• Na terça-feira, 4 de julho, Paris 2024 revelou as rotas dos eventos olímpicos de contra-relógio e corrida de estrada do ciclismo de estrada.

  • Desde o início no Trocad éro em Paris, a rota da corrida de rua leva os pelotões masculino e feminino pelo vale Chevreuse antes de uma subida final no Butte Montmartre.

  • Pela primeira vez na história olímpica, homens e mulheres compartilharão o mesmo percurso em seus contra-relógios. Será uma espetacular viagem de ida e volta de Les Invalides ao Bois de Vincennes e vice-versa, antes de cruzar a linha de chegada na Pont Alexandre III.

 

Paris 2024 revela as rotas do ciclismo de estrada olímpico

Foto: Divulgação / Paris 2024 

 

Informações da corrida

provas de tempo

  • Mulheres: sábado, 27 de julho de 2024, 14h30-16h
  • Homens: sábado, 27 de julho de 2024, 16h30-18h
  • Número de atletas: 35 mulheres, 35 homens
  • Intervalo de início entre cada atleta: 1 minuto e 30 segundos
  • Percurso: 32,4 quilômetros; 150 metros de subida
  • Início: Esplanade des Invalides, Paris
  • Chegada: Ponte Alexandre III, Paris
  • Acesso gratuito para espectadores em todo o percurso, exceto as áreas de largada e chegada, que estão sujeitas a venda de ingressos: https://tickets.paris2024.org

 

Corridas de estrada

Homens

  • Sábado, 3 de agosto de 2024, 11:00-18:15
  • Número de atletas: 90
  • Percurso: 273 quilómetros; 2.800 metros de subida
  • Largada: Trocadero, Paris
  • Chegada: Trocadero, Paris
  • Acesso gratuito para espectadores ao longo de todo o percurso, exceto as áreas de largada e chegada, sujeitas a venda de ingressos: https://tickets.paris2024.org

 

Mulheres

  • Domingo, 4 de agosto de 2024, 14:00-18:45
  • Número de atletas: 90
  • Percurso: 158 quilómetros; 1.700 metros de subida
  • Largada: Trocadero, Paris
  • Chegada: Trocadero, Paris
  • Acesso gratuito para espectadores ao longo de todo o percurso, exceto as áreas de largada e chegada, sujeitas a venda de ingressos: https://tickets.paris2024.org

 

Cursos espetaculares e desafiadores, abertos a todos

 

À margem da etapa 4 do Tour de France , o presidente do Paris 2024, Tony Estanguet, revelou as rotas. As rotas de ciclismo para os próximos Jogos Olímpicos estão alinhadas com os próprios Jogos de Paris 2024: espetaculares, desafiadoras e abertas a todos.

 

Os percursos também são especiais na medida em que trazem os Jogos para os lugares mais novos da Ile-de-France : o departamento de Val-de-Marne para os contra-relógios e o departamento de Essonne para as corridas de rua.

 

Percursos espectaculares - tanto as corridas de estrada como os contra-relógio - apresentarão uma grande variedade de paisagens, alternando entre áreas arborizadas (Chevreuse Valley, Vincennes Woods, etc.), segmentos mais urbanos e monumentos mundialmente famosos da França (o Château de Versalhes, Louvre, Torre Eiffel, Ópera Garnier, Place de la Bastille, etc.).

 

Percursos desafiadores - distintos por sua extensão (273 km para os homens e 158 km para as mulheres), seu perfil ondulado, sua subida final em Montmartre e sua natureza técnica, com ruas de paralelepípedos e trechos sinuosos para negociar na última parte do percurso antes voltando ao Trocadéro.

 

Aberto a todos – os percursos oferecerão aos espectadores muitas oportunidades de assistir e torcer pelos corredores gratuitamente e de perto, na atmosfera extraordinária e única dos Jogos Olímpicos, seja na floresta ou em qualquer outro cenário de cartão postal.

 

Das primeiras voltas ao Vale Chevreuse

 

No sábado, 3 e domingo, 4 de agosto de 2024, partindo do Trocadéro, os pelotões masculino e feminino farão uma procissão de 5 quilômetros para percorrer a Torre Eiffel, o Sena, Les Invalides e o Quartier Latin antes do início da corrida . na Rue Gay-Lussac no 5º arrondissement . Eles então deixarão Paris, para retornar no final da tarde.

 

Pela primeira vez na história dos Jogos, haverá um número igual de participantes masculinos e femininos, com 90 homens e 90 mulheres correndo pelo departamento de Hauts-de-Seine pela colina Côte des Gardes (1,9 km a 6%) em Meudon. Mais adiante, eles terão um vislumbre do Château de Versailles , destacando globalmente este ícone arquitetônico excepcional que também serve como um local de competição olímpica e paraolímpica.

