Com ampla programação entre os meses de setembro e outubro, cidade francesa recebe visitantes do mundo todo

 

vindima grand barrail

Fotos do Château Grand Barrail Hotel (Crédito Divulgação)

 

Conhecer a pequena Saint-Émilion nos meses de setembro e outubro é ainda mais especial para os amantes do vinho. A cidade francesa de apenas 2 mil habitantes e considerada Patrimônio Mundial da Unesco fica a apenas 40 minutos de Bordeaux, a tradicional região vinícola da França, e todos os anos prepara a sua festa da vindima, uma celebração que dá início à atual temporada de colheita das uvas.

 

Ban des Vendanges, cerimônia oficial que autoriza a colheita, marca o início das festividades, realizadas entre os dias 21 e 22 de setembro. Na ocasião, o vilarejo medieval organiza uma intensa programação de atividades, entre apresentações de música clássica, visitas a monumentos históricos, incluindo a Igreja Monolítica - esculpida em calcário no século 12, é a maior igreja medieval subterrânea na Europa -, além de caminhadas por entre os vinhedos seguidas de degustação gratuita.

 

Já entre os dias 12 e 13 de outubro, durante a "Fête de la Vendange" (festa da vindima), os visitantes de todas as partes podem acompanhar de perto a colheita de uva e a produção da bebida. Basta encontrar a vinícola ou Château favorito, reservar previamente e participar da degustação de uma ampla variedade de rótulos, tour por adegas, workshops sobre o processo de vinificação, apresentações de danças tradicionais e música.

 

Segundo registros históricos, as primeiras videiras no terroir Saint-Émilion foram plantadas por romanos no século 2. Hoje, os vinhos são mundialmente consagrados devido às suas características geológicas e diversidade de solos e subsolos. O relevo em declives e um clima temperado, com chuvas distribuídas por todo ano, proporcionam um ambiente adequado para a viticultura das castas que combinam Merlot, em sua maioria, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Malbec.

 

Bem em meio aos vinhedos, o Château Grand Barrail é uma das mais impressionantes propriedades 5 estrelas do destino e lugar ideal para aproveitar toda a celebração em torno do vinho. Instalado em um castelo do início do século 20, dispõe de 46 espaçosas suítes distribuídas em quatro prédios, que foram inteiramente renovados pelo premiado arquiteto francês Jean-Philippe Nuel, em 2019, em um projeto que adicionou elementos contemporâneos ao seu estilo clássico.

 

Entre as diversas experiências que podem ser organizadas pela equipe de concierge do hotel, uma delas é degustar uvas diretamente no meio das videiras e também dos barris das safras de 2023 do Château Fonroque St Emilion, e seguir para o hotel para uma refeição com o chef Quentin Merlet.

 

Membro da coleção Small Luxury Hotels of the World, o castelo está cercado por um parque natural de três hectares e conta ainda com piscina climatizada ao ar livre, spa privativo em colaboração com a marca francesa Sothys, restaurante de menu criativo e carta com os melhores vinhos do sudoeste da França.

 

Pin It