Inglaterra sustentável: Sussex e Bristol  

Um casal aprecia as paisagens serenas do South Downs National Park, em Seaford Head. Foto: East Sussex,Brighton & Hove,West Sussex LVEP/James Ratchford

A Inglaterra oferece experiênciais sustentáveis para todos os gostos – do charme do interior em Sussex à atmosfera descolada de Bristol

Experiências sustentáveis em Sussex 

Com paisagens impressionantes, rica biodiversidade e um compromisso com práticas sustentáveis, Sussex, uma região costeira ao sul da Inglaterra, vem se consolidando como um destino cada vez mais procurado por viajantes conscientes. Entre as colinas onduladas do Parque Nacional de South Downs e as praias tranquilas de Camber Sands, é possível se conectar com a natureza apoiando iniciativas de conservação. De fazendas biodinâmicas a trilhas em reservas naturais protegidas, Sussex oferece uma maneira autêntica e responsável de explorar o interior inglês — ideal para amantes da natureza, aventureiros, apaixonados por cultura e gastrônomos exigentes. 

Atividades ecológicas imperdíveis 

Instalação artística no Jardim Botânico Wakehurst, em West Sussex — um convite visual à biodiversidade e à conexão criativa com o meio ambiente. Foto: East Sussex,Brighton & Hove,West Sussex LVEP/James Ratchford/Rhiannon Williams 

Com seus parques naturais e praias escondidas a galerias de arte contemporânea de destaque, Sussex reúne uma gama variada de experiências sustentáveis. Comece pelo South Downs National Park, com suas icônicas colinas de giz, além de vales e paisagens repletos de vida selvagem, incluindo trilhas cênicas e rotas para ciclismo. O topo das falésias de Seven Sisters, próximo a Eastbourne, oferece vistas cinematográficas do litoral, além do acesso ao Seven Sisters Country Park — que inclusive serviu de cenário para a nova adaptação de “Wicked” (2025). Para uma experiência verdadeiramente mágica, espere o anoitecer e dirija-se a um dos pontos de observação de céu noturno do parque para se encantar com as estrelas. 

Os apaixonados por natureza não podem deixar de visitar Wakehurst, o Jardim Botânico Selvagem de Kew, a poucos minutos da estação de Haywards Heath, na região de High Weald, West Sussex. Com 200 hectares de campos, áreas úmidas e florestas, o local é um verdadeiro refúgio de biodiversidade. Caminhe por trilhas sazonais, conheça o Millennium Seed Bank ou participe de uma visita guiada para aprender mais sobre conservação global de plantas. Para um passeio à beira-mar, explore as dunas naturais de Camber Sands Beach ou descubra os habitats protegidos da Rye Harbour Nature Reserve. Ambos os locais proporcionam momentos de tranquilidade e contribuem com os esforços de preservação locais. Para os que buscam adrenalina, o Kitesurf Centre em Camber Sands oferece aulas que aliam esporte e consciência ambiental. 

Para um passeio que combinaarte e sustentabilidade, a rota Bloomsbury, um serviço de ônibus operado aos sábados pela Cuckmere Buses (linha 25), leva os visitantes até a Charleston House, antiga residência do grupo Bloomsbury — círculo de artistas e escritores modernistas do início do século XX. Conhecida pelos interiores vibrantes e por ter sido um importante polo criativo, a casa hoje funciona como museu e promove exposições e oficinas. O charmoso jardim da propriedade traduz o espírito artístico e boêmio do grupo. A linha de ônibus é uma maneira ecológica de visitar Charleston e outros marcos culturais ao longo do caminho, como a Anne of Cleves House e o Castelo de Lewes

Outro transporte sustentável é o Cuckmere Valley Rambler Bus (linha 47), que opera aos fins de semana e feriados. A rota começa na estação de Berwick, passa pela charmosa vila de Alfriston e retorna à estação via Seven Sisters Country Park, Litlington, Lullington e Wilmington. Com paradas flexíveis, o trajeto oferece uma maneira prática e sustentável de conhecer vilarejos e pubs locais. Já a Sussex Modern Coastal Culture Trail conecta pontos culturais como as galerias Towner Eastbourne e Hastings Contemporary, em um percurso costeiro de 29 km ideal para caminhadas e passeios de bicicleta. 