 

Outro château espera os homens em Saint-Germain-en-Laye para a primeira volta realizada no departamento de Yvelines, temperada pelas inclinações de Saint-Germain-en-Laye (1km a 5,5%) e Mesnuls (1,1km a 6,1% ). Os percursos para os eventos masculino e feminino terão um objetivo comum: homenagear o Vale Chevreuse , um verdadeiro centro do ciclismo para Ile-de-France.

 

Um playground favorito para muitos entusiastas do ciclismo, o Chevreuse Valley apresenta alguns terrenos desafiadores para os pelotões masculino e feminino. Côte de Port-Royal (1km a 5%), Côte de Saint-Rémy-lès-Chevreuse (1,3km a 6,3%) e Côte de Châteaufort (900m a 5,7%) com a sua lápide em homenagem a Jacques Anquetil... uma sucessão de inclinações difíceis culminadas por Côte de Cernay-la-Ville (1,1 km a 3,9%) para as mulheres e Côte de Senlisse (1,3 km a 5,3%), Côte d'Herbouvilliers (850m a 5,7%) e Côte de Bièvres (1,2 km a 6,5%) para os homens. Tudo isso apresenta grandes oportunidades para os espectadores assistirem os pilotos passarem em um ritmo mais lento…

 

Estas primeiras voltas na parte oeste da ampla região parisiense, cobrindo 225 km para os homens e 110 km para as mulheres, também darão aos espectadores um vislumbre dos outros locais olímpicos e paraolímpicos: o Golf National e o Vélodrome National em Saint-Quentin- pt-Yvelines, sede da Federação Francesa de Ciclismo.

 

The Butte Montmartre: aumentando as coisas

 

O retorno à capital, que passa pelo Louvre, sua Pirâmide e a Ópera Garnier, marca os 50 quilômetros finais da corrida. Não estranhos aos Champs-Elysées em julho, desta vez os pelotões masculino e feminino seguirão para o nordeste de Paris, onde encontrarão um segmento final de 18,4 km, com curvas técnicas e uma difícil subida de paralelepípedos no Butte Montmartre ( 1km a 6,5%).

 

Depois de duas voltas, os principais contendores travarão sua batalha final na terceira subida do Butte Montmartre em direção à basílica do Sacré Coeur, a última rampa antes do final da descida . Os 9,5 quilômetros finais os levarão à ponte Pont d'Iéna, o cenário para uma chegada rápida de 230 metros em direção ao Trocadéro.

 

No final da Pont d'Iéna e após 158 km para as mulheres e 273 km para os homens, haverá campeões, medalhas e cenas icônicas: campeões olímpicos levantando os braços com a Torre Eiffel ao fundo.

 

Mapa Corrida de estrada - Homens

JOP24_CYCLISME SUR ROUTE_COURSE EN LIGNE HOMMES_vf EN_HD.jpg

 

Mapa Corrida de estrada - Mulheres

JOP24_CYCLISME SUR ROUTE_COURSE EN LIGNE FEMMES_vf EN_HD.jpg

 

Atletas masculinos e femininos no mesmo percurso nas provas contra o relógio

 

Os contrarrelógios de ciclismo de estrada serão realizados uma semana antes da primeira corrida de estrada e também oferecem uma série de novos recursos. Pela primeira vez na história dos Jogos, os 35 cavaleiros masculinos e as 35 femininas serão apresentados com o mesmo percurso e a mesma distância . No sábado, 27 de julho de 2024, os atletas partirão um a um da Esplanade des Invalides por 32,4 km de terreno praticamente sem inclinação.

 

Depois do distrito de Saint-Germain-des-Prés, eles cruzarão o Sena na Pont de Sully para chegar à Place de la Bastille. Assim que chegam ao Bois de Vincennes, começam os acenos para a história do esporte. O Vélodrome Jacques Anquetil, apelidado de 'La Cipale', será o primeiro a ser saudado por seu passado monumental: o local sediou os Jogos de Paris em 1924 e foi a linha de chegada do Tour de France de 1968 a 1974. O percurso de contra-relógio será em seguida, prossiga para o Polygone de Vincennes, um local extremamente popular para os ciclistas parisienses. Finalmente, o Institut National du Sport, de l'Expertise et de la Performance (INSEP) sinalizará o ponto de virada.

 

Os pilotos chegarão à metade do caminho após uma breve incursão nos municípios de Val-de-Marne que fazem fronteira com a capital. Deixando o Bois de Vincennes por seu castelo, eles retornarão à Place de la Bastille, depois da Place de Nation, e retomarão as estradas que tomaram anteriormente na direção oposta. No dia seguinte à Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos, a Ponte Alexandre III voltará a ocupar o centro do palco como linha de chegada desta corrida contra o relógio.

