Adega do Hôtel de Paris. Foto: Divulgação
Muitos sabem que o Principado de Mônaco é muito bem servido de excelentes hoteis. Porém, poucos sabem que sob os jardins floridos de um dos hotéis mais lendários do Principado se encontra um tesouro que continua escondido: A centenária adega do Hôtel de Paris.
Ela foi construída por mais de cem pessoas durante 18 meses e leva o título de maior adega dentro de um hotel no mundo. A localização, conforto e decoração do Hôtel de Paris foram pontos decisivos para que abrigasse esta adega excepcional.
Inaugurada em 1874, o local servia para engarrafar vinhos que chegavam em barris provenientes de Bordeaux. Durante a Segunda Guerra Mundial, uma parte da adega foi fechada por uma parede formada por sete camadas de garrafas. O intuito era esconder e, portanto, impedir a apreensão, das cerca de 20 mil garrafas, inclusive as mais preciosas.
O tesouro do hotel ficou protegido, assim como sua prataria e até mesmo a fortuna de alguns hóspedes do hotel. Suas portas foram reabertas no final de 1945, confiadas a um célebre hóspede, Sir Winston Churchill, quando a Europa já estava em paz.