Para uma viagem ao passado, embarque na Bluebell Railway — uma ferrovia histórica movida a vapor que preserva locomotivas clássicas e proporciona um passeio cênico e de baixo impacto ambiental pelo interior de Sussex. Em East Sussex, o renomado teatro de ópera Glyndebourne se destaca por seu compromisso com a sustentabilidade, com projetos de energia renovável e manutenção ecológica dos jardins. Para relaxar, visite os jardins de Nymans — propriedade do National Trust — que valoriza plantas nativas e práticas de jardinagem responsáveis. 

selvagens, a Wild Human oferece atividades imersivas ao ar livre, como aulas de técnicas de sobrevivência, nado em águas naturais e vivência na natureza da Cumbria. Já os mais aventureiros podem se embrenhar nas profundezas da Honister Slate Mine, onde escaladas em via ferrata e passeios subterrâneos revelam o patrimônio industrial da região com doses de adrenalina. 

 
Nenhuma visita ao Lake District está completa sem um passeio pelas águas. Cruze o Lago Windermere com a Windermere Lake Cruises, que oferece desde tours panorâmicos a bordo até viagens em barcos a vapor pelo maior lago da Inglaterra. Já em Ullswater, os passeios com a Ullswater Steamers proporcionam outra jornada cênica, navegando por montanhas e vales que pouco mudaram desde a época de Wordsworth. 

Sabores sustentáveis: gastronomia e bebidas com consciência ambiental 

Passeio entre as parreiras do Bluebell Vineyard, em Uckfield — um cenário onde a produção de vinhos sustentáveis se entrelaça com o charme do interior inglês. Foto: VisitBritain 

Para quem aprecia boa comida e bebida, Sussex é um paraíso de experiências eco-friendly. Comece pela Plaw Hatch Farm, uma fazenda biodinâmica na borda da floresta de Ashdown. Por lá, os visitantes exploram métodos sustentáveis de cultivo, conhecem os animais e compram produtos orgânicos como queijos e vegetais sazonais. 

As tours de gastronomia em Sussex, como a Brighton Food Tours ou a Vineyard and Cheesemaker Bus Tour, revelam a complexidade dos sabores locais. Com visitas guiadas às principais vinícolas, fazendas e mercados da região, essas experiências proporcionam degustações de pratos sazonais feitos com ingredientes locais. Para os amantes de queijo, a High Weald Dairy é parada obrigatória: a produção combina métodos tradicionais com práticas sustentáveis. A tour guiada inclui degustação de queijos orgânicos premiados e uma imersão na herança gastronômica da região. 

Os apreciadores de vinho também têm muito o que explorar. Na Nutbourne Vineyards, em Pulborough, West Sussex, métodos de produção ecológicos resultam em vinhos premiados. A visita guiada pela vinícola permite conhecer suas práticas sustentáveis e degustar os rótulos. Outra parada imperdível é a Rathfinny Wine Estate, próxima à vila de Alfriston, East Sussex — famosa por seus espumantes produzidos com impacto ambiental mínimo. É possível harmonizar a degustação com refeições preparadas com ingredientes locais em um dos restaurantes da propriedade. 

Para uma experiência rústica e sofisticada, conheça o restaurante The Pig in the South Downs, nas proximidades de Arundel. Celebrado pelo conceito do “menu 25 milhas”, o restaurante utiliza quase todos os ingredientes de sua horta ou de fornecedores próximos ( até 40 km de distância dali, ou seja, 25 milhas). Com foco em sustentabilidade e sabores regionais, a proposta é de uma culinária farm-to-table que valoriza o ‘terroir’ local. 

Durante os passeios, vale experimentar cervejas artesanais e sidras locais — como as produzidas pelas tradicionais cervejarias Harvey’s e Long Man — nos pubs da região. Muitos desses estabelecimentos adotam práticas ecológicas e priorizam parcerias com produtores locais. Para finalizar o roteiro gastronômico sustentável, visite uma das diversas feiras de produtores de Sussex. De Chichester a Lewes, os mercados oferecem alimentos frescos, orgânicos, pães artesanais e peças de artesanato, sempre com foco em produtos regionais. 

Hospedagens ecológicas em Sussex 

Sussex oferece uma seleção de hospedagens sustentáveis que vai de glampings em meio à natureza a hotéis com certificações ambientais. Cada estadia proporciona uma conexão genuína com o meio ambiente — sem abrir mão do conforto. 

No coração do Parque Nacional de South Downs, o Housedean Farm Campsite é uma ótima opção para os entusiastas da vida ao ar livre. Com banheiros compostáveis e estrutura off-grid, o local oferece cabanas e pods ecológicos em um cenário de colinas e céu estrelado. Para uma experiência ainda mais isolada, o The Secret Campsite, nos arredores de Lewes, oferece yurts e tendas em meio à natureza, priorizando o contato com a vida selvagem. 

