- Details
- Category: DESTINOS INTERNACIONAIS
- Published: 29 October 2022
Graz tem muitas faces e facetas. É uma cidade cheia de vida e vibrante. Um lugar de arte e cultura
Graz Schlossberg. Foto: Turismo de Graz/ Harry Schiffer
Graz, a segunda maior cidade da Áustria, tem cerca de 300.000 habitantes, dos quais cerca de 60.000 são estudantes de uma das suas quatro universidades e duas escolas técnicas. São números e fatos que dizem muito sobre esta cidade e, embora Johannes Kepler já tenha ensinado matemática aqui no século XVI, é melhor deixá-los de lado e definir Graz pelo que realmente importa: as emoções.
Arte e Cultura
Porque Graz é muito mais do que a capital de um estado. É uma cidade em transição, cheia de vida e vibrante. Às vezes é rápido e emocionante, e então mostra seu lado mais relaxado novamente com a medida certa de calma. Por um lado Graz é Património Mundial da UNESCO e representa o passado, mas por outro lado é também um ponto de encontro para uma cena de artistas jovens e promissores. As tradições são amadas, vividas e celebradas quando as pessoas dançam na Hauptplatz com vestidos Dirndl e calças de couro e quando o Schloßberg se transforma em uma encantadora paisagem de inverno durante o Advento. Mas também há espaço para arte, cultura e polêmica nos espaços públicos, museus e bairros artísticos de uma cidade que também sabe ser autocrítica.
Gastronomia
A gastronomia é a palavra-chave desta cidade: porque Graz goza não só de uma excelente reputação, mas sobretudo de uma grande variedade gastronómica que se caracteriza por mercados de agricultores, produtos e produtores regionais, pequenos cafés com esplanadas e excelentes restaurantes. A que se soma o estilo mediterrâneo. Não é à toa que é conhecida como a cidade mais setentrional do sul. Isso se deve, por um lado, às muitas horas de sol e, por outro, à hospitalidade. Porque os seus habitantes não gostam de nada mais do que sentar-se num espaço aberto com um bom copo de vinho branco, enquanto o degustam e observam os seus arredores. Graz é uma cidade dos sentidos.
Mercados de agricultores em Graz
Mercado em Graz. Foto: Turismo de Graz / Harald Eisenberger
Como ponto de encontro dos habitantes de Graz, nos verdadeiros "mercados de agricultores" os agricultores vendem os seus próprios produtos, sem intermediários ou distribuidores.
Andar de bicicleta em Graz
Rad em Graz. Foto: Turismo de Graz / Tom Lamm
Graz tem inúmeras ciclovias. Muitas das rotas levam a destinos de excursão na área circundante. A maioria dos hotéis oferece a possibilidade de alugar bicicletas.
Para os amantes da arte
Graz, a capital cultural
Festival de arte de rua "La Strada", em Graz. Foto: Viviana Cangialosi
Em 2003 Graz tornou-se o centro cultural da Europa. Como capital europeia da cultura, pudemos mostrar que a cultura também pode ser atraente e de alta qualidade em menor escala. A cidade brilha o ano todo com joias culturais desenhadas por artistas nacionais e internacionais. Festivais regulares como o Diagonale Austrian Film Festival, o Springfestival for Electronic Music and Visual Arts, o Styriarte Classical Music Festival e o La Strada Puppet Theatre and Street Art Festival oferecem uma variada oferta cultural. Pequeno e seleto. Mas sempre muito especial.
Um paraíso para gourmets
Graz, a capital gastronômica da Áustria
Iguarias Frankowitsch, em Graz. Foto: Frankowitsch
Esta distinção oficial confirma a alta qualidade dos produtos utilizados na gastronomia de Graz, que não se concentra em restaurantes com estrelas Michelin e toques do guia GaultMillau, mas em produtos regionais e sazonais que os chefs da cidade acabam por aperfeiçoar. Você encontrará um lugar para se deliciar em quase todos os cantos da cidade: cafés, wine bars, restaurantes, tavernas, salsichas... O gosto de Graz pela boa vida pode ser descoberto em todos os lugares.
Você tem que ver!
