Foto: c Schladming Dachstein / Mathaeus Gartner
Nunca passou um verão na Áustria? Não se preocupe, veja como começar.
PASSO 1: CHEGUE E DESCONTRAIA
Guarde o telefone e coloque-o no silencioso
… As experiências mais autênticas acontecem fora da tela.
Imersão na Natureza:
O Parque Natural de Alta Montanha dos Alpes de Zillertal protege cerca de 40% de todo o vale do Zillertal. Ele se estende de 1.000 m acima do nível do mar, na vila montanhosa de Ginzling, até 3.509 m no Hochfeiler, a montanha mais alta dos Alpes de Zillertal. Também abriga 85 geleiras e faz parte da maior rede de áreas protegidas da Europa Central. Se você procura natureza intocada, este pode ser o lugar ideal. Escolha uma trilha de caminhada e mergulhe no ambiente.

Zillertal. Foto: c Zillertal Tourismus GmbH / Daniel Geiger
Paz e tranquilidade.
A região de Innsbruck é mais do que “apenas” a cidade de Innsbruck: a área ao redor da capital tirolesa abriga outras 40 cidades, vilas e paisagens, incluindo muitas joias escondidas, como o Vale Sellraintal, a apenas 25 km de Innsbruck. Os pequenos vilarejos de Sellrain , Gries e St. Sigmund foram oficialmente designados como “vilas de montanhismo”, o que significa que são assentamentos alpinos arquetípicos, construídos de acordo com linhas tradicionais e repletos de charme ancestral. Perfeitos para férias longe da agitação da vida cotidiana.
Aventura:
Procurando manter as crianças entretidas e entretidas enquanto os adultos relaxam e apreciam a bela paisagem? Não procure mais: a Teufelsgasse (Rua do Diabo), na região de St. Johann in Tirol, é uma dica privilegiada para caminhadas, que faz os corações de crianças e adultos aventureiros vibrarem. Este desfiladeiro lendário no Leerberg, em Kirchdorf in Tirol, encanta a todos.
Vistas deslumbrantes:
ar puro da montanha, vistas deslumbrantes e destinos de excursão fascinantes: a região de Schladming-Dachstein oferece tudo isso e muito mais. Em um curto passeio de dez minutos no teleférico panorâmico de Dachstein, você pode mergulhar em um mundo completamente novo . Aprecie as vistas deslumbrantes da cordilheira Hohe Tauern. A Ponte Pênsil de Dachstein , a Escadaria para o Nada e a Sky Walk são atrações não recomendadas para os fracos de coração (ou para quem tem medo de altura).
PASSO 2: INTRODUÇÃO AO ACONCHEGO AUSTRÍACO
Acomode-se com um aperitivo na mão
… Deixe suas preocupações de lado e experimente o Lebensgefühl austríaco.
Refrescando-se
Imagine estar no topo de uma montanha que você acabou de escalar, exausto, mas com um sorriso enorme no rosto, olhando para um lago cintilante e para uma geleira coberta de neve. É exatamente assim que são as férias de verão em Zell am See-Kaprun . Dica importante depois de uma caminhada: o Lago Zell é o lugar perfeito para se refrescar em um dia quente. Dê um mergulho, pratique stand-up paddle ou simplesmente relaxe em suas margens.
Trilhas lendárias:
completou o Hahnenkamm em Kitzbühel esquiando no inverno? É hora de fazer o mesmo no verão – a pé ou sobre duas rodas. Nos meses mais quentes, você pode percorrer o famoso percurso de esqui alpino do início ao fim. Para ciclistas de montanha, há também uma trilha azul adequada para todos os níveis, permitindo que você pedale da estação de montanha Hahnenkamm direto para o coração de Kitzbühel. Se quiser completar a experiência no verdadeiro estilo austríaco, pare no Hahnenkammstüberl para saborear as melhores panquecas de cranberry da região.