Wowo Campsite, situado em uma floresta tranquila perto de Uckfield, também é conhecido pelo compromisso com a sustentabilidade. O local conta com sanitários compostáveis, chuveiros movidos a energia solar, um spa selvagem e diversas opções de glamping. Já o Bensfield Treehouse, nos arredores de Wadhurst, proporciona uma estadia única: uma casa na árvore construída ao redor de um carvalho centenário. Para quem prefere uma floresta privativa, o Beech Estate, próximo à cidade de Battle, oferece tendas espaçosas e áreas de camping com estrutura off-grid, fogões a lenha e iluminação solar. A propriedade também promove a conservação ambiental por meio da proteção ativa de habitats florestais e incentivo à biodiversidade. 

6 dicas para uma estadia sustentável em Bristol, 10 anos após o título de Capital Verde da Europa 

Mercado de frutas e vegetais em Clifton Village, Bristol — um exemplo vivo da valorização dos alimentos frescos, sazonais e produzidos localmente. Foto: VisitBritain/Pinzutu 

Em 2015, Bristol se tornou a primeira cidade do Reino Unido a receber o título de Capital Verde da Europa, sendo reconhecida por sua “abordagem progressista, criativa e consciente ao modo de vida urbano.” Uma década após conquistar esse prestigiado reconhecimento, Bristol figura como a cidade inglesa com melhor desempenho no mais recente índice Global Destination Sustainability (GDS) e segue celebrando sua reputação como referência em sustentabilidade. 

A apenas 90 minutos de Londres de trem, Bristol desfruta de uma localização privilegiada, entre paisagens campestres exuberantes e um litoral deslumbrante, e foi recentemente eleita uma das 50 melhores cidades do mundo pela Time Out em 2025. Com uma agenda repleta de eventos premiados, como o Bristol International Balloon Fiesta, Bristol Harbour Festival, Feast On, Bristol Sounds, FORWARDS, além do retorno da escultura Gromit Unleashed 3 e da Copa do Mundo de Rugby Feminino, 2025 promete ser um ano recorde para o turismo na cidade. 

Para ajudar você a fazer escolhas mais ecológicas durante sua visita, aqui está o guia da Visit Bristol com seis maneiras de aproveitar uma estadia mais sustentável — com opções que vão da gastronomia e hospedagem eco-friendly até atrações, compras e muito mais. 

1. Descanso tranquilo em acomodações sustentáveis 

Seja você fã de hospedagens independentes e descoladas ou de grandes hotéis com sólidas práticas sustentáveis, Bristol tem diversas opções. O Mollie’s Motel Bristol, projetado pela equipe da Soho House, oferece carregamento para veículos elétricos, aluguel de bicicletas, check-in sem uso de papel e reutilizáveis. Uma opção mais exclusiva é a eco-casa 212, localizada atrás da galeria de arte Room 212, com telhado vivo, materiais reaproveitados e pisos de carvalho de origem sustentável. Os hotéis Moxy Bristol e Leonardo Hotel Bristol são ambos certificados pelo BREEAM por seus altos padrões sustentáveis, sendo que o Moxy também possui o selo Green Key — também concedido ao Delta Hotels by Marriott Bristol City CentreBristol Marriott Royal e Novotel Bristol Centre. Você também encontrará o The Bristol HotelPremier SuitesBrook Lodge Farm Camping e Berwick Lodge com a certificação de turismo verde. Qualquer que seja seu estilo ou orçamento, é fácil encontrar um lugar para se hospedar em Bristol que coloca o planeta em primeiro lugar. 

2. Comer de forma consciente na capital vegana do mundo 

Você sabia que Bristol foi considerada a capital vegana do mundo em 2019 e 2020, e é a segunda cidade do Reino Unido a conquistar o selo ouro como Cidade da Alimentação Sustentável? Com tantos chefs e restaurantes comprometidos com a sustentabilidade, é fácil adotar uma alimentação verde por aqui. Experimente pratos locais e sazonais em um dos muitos restaurantes veganos da cidade ou participe da tour GOOD: Stories in Food, que destaca produtores e estabelecimentos sustentáveis. O restaurante Wilsons detém a Estrela Verde Michelin desde 2022 por sua gastronomia sustentável e, em 2025, conquistou também uma Estrela Michelin tradicional. Para algo mais descontraído, o Pieminister serve tortas premiadas com várias opções veganas, além de sua iniciativa de plantio “eat pies, plant trees”.  

3. Visite as atrações sustentáveis de Bristol

Quer surfar sem ir até o litoral? Visite o The Wave, um lago artificial ao norte de Bristol com ondas o ano todo, totalmente alimentado por energia verde. Nas proximidades, o Bristol Zoo Project é um zoológico com foco em conservação, onde 80% das espécies são ameaçadas de extinção. Você também pode explorar a Jekka’s, uma fazenda familiar e sustentável que cultiva ervas e produtos orgânicos. Ou siga até o WWT Slimbridge, berço da conservação moderna, onde é possível pernoitar na casa reformada de Sir Peter Scott e observar a vida selvagem de sua torre de observação. 

