- Details
- Category: DESTINOS INTERNACIONAIS
- Published: 09 October 2017
Lugares deslumbrantes, rota turística e gastronomia estrelada traduzem sua refinada arte de viver
Foto: Divulgação/ Turismo Champagne
Quando ouvimos a palavra “champagne”, logo vem às nossas mentes, aquela bebida borbulhante, símbolo de comemoração, de conquistas e sucesso, eternizada na clássica música homônima de Peppino di Capri. Porém, muitas pessoas não sabem que essa palavra advém do nome da região da França onde a bebida foi criada, e é a denominação de origem controlada que só pode ser utilizada pelos espumantes ali produzidos. Localizada no nordeste da França, a uma hora de Paris, na fronteira com a Bélgica, a famosa e singular região de Champagne é um Patrimônio Mundial da UNESCO, por suas coteaux (colinas), maisons (casas) e caves (adegas).
A Champagne é também uma terra de cultura muito rica e que possui um patrimônio e uma diversidade de lugares imperdíveis: a Catedral de Reims, classificada como patrimônio mundial da UNESCO, as ruelas pitorescas e medievais de Troyes, o Ateliê de Essoyes, os vários quilômetros de caves em Epernay...
Cozinha regional ou pratos refinados garantem o prazer dos mais exigentes. E a Rota Turística do Champagne propõe a descoberta dos vinhedos, e dos segredos do vinho dos reis. Enquanto para os que gostam de compras, vale a pena aproveitar os preços excepcionais de prestigiadas marcas internacionais. Visitar a região é uma experiência formidável para conhecer a refinada arte de viver e a gastronomia francesas.
Foto: Divulgação/ Turismo Champagne
Traslados fáceis e rápidos
Patrimônios da UNESCO
Fotos: Divulgação/ Turismo Champagne
Os “Coteaux”, Maisons e Caves de Champagne foram oficialmente inscritas na lista dos Patrimônios Mundiais da UNESCO em Julho de 2015 e incluem:
•As prestigiosas Maisons de Champagne da cidade de Reims conhecida pela coroação de inúmeros reis
•As caves de giz e a famosa Avenida do Champagne em Epernay;
•Os antigos vinhedos ao redor do vilarejo de Dom Pérignon e;
•Os charmosos vilarejos da Champagne como Aÿ ou Mareuil-sur- Aÿ.
• Catedral Notre-Dame
51100 REIMS
A Catedral onde foram sagrados 33 reis da França é um dos mais belos símbolos da arte gótica. Entre seus 2.303 motivos esculpidos, o célebre “Anjo sorrindo”. A admirar também, no coro, os vitrais desenhados por Chagall. Em 2011 comemora-se os 800 anos desse grande sítio do patrimônio francês.
• Antiga Abadia real Saint-Remi
51100 REIMS
A basílica conserva o baú de Saint-Remi, o cardeal que batizou Clovis em 498. Quanto à antiga abadia real, ela abriga o museu de história e arqueologia da cidade.
• Palais du Tau
51100 REIMS
O palácio era a residência dos reis da França quando vinham para o coroamento. Até hoje abriga as esculturas da catedral e seu tesouro real.
• Basílica Notre-Dame
51460 L’EPINE
Essa obra de arte do gótico espanta por seu teto e pirâmides esculpidas e também pela centena de gárgulas. A descobrir ainda a tribuna de pedra e o sarcófago.
• Igreja Notre-Dame en Vaux
51000 CHALONS-EN- CHAMPAGNE
A antiga igreja tem duas torres com imponentes flechas cobertas por chumbo e magníficos vitrais do século XVI. Seu carrilhão é um dos mais importantes da Europa.
3 Cidades Imperdíveis
Na região há 3 cidades que são imperdíveis de se conhecer: Epernay, Reims e Troyes.