Experimente as cervejas locais
Salzburgo não é só sobre “A Noviça Rebelde” e Mozart. Um fato menos conhecido é que a cidade é considerada a capital da cerveja da Áustria . A cultura cervejeira de Salzburgo tem uma tradição que remonta ao século XIV, quando a primeira cervejaria comercial foi inaugurada. Hoje em dia, nada menos que 11 cervejarias podem ser encontradas na cidade e arredores, sendo a Cervejaria Stiegl e a Augustiner Bräu as mais famosas. Confira a rota “Passeios pela Cidade: Cultura Cervejeira de Salzburgo”, que conecta locais históricos de fabricação de cerveja. Se precisar de uma pausa, encontre um lugar em um dos muitos jardins de cerveja para uma cerveja. Prost.

Salzburg. Foto: c Tourismus Salzburg GmbH / Guenter Breitegger
PASSO 3: CONHEÇA OS LOCAIS
Diga “Servus” aos simpáticos moradores locais (eles não mordem)
… Nada supera uma dica privilegiada de um morador local sobre onde ir e o que fazer.
Gerência familiar:
com 92% de todas as empresas tirolesas sendo familiares, passar férias na província fará você se sentir em casa imediatamente. Independentemente de onde você se hospedar nas 34 regiões do Tirol , seus anfitriões terão inúmeras histórias para contar e dicas privilegiadas para compartilhar. Se quiser vivenciar o verdadeiro estilo de vida austríaco, o “Lebensgefühl”, em primeira mão, basta perguntar aos seus anfitriões sobre seus lugares favoritos.
Artesanato tradicional:
Tradição e preservação frequentemente andam de mãos dadas nos Alpes Austríacos. Um lugar onde você pode vivenciar ambos e aprender sobre a cultura alpina é o Old Nessler Thaya , uma histórica cabana leiteira de montanha na região de St. Anton am Arlberg. Situado no Nessler Alm, ele oferece uma visão da vida dos produtores de leite e pastores locais há mais de 40 anos – desde como produziam queijo e outros alimentos até onde viviam, dormiam e que tipos de ferramentas e equipamentos tradicionais utilizavam.
Natação na geleira
Caminhar nas montanhas no verão é fascinante e gratificante, mas para quem busca um impulso extra, os Alpes certamente oferecem experiências extraordinárias. No Nature’s Ice Palace, na Geleira Hintertux, agora você pode literalmente mergulhar no mundo do gelo durante uma sessão de natação no lago glacial. Como alternativa, explore o lago em uma prancha de stand-up paddle.
PASSO 4: EXPERIMENTE OS ALPES
Delicie-se com iguarias locais e boas conversas
… Cada refeição e história tem um sabor melhor quando compartilhada.
A premiada
“Think Austria” é só Wiener Schnitzel e Kaiserschmarren? Pense de novo. Com mais de 80 restaurantes que receberam estrelas MICHELIN quando o Guia MICHELIN retornou recentemente à Áustria, o país também é um ótimo destino para apreciadores de alta gastronomia. Uma região que recebeu muitos prêmios culinários é Paznaun-Ischgl . Três restaurantes agora ostentam orgulhosamente estrelas do Guia MICHELIN, incluindo o restaurante gourmet Stüva, de Benjamin Parth, no Hotel YSCLA em Ischgl, que recebeu duas estrelas por suas realizações culinárias excepcionais em sua primeira avaliação.
Tesouros vinícolas
Se você já se perguntou onde fica a adega mais alta dos Alpes de Kitzbühel, temos a resposta: Angerer Alm , localizada em St. Johann in Tirol, é um deleite para os amantes de vinho: com até 6.000 garrafas de 400 vinícolas internacionais, a adega deste charmoso refúgio de montanha é um verdadeiro destaque para os amantes de vinho que buscam sabores únicos em um autêntico cenário alpino. A 1.300 m de altitude, o refúgio oferece vistas deslumbrantes sobre o vale e um ambiente aconchegante.
Culinária Alpina (‘Almkulinarik’)

August Hofladen Zell am See. Foto: c AMA GENUSS REGION Monika Reiter
O renomado chef estírio Richard Rauch traz experiências gourmet para 18 refúgios alpinos selecionados na região de Schladming-Dachstein. Juntamente com os anfitriões, ele desenvolve um prato alpino especial para cada refúgio. Imagine suas férias culinárias de verão assim: faça trilhas, ande de bicicleta ou escale em um cenário deslumbrante e, a cada dia, pare em um refúgio diferente e experimente o prato exclusivo ‘Almkulinarik’ no almoço. Novos eventos como ‘Uma Noite, Cinco Chefs’, com um menu degustação de cinco pratos harmonizados com vinhos da Estíria, destacam ainda mais os ricos sabores e produtos locais da região.
