Turista em Cuenca, Castilla-La Mancha. Foto: Turismo de España

 

Este ano a Espanha lhe aguarda por diferentes motivos. Em 2023 estão programados diversos eventos e comemorações especiais que farão da sua viagem uma experiência única. Tome nota dos destinos a seguir, pois com eles você certamente vai acertar em cheio nas suas férias.

 

Comemoração Picasso 1973-2023

 

Estátua de Pablo Picasso na praça de la Merced em Málaga, Andaluzia

Estátua de Pablo Picasso na praça de la Merced em Málaga, Andaluzia. Foto: Turismo de España

 

O dia 8 de abril de 2023 marca o quinquagésimo aniversário do falecimento de Pablo Picasso. Esta celebração marca uma ampla programação de exposições, congressos e atividades culturais que, ao longo do ano, vão ocorrer em diferentes cidades espanholas especialmente relacionadas à vida e obra do genial artista. Durante este “Ano Picasso”, os museus e centros culturais de MálagaBarcelonaMadri e La Coruña oferece a oportunidade única de conhecer melhor o legado de um dos nomes indiscutíveis da história da arte. Você pode consultar a agenda completa na página www.celebracionpicasso.es.

 

Ano Sorolla

 

 Jardins do Museu Sorolla em Madri

Jardins do Museu Sorolla em Madri. Foto: © Lena Ivanova

 

Joaquín Sorolla, o famoso “pintor da luz”, é outro protagonista da agenda cultural de 2023 -especialmente em Madri e Valência -, em razão da comemoração do centenário de sua morte. Em Madri, o Museu Sorolla e sua exposição temporária “Sorolla. Origens” são uma visita obrigatória. Também são prestadas homenagens ao pintor valenciano no Museu do Prado com a exposição “Retratos de Joaquín Sorolla”, enquanto no Palácio Real você pode apreciar sua arte de uma forma surpreendente com a exposição imersiva “Sorolla através da luz”. 

 

No final de março, “Sorolla. Origens” chega a Valência, no Museu de Belas Artes, que a partir do verão vai expor também a “Coleção Masaveu. Sorolla”. O programação de comemorações da cidade natal do artista inclui visitas guiadas aos locais do centro histórico que marcaram sua vida e um menu gastronômico especial inspirado em sua obra, elaborada pelo renomado chef Jorge de Andrés. E você ainda encontrará mais destinos, como Barcelona e Alicante, que se somam a este ”Ano Sorolla“ com as exposições ”Sorolla. Caçando impressões“ e ”Sorolla e a pintura valenciana de seu tempo. Diálogos e contrastes“, respectivamente.

 

Velázquez em Sevilha

 

Estátua de Diego Velázquez em Sevilha, Andaluzia

Estátua de Diego Velázquez em Sevilha, Andaluzia. Foto: Turismo de España

 

Em 6 de outubro de 1623, o jovem Diego Velázquez foi nomeado pintor do rei Felipe IV. Sevilha, a cidade onde ele nasceu e cresceu, prepara este ano uma programação com diversas atividades para celebrar o 4º centenário deste momento crucial na vida do autor de ”As meninas“.  Exposições, ciclos de conferências, filmes, concertos ou um grande desfile do Tercio de Olivares, entre outros eventos, vão recordar o grande maestro do Século de Ouro espanhol. Além disso, em outubro, coincidindo com a comemoração, a Casa Natal de Velázquez abrirá suas portas ao público após finalizar sua reforma.

 

Cuenca: Capital Espanhola de Gastronomia 2023

 

Cuenca, em Castilla-La Mancha

Cuenca, em Castilla-La Mancha. Foto: Turismo de España

 

A cidade das famosas Casas Suspensas serão este ano um destino imperdível para os amantes da boa mesa. Com uma cozinha que se destaca pela diversidade de seus produtos e pela inovação em seus pratos, Cuenca celebrará sua nomeação como capital gastronômica organizando uma infinidade de atividades: menus especiais, jornadas, workshops, degustações... Uma ótima oportunidade para visitar esta cidade Patrimônio da Humanidade e saborear algumas das suas receitas mais conhecidas como o morteruelo, o ”ajo arriero“, os assados, as migas com ovo ou o alajú (uma deliciosa sobremesa de origem árabe feita com amêndoas e mel).

 

Ano Jubilar Lebaniego 2023/2024

 

Ano Jubilar Lebaniego, abertura da Porta do Perdão

Ano Jubilar Lebaniego, abertura da Porta do Perdão. Foto: © Turismo de Cantabria

 

A Cantábria celebra em grande estilo o Ano Jubilar Lebaniego com uma programação completa de atividades culturais e outras relacionadas com o Caminho Lebaniego e a peregrinação ao Mosteiro de São Turíbio de Liébana, famoso por abrigar o Lignum Crucis: o maior fragmento da Cruz de Cristo.

 

Por ocasião do Ano Santo, a Porta do Perdão abre no dia 16 de abril e oferece mais de 400 atividades, entre exposições, eventos esportivos, shows de artes cênicas, programas gastronômicos e concertos de artistas conhecidos como Andrea Bocelli, Muse e Ara Malikian.

 

Você pode aproveitar para fazer parte deste roteiro de peregrinação, para conhecer algumas das paisagens mais fascinantes dos Picos de Europa ou para se hospedar em povoados que parecem ter saído de contos de fadas, como Potes.

 

Pin It