O Schloßberg e a torre do relógio
Torre do Relógio, em Graz. Foto: Turismo de Graz/ Tom Lamm
É uma área de lazer local na natureza e um símbolo histórico com as melhores vistas da cidade.
Museu de arte Kunsthaus
Museu de Arte de Graz - The Kunsthaus. Foto: Graz-Turismo
O Kunsthaus: é o símbolo contemporâneo da cidade apelidado de "amigável Alien".
Castelo Eggenberg
Castelo Eggenberg, em Graz, Estíria. Foto: Turismo de Graz/ Harry Schiffer
O Castelo Eggenberg é um castelo impressionante cercado por um magnífico jardim histórico.
Escada em espiral dupla
Escada em espiral dupla, em Graz. Foto: Turismo de Graz/ Hanz Wiesenhofer
A escada em espiral dupla do Castelo de Graz e seu jardim Burggarten são uma obra-prima arquitetônica do século XV e um parque que permanece um segredo bem guardado.
Património Mundial da UNESCO
Pela cultura!
Styriarte Graz. Foto: Werner Kmetitsch
Património Mundial da UNESCO, Cidade do Design e também Capital Europeia da Cultura, isso é possível? Claro! Arte e cultura sempre foram muito importantes em Graz. E os veneráveis salões da ópera, teatro ou congresso testemunham isso. A oferta cultural é tão pitoresca quanto a própria cidade. Além das instituições de ópera e teatro clássicas mencionadas acima, Graz sempre foi uma âncora importante para o cabaré local e a cena artística de pequena escala.
Fique três noites pelo preço de duas
Pacotes de fim de semana em Graz
Graz lhe dá uma noite. É assim que você pode facilmente prolongar sua estadia em Graz!
Chegada: quinta, sexta ou sábado
A partir de 160€ por 3 noites em quarto duplo
Reserve agora no seu hotel favorito
Foto: Região de Graz/ Michaela Pfleger
Atrações:
Caverna de Lurgrotte em Peggau e Semriach
Tobogã de verão em Steirarodl em Modriach
Termas NOVA em Köflach
O amor se conquista pelo estômago...
Delicatessen Frankowitsch
Delicatessen Frankowitsch. Foto: Frankowitsch
A qualquer hora do dia você pode desfrutar de um verdadeiro paraíso de pãezinhos recheados, acompanhados de uma cerveja ou um Prosecco.
Lanchonete. Delicatessen. Pastelaria. Deliciosas guloseimas para desfrutar neste local clássico e moderno em Graz. Pequenas porções rapidamente saboreadas, mas deixando uma grande impressão no paladar; todos os seus sentidos e coração poderiam desejar. Escolha entre sanduíches e vinho, champanhe ou cerveja, itens de delicatessen, vinhos e destilados, todos dificilmente encontrados em outros lugares. Alternativamente, mime-se com iguarias doces da confeitaria adjacente. Peccadillos sempre para saborear, para nunca se arrepender, em Frankowitsch.
Coração Faminto
A comida de rua americana interpretada no estilo da Estíria com os ingredientes mais frescos.
Um hotspot que não só tem o nome de uma música de Bruce Springsteen, mas também tem um sabor notável: o primeiro bar americano de comida de rua em Graz! O Hungry Heart, no badalado distrito de Lend, se diferencia das barracas de fast food e lanchonetes comuns com seu menu e paixão por ingredientes frescos.
Café Freiblick
O Café Freiblick oferece provavelmente as vistas mais belas da cidade velha a partir do seu terraço.
Uma vista desobstruída para desfrutar de Graz! Conheça este (ainda) segredo bem guardado no sexto andar da loja de departamentos Kastner & Öhler. Nos dias de verão, no terraço encantador, você pode desfrutar de uma vista deslumbrante do centro histórico de Graz e saborear um excelente café da manhã no Freiblick. Pequenos lanches e pratos do dia estão disponíveis durante todo o dia, enquanto o local tem o prazer de receber eventos corporativos à noite. Ao visitar Graz, faça o que fizer, não perca o Freiblick.
Die Eisperle
Graz está repleta de sorveterias, mas Die Eisperle se destaca um pouco da multidão. Com suas criações de sorvetes veganos, é uma das melhores sorveterias da cidade.
