Sitío localizada na região da Alta Mogiana, recebe turistas de diferentes estados e países para conhecer o processo de produção de cafés especiais

 

OLINTO TOUR 20220403 0030

 

O Sítio Capoeira, localizado em Jeriquara, interior de São Paulo, tem se destacado como um destino turístico para os amantes da bebida. Com produção e torrefação própria, o sítio oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer de perto o processo de produção da bebida especial, desde o cultivo das plantas até a xícara. Nos últimos oito anos, turistas de sete estados e mais de dez países diferentes já visitaram o local. O sítio é preservado e cultivado pelos fundadores da cafeteria Olinto Café, localizada no município de Franca.

 

Durante a experiência, é possível ter a oportunidade de conhecer as etapas do processo de produção de cafés especiais, desde a colheita seletiva dos grãos até a torrefação artesanal. Além disso, são apresentadas as características e peculiaridades dos diferentes métodos de preparo, como a prensa francesa, a aeropress e a tradicional máquina de espresso. "Nosso objetivo é proporcionar uma experiência completa aos visitantes, mostrando como cada detalhe influencia no sabor e na qualidade final da bebida.” explica Bruna Malta, CEO do Olinto Café e 4ª geração de produtora no sítio capoeira.

 

A história do sítio vem sendo contada há mais de 100 anos, pelo casal Antônio Fernandes de Oliveira e Maria Justina de Jesus. De tradição familiar, o espaço passou de geração em geração, até chegar em sua atual proprietária Sueli Fernandes de Oliveira Malta, seu esposo, José Roberto Malta e suas filhas, Bruna e Bárbara Malta. “É muito especial para nós conseguir manter uma tradição de tantos anos. O café diz sobre toda a ancestralidade que nossa família possui.” comenta Malta.

 

Além da produção do grão, o Olinto Café também oferece aos visitantes uma seleção de bebidas de diversas marcas regionais, valorizando a diversidade e a riqueza dos especiais produzidos na região da Alta Mogiana. "A Alta Mogiana é reconhecida internacionalmente pela qualidade dos seus cafés especiais. Temos o privilégio de estar localizados nessa região e queremos compartilhar essa riqueza com os nossos visitantes, apresentando-os a uma variedade de sabores e aromas únicos", ressalta a CEO.

 

O levantamento da Federação dos Cafeicultores do Cerrado aponta que o consumo de cafés especiais no Brasil tem registrado um aumento médio anual de 15%. De acordo com o órgão, das 47 milhões de sacas produzidas no país em 2021, 8 milhões (17%) eram de grãos com qualidade superior, que garantem uma bebida mais saborosa. "Acreditamos que o turismo tem um potencial enorme para impulsionar o desenvolvimento econômico e social das regiões produtoras. Além de promover a valorização dos produtores locais, o turismo de café também contribui para a preservação da cultura e a geração de empregos", conclui Bruna Malta.

 

Aos que desejam experimentar as especialidades dos cafés, o Olinto Café disponibiliza em seu site próprio, com entrega para todo Brasil.

Pin It