O Natal de 2025 promete entrar para a história de São Pedro (SP). A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, está preparando uma celebração inédita que vai envolver toda a cidade com escolas, artistas e grupos culturais locais unidos para oferecer um espetáculo coletivo de arte e encantamento.
A abertura das atrações está marcada para dia 20 de novembro. Nomeado como “O Natal é Aqui”, o evento reunirá mais de 500 pessoas de São Pedro em uma programação inédita que incluirá escolas de música, escolas de dança, corais e orquestras sinfônicas convidadas, além de um show de luzes no Parque Maria Angélica, o lançamento do Presépio São Pedro, uma mostra artística criada exclusivamente para o município, em tamanho realista e um Cortejo Natalino que promete emocionar moradores e visitantes.
“Queremos que o Natal de São Pedro seja um convite à contemplação e à união das famílias”, destaca o secretário de Turismo e Cultura, Fábio Pontes que tomou a iniciativa de envolver e prestigiar todos artistas e pessoas envolvidas com a cultura da cidade. “Estamos preparando algo inédito, que valoriza nossa identidade cultural e a beleza da cidade. O presépio, a decoração luminosa e as apresentações artísticas vão atrair e surpreender todos”, destaca Fábio Pontes.
Entre as atrações mais esperadas está a exposição do Presépio São Pedro, produzido inteiramente em papel machê pela artista Madalena Marques que também apresentará uma reprodução da Igreja Matriz de São Pedro integrada à cena da Natividade, representando o nascimento do Menino Jesus. As figuras destacam o trabalho minucioso e a sensibilidade da escultora. A presença da Igreja Matriz na composição tornará a obra ainda mais simbólica, conectando o presépio à paisagem e à identidade cultural da cidade. A abertura da exposição ocorrerá em 29 de novembro, na Biblioteca Gustavo Teixeira.
Escultora desde 2016, Madalena é apaixonada pelas possibilidades expressivas do papel machê. Em suas criações, busca promover bem-estar, inclusão e paz por meio da arte, e acredita que o presépio de São Pedro será uma homenagem à fé e à tradição da cidade.
A abertura oficial contará com apresentações do Coral Municipal Dorothea Bená Ghirotti e do grupo Vaidosos, com um repertório de músicas natalinas brasileiras, além de um cortejo com a tradicional Folia de Reis.
Toda a programação será gratuita e aberta ao público, com atividades durante todo o mês de dezembro no Parque Maria Angélica e nas praças centrais da cidade. A expectativa é de receber milhares de visitantes, consolidando São Pedro como referência em turismo cultural e religioso no interior paulista.