 

Mapa Contrarrelógios

JOP24_CYCLISME SUR ROUTE_CLM_vf EN_HD.jpg

 

***

 

"Os percursos de ciclismo de estrada de Paris 2024 são um exemplo concentrado de nossas ambições para os Jogos. Em primeiro lugar, serão espetaculares, passando por locais magníficos como o Château de Versailles, o Vallée de Chevreuse, o Bois de Vincennes, Les Invalides e a Torre Eiffel. Os percursos oferecerão também uma experiência desportiva fantástica, com o Butte Montmartre a ser o fator decisivo nas provas de estrada, que prometem ser desafiantes e técnicas. Além disso, estamos orgulhosos de que os eventos de ciclismo de estrada apresentarão os Jogos a novas regiões, como Val-de-Marne e Essonne, ao mesmo tempo em que oferecem igual reconhecimento às mulheres ciclistas com, pela primeira vez nos Jogos, um percurso de contra-relógio idêntico para as corridas masculina e feminina. Todo verão,” Tony Estanguet, Presidente de Paris 2024.

 

“ Os percursos das provas de ciclismo de estrada e provas de estrada nos Jogos Olímpicos são um excelente sabor dos Jogos de Paris 2024, ao mesmo tempo que exemplificam na perfeição os valores que estes Jogos pretendem transmitir. Isso inclui a igualdade, porque esta será a primeira vez em um contra-relógio olímpico que mulheres e homens usarão o mesmo percurso. Será acessível e gratuito para todos os espectadores ao longo da maior parte do percurso, apresentando uma exibição de tirar o fôlego do nosso grande património e monumentos juntamente com o desafio desportivo de um circuito exigente. Esses eventos permitirão que milhares de torcedores testemunhem de perto incríveis apresentações esportivas e permitam que esses torcedores participem de eventos populares e festivos associados a tais apresentações. ”Amélie Oudéa-Castéra, Ministra do Esporte e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

 

Quando Paris foi escolhida como cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2024, já sabíamos que os percursos das provas de ciclismo de estrada seriam sem dúvida espetaculares. Os percursos revelados hoje superam nossas expectativas. Apresentando os marcos icônicos da capital francesa, a estrada As corridas proporcionarão aos pilotos e espectadores a oportunidade de explorar os locais imperdíveis dentro e ao redor de Paris, oferecendo rotas desafiadoras e de tirar o fôlego. Também estou feliz que homens e mulheres estarão competindo no mesmo circuito de contra-relógio pela primeira vez em a história dos Jogos Olímpicos, dois anos depois de alcançarmos o mesmo marco no Campeonato Mundial UCI Road de 2022 em Wollongong, Austrália. A paridade de gênero no ciclismo continua a progredir. ”David Lappartient, presidente da União Ciclística Internacional.

 

As rotas das provas de ciclismo e contra-relógio da Estrada Olímpica mostrarão a beleza de Paris da maneira mais cativante! Trocadéro, Montmartre, Bois de Vincennes, Pont Alexandre III, alguns dos locais mais bonitos da capital, servirão de cenário para corridas emocionantes, trazendo alegria para ciclistas e espectadores. E pela primeira vez na história dos Jogos, mulheres e homens finalmente compartilharão o mesmo percurso para o evento de contra-relógio: este é o espírito dos Jogos de Paris 2024. " Anne Hidalgo, prefeito de Paris.

 

A Região de Île-de-France adotou um Plano Bicicleta para incentivar o uso diário das pessoas, desenvolvendo infraestruturas, estacionamentos e serviços para ciclistas. Com este Plano Bicicleta estabelecido em 2016, o lançamento de subsídios para a compra de bicicletas elétricas e outras, e a criação da rede Vélo Île-de-France (VIF, anteriormente RER-Vélo), a região da Île-de-France e a Île-de-France Mobilités estão incentivando o ciclismo diário para todos os Moradores da França. A bicicleta é e continuará sendo o coração da revolução dos transportes. ” Valérie Pécresse, Presidente da Região de Île-de-France.

 

A área metropolitana de Grand Paris está comprometida com a busca diária de um desenvolvimento equilibrado e sustentável em suas 131 comunas. Nesse sentido, os Jogos de Paris 2024 fornecem um grande impulso para a área metropolitana, principalmente porque os eventos esportivos destacam seus pontos fortes. Estamos muito orgulhoso de receber os ciclistas que percorrerão vários municípios dentro da área metropolitana, permitindo que os espectadores locais vivenciem plenamente os Jogos. " Patrick Ollier, presidente da área metropolitana da Grande Paris.

 

“ Gosto muito desta rota de contra-relógio individual! Eu particularmente gosto do perfil, porque ultimamente temos visto muitos contra-relógios um pouco acidentados. Acho que este reflete o principal objetivo do contra-relógio, que é ir rápido. Eu acredito que este é um caminho certo para um jogo olímpico. Existem longas retas onde você pode forçar e algumas curvas onde talvez você possa se recuperar um pouco. É um bom equilíbrio entre algumas seções técnicas e linhas retas! ” Vittoria Guazzini, ciclista italiana, bicampeã mundial de contra-relógio sub-23 (2021, 2022).

 

 

 

Pin It