Foto: Divulgação/ Turismo Champagne
EPERNAY
4 RAZÕES PARA VISITAR... EPERNAY
1. 1h30 de distância de Paris de carro ou de trem;
2. Famosa por sua avenida onde se encontram grandes Maisons de Champagne como a Moët & Chandon. Classificada pela UNESCO;
3. 110 km de antigas caves e;
4. Ponto de partida ideal para visitar o vilarejo de Dom Pérignon (a 7 km).
Epernay, a capital da Champagne. Foto: Divulgação/ Turismo Champagne
Situada no coração do vinhedo, Epernay é internacionalmente conhecida como a “Capital da Champagne”. Esta linda cidadezinha será o ponto de partida perfeito para uma descoberta da Rota Turística do Champagne. A Avenida de Champagne é imperdível em Epernay, ela é a "Avenida Champs-Elysées" da região. Fica no bairro dos casarões de produção e do comércio de vinhos, abriga vários hotéis particulares do século XIX, de estilo renascentista ou clássico, e sedes de Maisons de champagne prestigiosas, como Moët et Chandon, Mercier e De Castellane...
Patrimônio Mundial, a Av. de Champagne é o equivalente à Av. Champs Elysées na região. Fotos: Divulgação/ Turismo Champagne
Em Epernay, o grande espetáculo acontece no subsolo, em suas caves. Com toda certeza não é possível passar pela cidade sem visitar as caves das grandes Maisons de champagne. O elevador panorâmico que conduz às caves da Maison Mercier é por si só uma verdadeira atração. Mais de 100 km de túneis cavados nos rochedos sob Epernay e contendo os tesouros de prestigiosos produtores.
Fotos: Divulgação/ Turismo Champagne
Depois de degustar uma taça de champagne, a sugestão é passear no centro e visitar as charmosas butiques.
Habits de Lumière, em Epernay
Os Habits de Lumière são três dias de festa organizada pela Prefeitura de Epernay e pelas maisons de champagne. Pode-se apreciar os espetáculos de rua, degustar uma taça nos bares de champagne, ver os shows, os fogos de artifício e a iluminação da Avenue de Champagne e suas casas.
Fotos: Divulgação/ Turismo Champagne
Também é possível assistir às demonstrações e degustações dos chefs estrelados, associados aos produtores regionais e às maisons de champagne.
Mais informações: habitsdelumiere.epernay.fr
TROYES
4 RAZÕES PARA VISITAR... TROYES
1. Cidade medieval repleta de cor e ruas típicas;
2. Nove estilos diferentes de igrejas e uma catedral;
3. Cidade romântica com seu enorme coração e;
4. O maior centro de compras outlet da Europa: mais de 200 lojas que representam mais de 400 marcas.
Foto: Divulgação/ Turismo Champagne
Troyes, cidade medieval, capital histórica da região de Champagne, seduz por sua arquitetura civil em madeira, por suas pequenas ruas pavimentadas, seus hotéis particulares ou ainda por seus numerosos museus. O patrimônio religioso também é onipresente, uma vez que a cidade possui nove igrejas classificadas, uma catedral e famosos vitrais.
Fotos: Divulgação/ Turismo Champagne
Puro acaso ou astúcia suprema, a cidade, que foi capital dos Condes de Champagne na Idade Média, soube, ao passar dos séculos, desenhar-se como a mais simbólica que se pode imaginar: uma rolha de champagne. A cidade é atravessada pelo Sena e fica a alguns quilômetros da Rota Turística do Champagne.
Foto: Divulgação
Troyes também é um alto lugar de compras da França. Marcada por uma longa tradição têxtil desde o século XVIII, a cidade oferece aos turistas uma grande variedade de grandes marcas a preços excepcionais em mais de 200 lojas.
Foto: Divulgação/ Turismo Champagne
REIMS
4 RAZÕES PARA VISITAR... REIMS
1. Paris > Reims: 45 min
(Trem TGV – alta velocidade);
2. Importante patrimônio reconhecido pela UNESCO: Catedral de Notre-Dame de Reims, Palácio do Tau e Abadia Saint-Remi;
3. Nove grandes Maisons de Champagne, das quais algumas caves datam do período galo-romano e;
4. Local do da coroação dos Reis da França. O tesouro real está exposto ao lado da Catedral no Palácio de Tau.
Fotos: Divulgação/ Turismo Champagne
Rota Turística da Champagne
Fotos: Divulgação/ Turismo Champagne
“A Champagne é a região de uma bebida real: o champagne. Inclusive, só é ‘champagne’ se for de Champagne!”