Genießerei am Markt
Genießerei am Markt. Foto: (c) Genießerei am Markt - Werner Krug
O restaurante Genießerei am Markt serve literalmente "a fazenda na mesa", com refeições feitas com os ingredientes mais frescos provenientes do mercado dos agricultores pela manhã.
De um menu de almoço que muda diariamente a um jantar de mercado de 10 pratos e reservas exclusivas ou apenas um simples pão de mercado no meio: o Genießerei é uma barraca de mercado gourmet com coração e alma e um ponto de encontro para todos.
Viagem de descoberta pela região de Graz
Museu ao ar livre Stubing
Como o maior e único museu nacional ao ar livre na Áustria, exibe os estilos arquitetônicos históricos formativos das várias províncias federais.
Escritas no quadro-negro da escola da aldeia estão as palavras alemãs para “Anna come uma maçã”, mas as crianças de hoje não conseguem mais ler esse estilo de escrita. É um mundo quase perdido de vida e trabalho rural, vivendo em cerca de uma centena de edifícios agrícolas originais em um vale afluente remoto pelo rio Mur. No Museu Austríaco ao Ar Livre de Stübing, você pode passear por toda a Áustria e, em um cenário idílico, descobrir ferramentas típicas da região e as formas de construção e vida do passado.O que é um "Rauchkuchl" (cozinha de fumaça)? Para que serviam as enormes panelas penduradas nas casas? De fornos a lagares, de esgrafitos decorando a típica fazenda da Alta Áustria a um celeiro "à prova de ratos" do Tirol - no Museu Austríaco ao Ar Livre você certamente ficará impressionado com a inventividade de nossos antepassados que souberam exatamente como combinar função e estética nos edifícios e ferramentas que produziam.
Museu ao ar livre Stuebing. Foto: (c) Region Graz - Tom Lamm
Em 1962, o professor humanista de Graz Viktor Herbert Pöttler - apoiado pelo governo federal austríaco e todos os nove governos provinciais austríacos - fundou o Museu Austríaco ao Ar Livre Stübing. O professor Pöttler passou décadas rastreando residências e edifícios de serviços típicos da região, moinhos, santuários e oficinas, muitas vezes ameaçados em seus locais originais. Os edifícios foram reduzidos às suas partes componentes e reconstruídos em Stübing usando métodos tradicionais de construção. Agora, quase cem objetos misturam-se harmoniosamente no vale arborizado de 60 hectares, como se sempre estivessem lá: a fazenda de colmo de Burgenland, a mercearia histórica do oeste da Estíria ou a enorme cabana de laticínios alpina de Vorarlberg. Antigos artefatos domésticos enchem os quartos mobiliados e ferramentas originais estão prontas para uso. Flores frescas dos coloridos jardins da quinta enchem os vasos nas mesas, ovelhas e cabras pastam nos pastos. Aqui e ali, você pode olhar por cima do ombro de um escultor de madeira, um homem costurando cestas ou uma mulher trabalhando em uma roca. Os numerosos dias de aventura interativa geralmente estão relacionados às festividades do ano do agricultor. Os visitantes tornam-se parte da vida rural tradicional e podem se envolver em artesanato antigo.
A propósito
O pão que pode saborear com deliciosas pastas caseiras na zona de refrescos é assado no forno histórico do local.
Rédea do Mosteiro Cisterciense
A Abadia Rein, fundada em 1129, é a abadia cisterciense mais antiga do mundo. A basílica, a biblioteca e o túmulo de Margrave Leopold podem ser visitados em visitas guiadas.
Foto: (c) Region Graz - Tom Lamm
Edificante para o corpo e a alma – a promessa do pitoresco Monastério Cisterciense Rein e arredores. A beleza sublime desta colegiada barroca irradia-se sobre a paisagem pitoresca a norte de Graz e as suas belas florestas são ideais para um longo passeio ou caminhada. Os monges cistercienses vivem neste complexo de mosteiros há mais de 800 anos. Na biblioteca do mosteiro, manuscritos da Idade Média, preparados no próprio scriptorium do mosteiro, entretêm jovens e velhos.
