Um dos melhores lugares do mundo para aproveitar o universo

esp la palma

Turista admirando o céu no mirante do cume de Fuente Nueva em La Palma, Ilhas Canárias. Foto: © Visit La Palma - Abián San Gil

 

Você sabia que a ilha canária de La Palma é um dos melhores lugares do planeta para observar as estrelas? A conhecida como a “Ilha Bonita” é a primeira Reserva Starlight do mundo e, graças a isso, ela está protegida para evitar a contaminação lumínica. Além disso, desde 2012 se tornou Destino Turístico Starlight. E o que isso significa? Poderá realizar muitas atividades para admirar o universo respeitando sempre o ambiente. 

 

Se você sempre sonhou com observar outros planetas ou até outras galáxias, ou se deseja ver por dentro algum dos telescópios mais importantes do mundo, La Palma é seu destino. Venha conhecer esta Reserva da Biosfera, onde quase poderá tocar as estrelas com a mão.

 

Visita no interior do Observatório do Roque de los Muchachos em La Palma, Ilhas Canárias

Visita no interior do Observatório do Roque de los Muchachos em La Palma, Ilhas Canárias. Foto: © Canary Live Experience - Raico Hernández - Antonio González

 

Visitar por dentro o Observatório de Roque de los Muchachos

 

Trata-se de um dos complexos de telescópios mais completos do mundo. Poderá encontrá-lo no ponto mais alto da ilha, a 2.400 metros, porque as vistas ali são incríveis. Até é possível observar as ilhas vizinhas de Tenerife, Gomera e El Hierro. Além disso, este observatório organiza visitas guiadas diurnas com pessoal especializado. Eles até mostrarão o interior de um telescópio e explicarão seu funcionamento.

 

Turista admirando o vulcão Teneguía em La Palma, Ilhas Canárias

Turista admirando o vulcão Teneguía em La Palma, Ilhas Canárias. Foto: © Visit La Palma - Abián San Gil

 

Percorrer trilhas e mirantes astronômicos

 

Escolha entre várias trilhas astronômicas que percorrem boa parte de La Palma, como a rota do Roque de los Muchachos, a rota das estrelas, a rota da lua cheia ou a rota do sol. Estas trilhas passam perto de telescópios profissionais, como o Grande Telescópio das Canárias (o maior telescópio óptico do mundo), ou de petróglifos que podem estar conectados com a forma em que os antigos habitantes se relacionavam com o céu (solstícios, equinócios, etc.)

 

Ao longo de toda a ilha encontrará até 16 mirantes astronômicos em lugares tão variados como a praia de Los Guirres, o vulcão San Antonio ou o imponente Parque Nacional da Caldeira de Taburiente. Cada mirante tem cartazes com uma temática diferente: constelações, planetas, a Lua... Encontre aqui informações sobre cada um e faça o download de um mapa que será útil. Sempre consulte, antes de cada excursão, o acesso de estradas e o estado de cada trilha, pois algum deles pode estar cortado como consequência da última erupção vulcânica.

 

Turistas aproveitando uma experiência astronômica em La Palma, Ilhas Canárias

Turistas aproveitando uma experiência astronômica em La Palma, Ilhas Canárias. Foto: © Visit La Palma - Enrique Navarro

 

Viver experiências astronômicas com um guia profissional

 

Reserve uma de suas noites em La Palma para fazer uma viagem às estrelas. Isso é o que sentirá ao reservar um tour astronômico. Trata-se de uma excursão a um ponto da ilha escuro, em que um guia ajudará a identificar constelações, reconhecer outros planetas, indagar sobre outras galáxias... E tudo com o apoio dos telescópios mais atuais.

 

E não é a única atividade que poderá aproveitar. Também pode realizar uma rota de astrofotografia pelas paisagens mais fotogênicas da ilha, para praticar a fotografia noturna, ou um percurso de arqueoastronomia, em que descobrirá como os primeiros habitantes da ilha (os Awara) adoravam o Sol, a Lua e algumas estrelas.

 

Casa de turismo rural com denominação Starlight em La Palma, Ilhas Canárias

Casa de turismo rural com denominação Starlight em La Palma, Ilhas Canárias. Foto: © Visit La Palma - Enrique Navarro

 

Alojar-se em um estabelecimento Starlight

 

Aproveitar o céu noturno de La Palma é uma experiência única. E fazer isto com o conforto de um alojamento preparado para isso é ainda melhor. Na ilha encontrará diferentes hotéis e casas rurais “astrotematizadas”. Isto quer dizer que contam com instrumentos para a observação do céu, como telescópios, binóculos, etc.

 

Além disso, verá que estes alojamentos estão situados em pontos da ilha afastados completamente de qualquer contaminação lumínica e onde é possível obter amplas panorâmicas do firmamento.

 

Detalhe das salinas de Fuencaliente, em La Palma, Ilhas Canárias

Detalhe das salinas de Fuencaliente, em La Palma, Ilhas Canárias. Foto: © Visit La Palma - Eduardo Armas

 

“Comer o sol”

 

Você quer comer o Sol, ver e degustar a atmosfera de alguns planetas e gases de nebulosas? Isto é o que oferece, por exemplo, um menu temático de alguns dos restaurantes da ilha, que também apostam pelo astroturismo.

 

Poderá encontrar este tipo de restaurantes em diferentes pontos da ilha: de uma exploração salineira do extremo sul de La Palma a terraços com vistas para o mar.

 

Alguns deles possuem telescópios, binóculos, projeção de imagens de constelações, astrofotos...

 

Como fã da gastronomia, também pode visitar uma adega Starlight, onde poderá experimentar um ótimo vinho típico da ilha enquanto recebe explicações do céu noturno. 

 

Detalhe do passeio das estrelas de Santa Cruz de La Palma, em La Palma, Ilhas Canárias

Detalhe do passeio das estrelas de Santa Cruz de La Palma, em La Palma, Ilhas Canárias. Foto: © Visit La Palma - Eduardo Armas

 

Caminhar pelo passeio das estrelas da ciência

 

Pode encontrá-lo na capital da ilha, Santa Cruz de La Palma, concretamente no princípio da avenida Marítima. Ali as estrelas não pertencem ao mundo do cinema, mas são uma homenagem a figuras como Stephen Hawkings, Samuel C.C. Ting, Takkaki Kajita ou Alekséi Leónov. 

 

Pare para observar o céu com calma. Poucos lugares no mundo têm tantas opções para desfrutá-lo como La Palma.

Pin It