Para experiências práticas, experimente atividades como coleta de alimentos selvagens, condução de ovelhas ou oficinas de moda reaproveitada com a Yuup. Na região de Harbourside, o centro de ciências We the Curious dá o exemplo com painéis solares, menu sem carne e a meta de se tornar neutro em carbono até 2030. Já o Wake the Tiger, a maior experiência imersiva do Reino Unido, encanta com materiais reciclados de festivais e instalações sobre poluição plástica. 

Continue no tema sustentável no Create Centre e Ecohome, onde você pode aprender mais sobre o estilo de vida ecológico. No museu M Shed, veja a exposição Protest, que inclui a visita da ativista Greta Thunberg a Bristol em 2020. Para uma perspectiva diferente da cidade, embarque com a Bristol Packet Boat Tours, que opera um barco elétrico e o primeiro barco de passageiros movido a hidrogênio do Reino Unido, o Hydrogenesis. 

4. Aprecie gin, cerveja e vinho sustentáveis 

Siga até Bedminster, no sul de Bristol, para uma degustação de queijos e vinhos no KASK — um bar aconchegante e elegante especializado em vinhos biodinâmicos, orgânicos e veganos. A equipe, simpática e bem informada, compartilha dicas valiosas. Visite o 6 O’clock Gin no Glassboat, na região de Welsh Back, para uma aula de coquetelaria ou um G&T relaxante com vista para o rio. Embora tenha fama internacional, a marca é orgulhosamente baseada em Bristol, com destilaria em Thornbury movida inteiramente a energia solar. Prefere cerveja? A cervejaria Wiper and True capta e reutiliza o CO₂ da fermentação, usa energia solar e faz entregas locais com emissão zero — o que torna cada gole ainda mais saboroso. Ou visite a Lost and Grounded para experimentar cervejas não filtradas e veganas! 

5. Garimpe moda sustentável 

Faça compras na CLOTHINGXCHANGE, em Broadmead, onde é possível comprar, vender e trocar roupas de grife e de segunda mão de forma ética. Nas proximidades, o SPARKS Bristol transformou o antigo prédio da Marks & Spencer em um centro de sustentabilidade com setores dedicados à moda, alimentação, natureza e energia — além de lojas de segunda mão e reaproveitamento. 

Para mais achados retrô, visite o Wapping Wharf, na região portuária, repleto de lojas de roupas vintage e discos antigos. O Charity Supermkt, no Cabot Circus, é a primeira loja multicaridade do Reino Unido, com roupas de segunda mão de alta qualidade. Outras boas opções incluem os muitos brechós das ruas Park Street e Gloucester Road

6. Explore a região e conecte-se com a natureza 

Ao sul de Bristol está o The Newt, em Somerset, onde é possível explorar o Jardim de Ervas Medievais, o Beezantium e jantar no renomado Botanical Rooms, que serve vegetais cultivados na própria propriedade. Circule de bicicleta por Bristol, a primeira cidade cicloamigável do Reino Unido, ou participe de aulas de mountain bike com a Pedal Progression, em Ashton Court e Leigh Woods. 

Visite a Yeo Valley Farm e explore seus 6,5 acres de jardim orgânico — um dos poucos certificados do tipo no país. É possível fazer um tour guiado e aprender sobre práticas regenerativas de agricultura. Em setembro (18 a 20), o Yeo Valley Organic Garden Festival oferece oficinas e demonstrações sobre como cultivar seus próprios alimentos orgânicos. 

Na Windmill Hill City Farm, os visitantes podem se envolver em atividades de plantio, criação de animais e vida sustentável. Já o Avon Wildlife Trust administra 30 reservas naturais na região, incluindo pântanos salinos, pradarias floridas e florestas ancestrais. Ou explore um dos mais de 400 espaços verdes de Bristol, como o Ashton Court Estate, a Brandon Hill Nature Reserve (localizada no parque mais antigo da cidade) e o Jardim Botânico da Universidade de Bristol, lar de mais de 4.500 espécies de plantas raras e ameaçadas. 

Related Posts:

  • All Post
  • CONECTADO
  • DESTAQUES
  • DESTINOS INTERNACIONAIS
  • DESTINOS NACIONAIS
  • Home

Bem-vindos!

Fique por dentro das novidades do mundo do turismo!

Fonte de dados meteorológicos: wetterlang.de

Posts Populares

  • All Post
  • DESTINOS NACIONAIS
  • DESTINOS INTERNACIONAIS
  • DESTAQUES
  • CONECTADO

Instagram

Edit Template

© 2014-2024 Copyright