátio mais brilhante, iluminação aprimorada e restauração completa do Café e Loja, com deliciosos almoços gourmet. Localizado no lado norte com vista para a piscina histórica, o Café serve sanduíches criativos, saladas, sobremesas e outros refrescos, enquanto a Loja anexa oferece cartões postais, livros, joias e uma variedade de outros itens de presente.

 

Coral Gables é o lar do bem rico Lowe Art Museum na Universidade de Miami e possui sua própria cena de galeria estabelecida pela well. Nas proximidades, o Fairchild Tropical Botanic Garden, um dos jardins botânicos preeminentes do mundo, inclui um museu nacionalmente reconhecido de exploração de plantas.          

 

O belo Museu Infantil de Miami, na Ilha Watson, também projetado pela Arquitectonica, é um membro único da cena artística de Miami. Ocupando 5.249 metros quadrados, em dois níveis, o museu é um dos 10 maiores museus infantis dos Estados Unidos. Exposições interativas incluem um supermercado em miniatura, estúdio de notícias de televisão, navio de cruzeiro e um escorregador gigante de castelo de areia. O Museu de Arte de Frost fornece 4.273 metros quadrados em um novo edifício projetado pelo arquiteto reconhecido internacionalmente da empresa Hellmuth Obata e Kassabaum (HOK), Yann Weymouth, na Florida International University (FIU).

 

Distritos de Artes de Ponta

 

Os visitantes da moda devem visitar o The Miami Design District, um bairro badalado ao norte do centro de Miami que oferece compras de moda e design de casa de luxo, bela arquitetura e experiências gastronômicas chiques. Founded e de propriedade do visionário empresário Craig Robins, e L Real Estate, o distrito possui galerias de arte e showrooms – muitos dos quais são abertos ao público. A área também possui uma infinidade de lojas de moda e dezenas de restaurantes e lounges para explorar. A área inclui marcas de moda de luxo como Givenchy, Miu Miu, Tom Ford, Marc Jacobs, Valentino, Fendi, Dolce & Gabbana, entre outras. Como parte de uma nova onda de redesenvolvimento, novas instalações de arte de John Baldessari e do Buckminster Fuller Institute se juntaram às instalações existentes por Zaha Hadid e Marc Newson. Uma parada imperdível é o De la Cruz Contemporary Art Space, financiado privadamente por Carlos e Rosa de la Cruz. Este espaço serve como extensão de sua casa, onde há mais de 25 anos eles compartilham sua coleção com o público. O centro proporciona educação e conscientização nas artes visuais.

 

O vizinho Wynwood Arts District abriga dezenas de museus, galerias, casas e espaços expositivos, incluindo a Coleção Margulies, que é reconhecida por suas incríveis exposições de fotografia e arte contemporânea. Este bairro artístico também abriga o incrível Wynwood Walls, um museu com ingressos ao ar livre dedicado a murais urbanos contemporâneos de ponta, com apresentações musicais regulares. Aberto sete dias por semana, e gratuito para o público, o The Bakehouse Art Complex oferece aos artistas emergentes e de meio de carreira a oportunidade de explorar e desenvolver criativamente seus esforços artísticos. Este centro criativo dá aos amantes da arte a rara oportunidade de conhecer uma comunidade talentosa de mais de 60 artistas contemporâneos representando mais de 16 países – todos trabalhando em todas as formas de arte imagináveis.

 

Os distritos de Design e Wynwood recebem noites de galeria mensalmente, com moradores e visitantes passando para frente e para trás entre os bairros adjacentes para explorar as últimas tendências de arte. No bairro vizinho de Allapattah, o Museu Rubell abriga uma das mais importantes e maiores coleções privadas de arte contemporânea do mundo, com mais de 1.500 peças que abrangem várias décadas, de artistas conhecidos como Jean-Michel Basquiat, Keith Haring e Damien Hirst a Jeff Koons, Cindy Sherman, Kara Walker e Andy Warhol.

 

Todo o mundo é um palco

 

A performance reina suprema em toda a Grande Miami. Uma das empresas mais antigas do destino, desde 1941, a Florida Grand Opera produz cinco grandes óperas por ano, com os melhores artistas convidados em histórias clássicas de paixão e beleza. Na outra ponta do espectro, the Fillmore Miami Beach em Jackie Gleason recebe broadway turnê produções, teatro infantil, concertos, comédia e performances de dança.