Se há um vinho que ultrapassa o simples estatuto de bebida, é o champagne, que no mundo inteiro simboliza celebração e festa. Antigamente, bebida da consagração dos reis, ele é um dos florões mais famosos da gastronomia e da arte de viver à francesa. Mais de 330 milhões de garrafas de champagne são vendidas por ano. O vinhedo de Champagne, que foi o primeiro a ter uma denominação de origem controlada, em 1908, abrange atualmente 34.000 hectares, o que significa 90% da região de denominação. Ele se estende por quatro regiões principais: “la Montagne de Reims”, “la Côte des Blancs”, “la Vallée de la Marne” e o vinhedo de Aube, “la Côte des Bar”. Nessa região de denominação controlada, apenas 3 uvas são autorizadas: Pinot Noir (vermelha), que traz os aromas de frutas vermelhas, a potência e o corpo; Pinot Meunier (vermelha), que é responsável pelo caráter “redondo” do vinho, e Chardonnay (branca) que dá a fineza e favorece a duração graças a seus aromas e ao seu grande frescor.
O champagne é obtido por uma segunda fermentação em garrafa e um envelhecimento mínimo de 15 meses para os bruts e de 3 anos para os milesimados. Apenas os vinhos provenientes da área de denominação Champagne podem se prevalecer da elaboração oficialmente chamada de “Méthode Champenoise”. Hoje em dia, 90% dos vinhedos da região pertencem aos 15.000 produtores locais, que após a colheita podem vender suas uvas às Maisons de Champagne ou confiá-las às cooperativas. Cerca de 5.000 entre eles utilizam sua colheita para elaborar os “Champagnes de Vignerons”, vinhos expressivos, marcados pelas particularidades de seu território.
As célebres maisons de Champagne (Moët & Chandon, Veuve-Clicquot, G.H. Mumm, Drappier...) são abertas à visitação. Uma oportunidade excelente para descobrir todos os segredos de fabricação do champagne: das origens de sua descoberta pelo monge Dom Pérignon aos métodos de produção atuais. É claro que toda visita guiada das caves termina com uma boa degustação desse precioso néctar, sinônimo de alegria e de festa, e que reflete tão bem a atmosfera que reina em Champagne. Explore também os quilômetros de caves sob a Avenue de Champagne, a “Champs-Elysées” local, em Epernay, antes de degustar os champagnes de renome mundial. Uma boa época para ir é no tempo das colheitas que acontecem no mês de setembro. Experiência única, em que o bom humor e a paixão por esse vinho reúnem todos os amantes do champagne.
Todos os anos no primeiro fim de semana de agosto acontece uma festa na região. Esse conceito, imaginado pelos produtores de vinho, consiste em um evento simultâneo em várias cidades que propõem festividades em torno do Champagne. Uma taça é o passaporte que permite a degustação nas caves abertas da Rota do Champagne em Festa. Com ela você vai descobrir as riquezas da região, as novidades, e sempre com o acompanhamento privilegiado dos viticultores, que dividem seu conhecimento e sua paixão.
Foto: Divulgação/ Turismo Champagne
Fotos: Turismo Champagne
Mais informações: www.routeduchampagne.com
Para descobrir os champagnes, siga a Rota Turística do Champagne, que se estende por cerca de 500 quilômetros em Marne et l’Aube com 80 pontos de parada. Organizados em 5 circuitos balizados, esses itinerários serpenteiam no meio dos vinhedos, conduzindo-o por magníficas vistas, vilarejos autênticos, antigos monastérios e imponentes castelos e igrejas. Os produtores de vinho lhe propõem uma visita personalizada, familiar e artesanal. Recomenda-se reservar a visita com antecedência para garantir a disponibilidade dos proprietários. As visitas podem ser pagas ou gratuitas, conforme o formato proposto.