Como a maioria dos mosteiros cistercienses, Rein Abbey está localizado em um vale remoto e próximo a um riacho, porque na observância da Regra de São Bento, resumida no lema "Ora et Labora" (Reze e trabalhe!), os monges sempre colocaram muito valor do trabalho manual. Em 1129, Margrave Leopold the Strong convidou monges de Ebrach na Francônia para estabelecer um mosteiro em Rein. Foi o 38º mosteiro da ordem cisterciense fundado no sul da França em 1098. Os monges se dedicavam à agricultura, piscicultura e comércio, mas também trabalhavam em seu scriptorium. Cerca de 300 manuscritos medievais e incunábulos (impressões antigas) permanecem entre os cerca de 100.000 livros da biblioteca da Abadia.
Em meados do século XVIII, o arquiteto de Graz, Johann Georg Stengg, deu à abadia sua aparência barroca. A igreja da abadia, com 76m de comprimento, 18m de largura e 17m de altura, está entre as maiores e mais belas igrejas da Estíria. O pintor Josef Adam Mölck não deixou nenhum espaço vazio. Artistas renomados do período barroco mobiliaram a igreja com impressionantes altares e esculturas. A pintura de alta qualidade "Adoração dos Pastores" no altar-mor é uma obra do famoso artista barroco austríaco Johann Martin Schmidt ("Kremser Schmidt").
Dois chefes principescos da Estíria estão enterrados em Rein Abbey. O duque Ernesto de Ferro, pai do imperador Frederico III, repousa em uma capela ao lado do coro. A laje de mármore do túmulo mostra o duque e sua armadura em detalhes e é uma obra-prima da escultura gótica (por volta de 1425). Em 2006, durante as obras de renovação da Capela Mariana, em 2006 foi descoberto o túmulo de Margrave Leopold the Strong, fundador do mosteiro. Visitas guiadas especiais mostram o túmulo e os achados arqueológicos, não apenas dos primeiros anos do mosteiro - alguns deles datam até da Idade do Cobre.
A propósito, Graz, a capital da Estíria, é mencionada pela primeira vez em um documento de Rein Abbey (infelizmente, não preservado no original) dando o nome de "Dietmarus de gracz" em 1128.
Parque de Esculturas Austríaco
Foto: (c) Region Graz - Tom Lamm
Localizado no sul de Graz, o cenário espetacular criado pelo paisagista suíço Dieter Kienast abriga mais de 70 magníficas esculturas criadas por renomados artistas austríacos e internacionais, tornando-se um local muito amado para eventos e um ótimo lugar para excursões.
Quem diabos andou brincando por aqui? A alça de uma mala, um monte de peças de avião, um barco encalhado – é como se uma criança gigante estivesse usando o Sculpture Park Austria como seu berçário. Localizado no sul de Graz, o cenário espetacular criado pelo paisagista suíço Dieter Kienast abriga mais de 70 magníficas esculturas criadas por renomados artistas austríacos e internacionais, tornando-se um local muito amado para eventos e um ótimo lugar para excursões.
MUSEU ARNOLD SCHWARZENEGGER
Foto: Turismo de Graz/ Harry Schiffer
Itens de treinamento pessoal do Exterminador do Futuro são apresentados em Thal, perto de Graz.
"Voltarei." Quase ninguém que não saiba que esse famoso ditado vem de Arnold Schwarzenegger. E embora ele não volte com tanta frequência e esteja lá pessoalmente, pelo menos é o que Museu Arnold Schwarzenegger uma visão íntima da infância e carreira da estrela mundial. O museu está instalado no local de nascimento de Schwarzenegger em Thal, perto de Graz. O belo edifício foi construído em 1806 e é o antigo alojamento do guarda florestal dos Condes Herberstein e Eggenberg.
Lipizzaner Coudelaria Piber
Lipizzanergestuet Piber. Foto: (c) Lipizzanerheimat-Die Abbilderei
Se os desejos fossem cavalos, os sonhos poderiam cavalgar. De qualquer forma, são um sonho, os nobres cavalos Lipizzaner da Escola de Equitação de Viena.
Observar os cavalos brancos e os lindos potros no piquete da coudelaria Lipizzaner em Piber certamente trará sentimentos de felicidade. E se você estiver na área, uma visita à Igreja de Santa Bárbara em Bärnbach, projetada por Friedensreich Hundertwasser, e as raridades do vidro no Stölzle Glass Center são imperdíveis.