1ª Vindima de Pinheiro Preto a capital catarinense do vinho. Foto: Divulgação
Evento inédito valoriza a história da cidade, promove vivências culturais e gastronômicas e reforça o título de Capital Catarinense do Vinho
A 1ª Vindima de Pinheiro Preto marca um momento histórico para o município do Meio-Oeste catarinense, reconhecido como Capital Catarinense do Vinho. De 17 de janeiro a 1º de março, a cidade celebra a colheita da uva com uma programação que une tradição, cultura e turismo e o festival Piazza DiVino, de 27 de fevereiro a 1º de março, no Centro da cidade.
Responsável por 70% de toda a produção catarinense de vinho, a cidade tem cerca de 3,5 mil habitantes e grande parte das famílias está ligada ao cultivo da uva e a produção de vinho. “É um orgulho para Pinheiro Preto realizar a primeira vindima oficial e resgatar uma história tão profunda de dedicação de várias gerações com a uva e o vinho”, destaca o prefeito, Mauro Osmarin.
Mais do que colheita a vindima promove experiências únicas
O vinho entrou na história da cidade entre os anos de 1917 e 1921, trazido na bagagem dos imigrantes italianos. O que começou como uma forma de manter viva as tradições dos antepassados, rapidamente se tornou meio de subsistência e em seguida virou identidade. Atualmente a cidade conta com 24 vinícolas, quatro indústrias de bebidas e produção baseada na agricultura familiar, garantindo autenticidade e tradição.
“A 1ª Vindima é uma oportunidade para a economia da cidade, mas também muito importante para levar o nome de Pinheiro Preto mais longe, tornando-se referência no turismo e nas experiências gastronômicas e culturais”, afirma o presidente da Associação Visite Pinheiro Preto (VISIP), Alexandre Piccoli.
Entre as atrações previstas estão visitas guiadas às vinícolas, degustações, jantares harmonizados, oficinas e apresentações culturais. “A vindima é muito mais do que a colheita tradicional. Teremos uma praça montada com diversos atrativos, gastronomia regional italiana, música e produtos artesanais”, completa a diretora de Turismo e Cultura do município Mariana Boesing.
Mais conhecimento para os profissionais
A Vindima e toda a programação que promove a formação dos envolvidos é um projeto realizado com apoio do Sebrae, por meio da metodologia Cocriando Sabor e Saber. O objetivo é qualificar os empreendedores locais, conectando conhecimento técnico e práticas inovadoras para fortalecer a cadeia produtiva do vinho e da gastronomia. O processo envolve oficinas, consultorias e experiências práticas que unem tradição e inovação, garantindo que os profissionais estejam preparados para oferecer serviços de excelência ao turista.
De acordo com a gerente regional do Sebrae, Gelsi Daros, levar mais conhecimento técnico para os profissionais do setor é essencial para transformar a vocação natural da região em um produto turístico competitivo. Isso significa capacitar desde os produtores até os empreendedores da vitivinicultura e alimentação, criando uma rede integrada que valoriza a cultura local e amplia as oportunidades econômicas.
Por que o Meio-Oeste é referência?
O Vale do Rio do Peixe, historicamente, concentra a maior produção de uvas e vinhos de Santa Catarina. “O reconhecido saber-fazer local, aliado às condições climáticas favoráveis da região, proporciona a elaboração de vinhos de elevada qualidade”, explica o pesquisador em enologia da Epagri, Vinicius Caliari.
A região é famosa pela maestria com as chamadas uvas de mesa (americanas e híbridas), que dão origem aos vinhos de mesa, muito apreciados pela memória afetiva e pelo frescor. As principais uvas são a Niagara (branca e rosada), Isabel e Bordô. Já os estilos dos vinhos variam entre tintos e brancos de mesa (secos e suaves), em menor escala, mas com crescente qualidade, vinhos finos e espumantes (brut, demi-sec e moscatéis), os sucos de uva 100% integrais, são referência nacional.
Dos vinhedos para a Piazza DiVino
De 27 de fevereiro a 1º de março as atenções estarão voltadas para a Piazza DiVino, um espaço especialmente organizado no centro da cidade para receber os visitantes com muito vinho, gastronomia, música, cultura e animação. A entrada é gratuita e reunirá cinco propriedades responsáveis pela gastronomia, quatro vinícolas, uma cervejaria artesanal e produtores rurais e artesanais.
A programação contará com caminhada, mateada, recepção das máquinas agrícolas que ajudaram na colheita, café para caminhantes, turistas e população (vendido à parte), missa em ação de graças a Vindima 2026 e carreata.
A Piazza DiVino é um festival de rua que acontece nos moldes já realizados com apoio do Sebrae/SC em outras cidades do estado, e é considerado um modelo consolidado, que atinge ampla satisfação do público.
O que visitar em Pinheiro Preto
Além da Vindima, a cidade conta com atrativos que vão encantar os visitantes. Os passeios ajudam a entrar no clima da festa, mas também explica a relação da região com a cultura italiana e o cultivo das uvas. Entre as atrações turísticas está o Túnel Ferroviário, uma obra de engenharia centenária (1909) escavada na rocha. A Réplica da Maria Fumaça também se destaca como monumento que homenageia a origem ferroviária. Já o Parque Milander é um espaço único que resgata a história dos imigrantes com jardins e esculturas.
A cidade possui uma estrutura acolhedora, típica do interior. O município está localizado no Vale do Rio do Peixe que conta com hospedagens confortáveis, acolhedoras e integradas ao clima. A gastronomia regional italiana oferece pratos com sabores variados para todos os paladares. Como é uma cidade pequena, a dica para o turista é sempre fazer reserva, especialmente durante o período da Vindima, para garantir a melhor experiência.
A 1ª Vindima é uma realização da Prefeitura Municipal de Pinheiro Preto, Associação Visite Pinheiro Preto (VISIP), e Sebrae Santa Catarina. O evento conta com o apoio da Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, Vale dos Imigrantes e Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina (SETUR/SC)
Programação completa da 1ª Vindima de Pinheiro Preto
De 17/1 a 1/3 – Vindima nas propriedades
- Pisa da uva e colheita guiada;
- Degustação de vinhos e sucos integrais;
- Almoços e jantares harmonizados com gastronomia típica italiana;
- Passeios guiados pelos vinhedos;
27/2 a 1/3 – Festival Piazza DiVino (Centro da cidade)
- Praça gastronômica: pratos regionais italianos (polenta, tortéi, galeto, fortaia, chimia)
- Degustação de vinhos: quatro vinícolas locais e cervejaria artesanal
- Produtos artesanais: geleias, pães, salames, queijos e doces regionais
- Apresentações culturais e musicais
- Experiências imersivas: pisa da uva e competições típicas
Serviço
O quê: 1ª Vindima de Pinheiro Preto
Quando: 17 de janeiro a 1º de março de 2026
Onde: Pinheiro Preto (SC) – Centro e propriedades participantes
Valor: entrada gratuita no festival Piazza DiVino
Mais informações: Mapa da vindima e Guia Digital Vindima 2026