Lista das maisons de Champagne
Aqui estão algumas propriedades que se pode visitar mediante reserva:
Reims
• Champagne Veuve Clicquot
• Champagne Vranken - Pommery
• Champagne Taittinger
Epernay
• Champagne Moët & Chandon
• Champagne Mercier
• Champagne De Castellane
Aube
• Champagne Drappier
• Champagne Château de Bligny
www.champagnechateaudebligny.com
Novidades
Foto: Turismo Champagne
Gastronomia
Foto: Divulgação/ Turismo Champagne
Biscuit rose de Reims
Ele é, junto com o champagne, um dos símbolos da gastronomia de Reims desde sua criação, em 1691. Fabricado pela “Fossier”, em Reims, sua textura única é capaz de absorver seu próprio volume em líquido, mantendo assim mesmo o seu aroma. O biscoito rosa é degustado mergulhando-o em uma taça de champagne, como manda a tradição.
Foto: Reprodução
Onde encontrar
• Biscuits Fossier (Boutique) - Reims - Tel: +33 (0)3 26 47 59 84
As Trufas
Caída no esquecimento no início do século XIX, a produção de trufas não pára de crescer desde há cerca de 20 anos, graças a um novo método de cultura.
Onde encontrar
•ASSOCIATION POUR LE DEVELOPPEMENT ET LA PROMOTION DE LA TRUFFE EN HAUTE-MARNE (ADT 52)
Président: Hervé LAVENARDE
Tél : +33 (0)3 25 30 58 10
Queijos
A região produz 2 queijos famosos e de denominação controlada, o Chaource e o Langres. O primeiro, em formato cilíndrico, é um queijo cremoso feito com leite de vaca, enquanto o Langres tem cor de laranja e possui uma cavidade em cima.
Onde encontrar
• Fromagerie de Mussy – Chaource
• Sindicato Interprofissional do Queijo de Langres
Le Rosé des Riceys
Esse vinho rosé é muito conhecido e procurado. Produto de exceção proveniente das caves de Champagne, o Rosé des Riceys é o vinho mais controlado da França, a tal ponto que ele não é produzido todos os anos. Esse vinho era muito apreciado na corte de Luis XIV, depois de ter sido descoberto pelo Rei-Sol.
Les Côteaux Champenois
Esses vinhos tintos (Pinot Noir) ou brancos (Chardonnay) são elaborados no território de produção de Champagne. Os mais conhecidos são os tintos de Bouzy e de Cumières.
O uísque da Montanha de Reims
Insólita na região, a Destilaria Guillon é produtora de single malt muito bom. A produção se apoia nos elementos naturais da região, como os cereais e a água pura.
Destilaria Guillon
Hameau de Vertuelle – Route de Verzy - 51150 LOUVOIS
Restaurantes e Estrelados Michelin
Foto: Divulgação/ Turismo Champagne
10 restaurantes estrelados no Guia Michelin, concentrados principalmente nas cidades de Epernay e Reims
REIMS
>GUIA MICHELIN (3 estrelas)
• L’ASSIETTE CHAMPENOISE***
51430 TINQUEUX Tel 00 33 3 26 84 64 64 - Fax 00 33 3 26 04 15 69
>GUIA MICHELIN (2 estrelas)
•CHATEAU LES CRAYERES** Restaurant Le Parc - 51100 REIMS
Tel 00 03 26 24 90 00 - Fax 00 03 26 24 90 01
>GUIA MICHELIN (1 estrela)
• RACINE - 51100 REIMS
Tel 00 33 3 26 35 16 95 - www.racine.re
• LE FOCH* - 51100 REIMS
Tel 00 33 3 26 47 48 22 - Fax 00 33 3 26 88 78 22
• LE MILLENAIRE* - 51100 REIMS
Tel 00 33 3 26 08 26 62 - Fax 00 33 3 26 84 24 13
• LE GRAND CERF* - 51500 MONTCHENOT
Tel 00 33 3 26 97 60 07 - Fax 00 33 3 26 97 64 24