Caminhadas para amantes da gastronomia:
Caminhadas e prazer culinário estão intimamente ligados na Áustria. Na região de Kitzbühel, você pode pegar o teleférico até o Monte Kitzbüheler Horn às 4h15 e não apenas se maravilhar com o espetáculo do nascer do sol, digno de cartão-postal, como também saborear um merecido café da manhã na montanha , com pão caseiro e fresco, cream cheese de ervas, geleias, bacon e muito mais. Não há maneira melhor de começar o dia!
PASSO 5: SABOREIE O MOMENTO
Abrace o ritmo mais lento de uma estadia nos Alpes
… As melhores aventuras acontecem quando você para de olhar para o relógio.
Encontre seu zen interior
Se você quer fugir da rotina diária, praticar ioga e amar as montanhas, então temos o evento certo para você: o Mountain Yoga Festival em St. Anton am Arlberg está comemorando seu 10º aniversário em 2025. De 4 a 7 de setembro de 2025, os amantes de ioga e da natureza se reunirão para dominar suas posturas e meditar com professores de nível internacional, respirar o ar mais puro da montanha durante caminhadas guiadas e conhecer pessoas com ideias semelhantes.
Apresentações artísticas
O Festival de Salzburgo é sem dúvida um dos festivais de artes cênicas mais importantes do mundo. Durante o verão, a cidade se transforma em um palco gigante com produções envolventes, performances vocais excepcionais e concertos orquestrais notáveis. Em 2025, os amantes da ópera, música e teatro podem esperar Macbeth de Verdi e Maria Stuarda de Donizetti, bem como concertos com a Filarmônica de Viena e o tradicional ‘Jedermann’ realizado na Praça da Catedral.
Paraíso do bem-estar
Não há melhor maneira de descansar os músculos cansados após uma desafiadora caminhada alpina do que relaxar em água quente. E com uma superfície de água de mais de 1.000 metros quadrados e uma área de sauna de 1.500 metros quadrados, o Silvretta Therma em Ischgl é literalmente feito para isso. Deseja um pouco mais de luxo? Não procure mais que o Spa Privado: Desfrute de uma área de bem-estar completa, sauna e banho de vapor só para você (e sua cara-metade). Puro relaxamento garantido.

Silvretta Therme Ischgl. Foto: c TVB Paznaun – Ischgl
Alpino urbano.
Procurando a combinação perfeita de turismo e aventuras ao ar livre, tudo bem na sua porta? Innsbruck oferece exatamente isso. Você pode passear pelas ruas repletas de elegância imperial e pela bela arquitetura barroca e gótica no Centro Histórico e, em seguida, pegar um teleférico no centro e chegar a 2.000 m em apenas 20 minutos. Restaurantes descolados, lojas vintage e eventos exclusivos também fazem parte do pacote. Ou, em outras palavras: você pode conhecer todos os destaques da Áustria em apenas um dia.
PASSO 6: HORA DE DIZER ADEUS
Um último “Prost” antes de você ir
… Nenhuma despedida dos Alpes está completa sem uma Schnaps.
Fino e frutado.
Aguardentes finos, licores, gim e muito mais: Tirol é sinônimo de bebidas destiladas. As destilarias locais se dedicam à produção artesanal de schnapps, utilizando apenas frutas e métodos de produção de alta qualidade. Ao longo da Rota do Schnapps Tirolês, você encontrará uma série de destilarias artesanais que produzem schnapps, destilados e licores artesanais com ingredientes frescos da fazenda.
Direto da fazenda.
Quer levar um pedacinho dos Alpes austríacos para casa? Visite a loja “Hofladen Augut” em Zell am See e compre bacon e queijo caseiros, geleias, mel, frutas, vegetais, schnapps e muito mais, diretamente da fazenda. Para garantir a melhor qualidade, os proprietários Josef e Ingeborg cuidam de 12 vacas leiteiras, 30 bovinos, 20 porcos e 30 galinhas Sulmtaler e perdizes, entre outros animais.