 

Séries musicais notáveis acontecem ao longo do ano, desde o Festival Miami, eventos de música clássica apresentados pela Escola de Música da Universidade de Miami até subtrópicos, um festival de música experimental.   Grupos de artes cênicas abrangem todos os gêneros e origens culturais, do Teatro Avante à Jamaica Awareness, Dance Now! Ensemble, Momentum Dance e Ballet Flamenco La Rosa, para o inovador Teatro da Cidade; que apresenta um formato anual de curta-metragem chamado Summer Shorts.

 

Outros locais de performance iportantes em Miami incluem o James L. Knight Center, uma popular sala de concertos no centro da cidade, a arena FTX de última geração no Bayfront Park e o Gusman Center for the Performing Arts, um tesouro arquitetônico marcante no centro de Miami. O histórico Lyric Theater, construído em Overtown em 1915, representou o ápice do entretenimento afro-americano e da vida social em seu auge, enquanto o marco de Miami Beach, Colony Theater, serve como o lar de Miami New Drama.

 

Hotéis Artísticos

 

Quando os viajantes pensam em hotéis e arte em Miami, eles muitas vezes pensam no Distrito art déco, com uma paleta colorida de edifícios Art Deco que são verdadeiras obras de arte. No entanto, cada vez mais hotéis estão ostentando coleções de arte renomadas no interior. O Sagamore apresenta uma ampla gama de arte contemporânea – desde murais de escadas e vídeos de jardim até fotografia. O Hotel Faena em Miami Beach abriga uma extensa coleção de arte e apresenta um programa de residência de um artista durante todo o ano através da Faena Art. A cada trimestre, o InterContinental® Miami Digital Arts Program apresenta o trabalho de um novo artista local de Miami nas paredes digitais, pods e também no exterior do edifício, enquanto o Betsy Hotel em South Beach inspira criatividade com sua Sala de Escritor, permitindo a escritores emergentes, artistas e líderes de pensamento um espaço para criar, desenvolver seu ofício e compartilhar seu trabalho através de programas comunitários.

 

O St. Regis Bal Harbour Resort & Residences possui uma coleção de artistas novos e estabelecidos – tanto local quanto internacionalmente renomados. O Hotel EPIC da Kimpton , no centro de Miami, leva a apreciação da arte a outro nível com sua coleção de arte multimilionária interna, com obras de renomados internacionais e locais. A outra propriedade de Kimpton, o Surfcomber, apresenta uma variedade criativa de arte adquirida através de "caça ao tesouro" ao redor de Miami, como esculturas de madeira feitas de árvores derrubadas recuperadas na Flórida, pequenos decks doces com móveis chiques no estilo varanda da Itália rural, Espanha e Miami, e um pasto com esculturas em tamanho real de vacas e ovelhas. O Four Seasons Miami possui uma coleção de arte contemporânea latino-americana de US$ 3 milhões, incluindo pinturas, esculturas, gravuras e fotografias exibidas em todo o hotel. Na chegada, os visitantes são recebidos no saguão por duas esculturas de bronze imponentes, Adão e Eva, do colombiano Fernando Botero. O hotel também possui outra obra-prima de Botero, a Mulher Sentada, que pesa 900 quilos. Nas proximidades, o Conrad Miami celebra a arte com uma série de exposições de arte rotativas e renomadas de vários artistas locais, nacionais e internacionais. O W South Beach apresenta o trabalho de artistas líderes para os visitantes saborearem, desde fotografia e esculturas até pinturas.

 

GMCVB

 

O Greater Miami Convention & Visitors Bureau (GMCVB) é uma organização credenciada sem fins lucrativos de vendas e marketing cuja missão é atrair visitantes para a Grande Miami e Miami Beach para lazer, negócios e convenções. Para um guia de férias, visite nosso site em www.MiamiandMiamiBeach.com ou ligue para 1.888.76. MIAMI (somente EUA/Canadá) ou 305.447.7777. Para chegar aos escritórios da GMCVB, disque 305.539.3000. Os planejadores de reuniões podem ligar para 1.800.933.8448 (somente EUA/Canadá) ou 305.539.3071 ou visitar www.MiamiMeetings.com. Para se envolver ainda mais com Miami, participe da conversa nos seguindo em nossos canais de mídia social em Facebook.com/visitmiami, Twitter.com/miamiandbeaches, Instagram.com/miamiandbeaches e Pinterest.com/miamiandbeaches.

 

 

 

 

Pin It