Campos de Lavanda em Brihuega (Guadalajara). Foto: © Festival de Lavanda de Brihuega

 

Uma das melhores épocas para conhecer a Espanha

 

Você sabe o que se diz na Espanha? Na primavera até o sangue se altera! Isso é porque mais ou menos quando começa esta estação, em 20 de março, até que termina, em 21 de junho, as temperaturas ficam amenas, começa a época de florações e os bares com mesas ao ar livre ficam cheios de gente com vontade de deixar para trás o inverno e de aproveitar que há mais horas de luz solar. Veja aqui alguns planos perfeitos para esta estação. Prepare sua câmara para visitar os campos de cerejeiras e amendoeiras mais impressionantes do país, bonitas cachoeiras nos Parques Nacionais, ou a decoração de varandas com flores como gerânios. E pode ir se esquecendo do casaco.

 

Fotografar florações espetaculares

 

 Casal no meio de cerejeiras em flor no Vale do Jerte (Extremadura)

Casal no meio de cerejeiras em flor no Vale do Jerte (Extremadura). Foto: © Turismo de Extremadura

 

Você já experimentou alguma vez o que significa ter um milhão e meio de cerejeiras florindo ao seu redor? Este “milagre paisagístico” que cobre tudo de branco ocorre no Vale do Jerte (Extremadura) em março ou abril, dependendo do tempo, e vale a pena contemplá-lo pelo menos uma vez na vida.Quer mais florações para organizar uma viagem? Também “acordam” nessas datas as mais de 50.000 cerejeiras do Vale de Las Caderechas, em Burgos, e as da Sierra Mágina, em Jaén. Por sua parte, a cidade de Nalda, em La Rioja, comemora a Festa das Ameixeiras em Flor, e nos campos de Cieza (na Região de Múrcia) florescem as árvores frutíferas.No final de abril é a vez de Astúrias e sua famosa Região da Sidra se você quer presenciar a floração das macieiras. Entre maio e junho, Gredos Norte (Ávila) se converte na Capital Mundial do Piorno em Flor e fica tingida de tons amarelados. E já entrando no verão, em julho tem cada vez mais fama o Festival da Lavanda de Brihuega (Guadalajara), quando os campos adquirem uma cor roxa irresistível para qualquer instagrammer.

 

Natureza cheia de vida nos Parques Nacionais

 

Os 16 Parques Nacionais espanhóis parecem experimentar uma explosão de vida nestas datas. Paisagens como as do Ordesa e Monte Perdido (Huesca) ou as dos Lagos de Covadonga (Astúrias) no meio da montanha são espetaculares. Também é o momento para contemplar aves, cervos e linces no Doñana (Andaluzia) ou para fazer caminhadas pelos diferentes roteiros.

 

Contemplar cachoeiras em seu máximo esplendor

 

Cachoeira de Aigues Pases, em Benasque (Huesca, Aragón)

Cachoeira de Aigues Pases, em Benasque (Huesca, Aragón). Foto: © Turismo de Benasque

 

Também é a melhor época para ver de perto cachoeiras, e você encontrará algumas impressionantes como a do Pozo de los Humos, nas Arribes del Duero (Salamanca), o Salto do Nervión (entre Álava e Burgos), os Chorros del Río Mundo (Albacete) e o nascimento do rio Cuervo (Cuenca).

 

Viver as festas mais coloridas

 

Festa Temps de Flors, em Girona (Catalunha)

Festa Temps de Flors, em Girona (Catalunha). Foto: © Temps de Flors

 

As flores também são as protagonistas de algumas das festas mais coloridas da Espanha. Talvez a mais conhecida seja a dos Pátios de Córdoba, em maio (declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO), quando você pode passear pelos pátios mais bonitos da cidade que competem para conseguir as decorações mais bonitas com vasos de gerânios, cravos e jasmins. Também em maio ocorre em Girona o Temps de Flors (tempo de flores) e os pátios, monumentos e lugares da cidade ficam cheios de plantas e espaços florais.E ainda sobre as flores, em junho o Corpus Christi acontece em lugares como ToledoSan Cristóbal de La Laguna (Tenerife), Sitges (Barcelona) ou Ponteareas (Pontevedra) e as ruas são decoradas com enormes tapetes feitos de pétalas.

 

Fazer parte da Semana Santa, de Sant Jordi ou da Feria de Abril

 

Feira de Abril em Sevilha (Andaluzia)

Feira de Abril em Sevilha (Andaluzia). Foto: © Turismo de Sevilla

 

Indo além das flores, estas três são as festas por excelência desta estação. A Semana Santa (entre março e abril) tem um caráter religioso, as procissões que são organizadas têm séculos de tradição e você certamente vai se surpreender com a emoção que paira no ar.O dia 23 de abril é a festa por excelência de Barcelona: Sant Jordi, e a tradição manda presentear com livros e rosas.Entre abril e maio, é a vez de Sevilha e sua Festa Popular de Sevilha, quando as barracas do seu recinto da feira ficam cheias de gente dançando sevilhanas e se divertindo.

 

Visitar uma cidade: tempo de mesas ao ar livre e jardins urbanos

 

Puerta de Alcalá, em Madri

Puerta de Alcalá, em Madri. Foto: © Diego Muñoz Suárez

 

Aproveitando que ainda não chegaram as altas temperaturas do verão, dá gosto passear pelas cidades espanholas na primavera. Pegue seus óculos de sol para provar as tapas mais inovadoras nos terraços em cima dos hotéis ou nos renovados mercados gastronômicos.Outro roteiro muito primaveril é conhecer parques urbanos famosos, como o Retiro, em Madri, ou o Park Güell em Barcelona, ou jardins botânicos como o de Marimurtra (em Blanes, Girona), com uma impressionante vista para o mar e considerado um dos melhores jardins botânicos mediterrâneos de toda a Europa.

 

Andar em um trem turístico

 

Trem Transcantábrico

Trem Transcantábrico. Foto: © Trenes Turísticos Renfe

 

Entre os meses de abril e maio, os trens turísticos mais famosos da Espanha estão em funcionamento. Você tem muitas opção para poder escolher: o Transcantábrico pelo norte da Espanha, o Al Andalus pela Andaluzia, o Trem dels llacs pelos lagos dos Pirineus (em Lleida), o trem dedicado à figura de Cervantes, que vai de Madri até Alcalá de Henares... A maioria são trens antigos, e alguns deles são exemplos de autênticos palácios sobre trilhos, como o Transcantábrico Gran Lujo. Uma verdadeira experiência para conhecer a Espanha de uma maneira diferente.

 

 

Pin It