>BONS ENDEREÇOS
• CAFE DU PALAIS - 51100 REIMS
Tel 00 33 3 26 47 52 54 - Fax 00 33 3 26 47 93 77
• L’APOSTROPHE - 51100 REIMS
Tel 00 33 3 26 79 19 89 -Fax 00 33 3 26 79 19 80
www.restaurant-lapostrophe.com
• LE BOULINGRIN - 51100 REIMS
Tel 00 33 3 26 40 96 22 - Fax 00 33 3 26 40 03 92
• BRASSERIE EXCELSIOR - 51100 REIMS
Tel 00 33 3 26 91 40 50 - Fax 00 33 3 26 91 40 54
• LA VIGNERAIE - 51100 REIMS
Tel 00 33 3 26 88 67 27 - Fax 00 33 3 26 40 26 67
EPERNAY e arredores
>GUIA MICHELIN (1 estrela)
•LA BRIQUETERIE* - 51530 VINAY
Tel 00 33 3 26 59 99 99 - Fax 00 33 3 26 59 92 10
• LES BERCEAUX* - 51200 EPERNAY
Tel 00 33 3 26 55 28 84 - Fax 00 33 3 26 55 10 36
www.lesberceaux.com
>BONS ENDEREÇOS
• LA TABLE KOBUS - 51200 EPERNAY
Tel 00 33 3 26 51 53 53 -
• LES GRAINS D’ARGENT - 51530 DIZY
Tel 00 33 3 26 55 76 28 - Fax 00 33 3 26 55 75 96
• RESTAURANT DE L’ABBAYE - 51160 HAUTVILLERS
Tel 00 33 3 26 59 44 79 - Fax 00 33 3 26 59 45 36
• LE THEATRE - 51200 EPERNAY
Tel 00 33 3 26 58 88 19 - Fax 00 33 3 26 58 88 38
www.epernay-rest-letheatre.com
TROYES e arredores
>BONS ENDEREÇOS
• LA MIGNARDISE - 10000 TROYES
Tel 00 33 3 25 73 15 30
• L’ILLUSTRE - 10000 TROYES
Tel 00 33 3 25 40 00 88 - Fax 00 33 3 25 40 00 29
• ROUGE ET NOIR - 10000 TROYES
Tel 00 33 3 25 43 68 27
• LE VALENTINO - 10000 TROYES
Tel 00 33 3 25 73 14 14 - Fax 00 33 3 25 41 36 75
• CHEZ FÉLIX - 10000 TROYES
Tel 00 33 3 10 94 03 03
As festas juninas de Reims
Foto: Divulgação/ Turismo Champagne
No início de junho, essas festas acontecem em um ambiente medieval, em que o público passeia de charrete por um mercado que reproduz essa época. Acontece também um grande espetáculo musical e de luzes, e os espectadores podem admirar o Grande Cortejo dos Reis da França sagrados em Reims (2.000 figurantes com o vestuário da época acompanham Joana d’Arc e Carlos VII).
Festas de Natal
Foto: Divulgação/ Turismo Champagne
Todos os anos a região se ilumina quando se aproxima o Natal. Não perca o mercado de Natal de Reims, um dos maiores da França, com seus 120 quiosques e suas animações no centro da cidade. Ele abre do fim de novembro ao fim de dezembro.
CASTELOS & COMPRAS
Foto: Divulgação/ Turismo Champagne
• Visitas imperdíveis:
Château de la Motte-Tilly
www.la-motte-tilly.monuments-nationaux.fr
Château de Bligny: (Maison de Champagne)
www.champagnechateaudebligny.com
• Estadas em Castelo
Château d’Etoges - www.etoges.com
RELAIS & CHATEAUX
Os 3 hotéis Relais&Châteaux da Champagne também o esperam para uma estada inesquecível:
Château Les Crayères *****
Hostellerie La Briqueterie *****
L'Assiette Champenoise *****
40 avenue Paul Vaillant-Couturier - 51430 - Tinqueux
Tel 00 33 3 26 84 64 64
Enfim, não esqueça de dar uma passada nas lojas de fábrica em Troyes, onde você poderá fazer compras a preços muito interessantes. Mais de 200 lojas das maiores marcas o esperam com descontos de 30% a 80%!
McArthur Glen Troyes
www.mcarthurglen.com/fr/mcarthurglen-troyes/fr
Marques Avenue Troyes
www.marquesavenue.com/Troyes-Mode
Marques City
Assista ao video com os principais atrativos turísticos da linda região de Champagne.