Evento também é palco de celebração de laços que mantêm vivas as tradições de povos de diversas culturas
O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é um encontro de culturas, reunindo histórias e tradições de diversos países que se entrelaçam ao longo de todo o evento, em um vibrante caldeirão multicultural. Entre estreantes e veteranos, cada grupo participante carrega não apenas danças e trajes típicos, mas também histórias pessoais, muitas vezes marcadas por paixão, tradição e bastidores emocionantes.
Com mais de meio século de trajetória, o Ballet de Arte Folclórico Argentino (BAFA) representa um dos legados mais expressivos da cultura tradicional da Argentina. Fundado por Miguel Ángel Saravia e sua esposa, Mary Saravia, o grupo nasceu da fé e do amor à dança, valores que atravessaram gerações. “Nos cartões que entregamos na primeira apresentação do BAFA, havia a frase: ‘Deus abençoe nosso sentir feito danças’, acompanhada da imagem de Maria, José e o Menino Jesus”, recorda Miguel. Hoje, mais de 50 anos depois, o grupo segue inovando, sem abrir mão da essência do folclore argentino, fortemente ligada à espiritualidade.
A própria Sagrada Família acabou se tornando uma metáfora para a história do BAFA, que carrega no grupo de integrantes, laços consanguíneos. Aos 80 anos, Mary ainda desenha os figurinos do grupo, mantendo viva a estética tradicional que o caracteriza. A direção atual conta com a filha do casal, Maria Paula, ao lado de seu esposo, Cristian Batista. E no elenco de dançarinos estão os netos Santiago Batista e Nazareno, que seguem os passos dos avós e mantêm viva a chama da tradição iniciada em 16 de junho de 1966. Para Miguel, compartilhar o palco e a paixão pela dança com sua família é uma emoção única: “É comovente ver nossa criação sendo continuada por nossa filha, nosso genro e nossos netos. Sonhamos que o BAFA siga encantando por mais 60 anos”, celebra.
Atualmente, o BAFA se apresenta com uma delegação de cerca de 50 integrantes, entre crianças e adultos. Presença constante no Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis desde suas primeiras edições, o grupo conquistou o carinho do público local. “É um desafio manter o nível das apresentações que nosso público já espera de nós. A cada ano, somos cobrados por novidades, e é um privilégio receber tanto carinho. Essa devoção do público é o que nos enche a alma”, conclui Miguel.
Programação segue até o dia 3 de agosto
O grupo argentino participa da programação da segunda semana do 52º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, que segue até o dia 3 de agosto. As apresentações incluem ainda grupos nacionais vindos do Rio Grande do Norte, Bahia e Santa Catarina, além de representações estaduais, locais e internacionais, com delegações do Chile, Colômbia, Costa Rica e Canadá. A programação do Festival também oferece uma série de outras atividades culturais e artísticas, celebrando a diversidade e a riqueza das tradições populares ao redor do mundo.
Um dos destaques da programação será um momento reunindo moradores e personalidades da cidade para relembrarem histórias e tradições do Município em alusão aos 70 anos de Nova Petrópolis, celebrados em 2025. O “Prost: As peripécias da Colônia” ocorre nesta quinta-feira, 24 de julho, às 19h, no Espaço Sicredi Nova Petrópolis. Mais atividades compreendem momentos de Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade, tendo mais duas edições nos domingos 27 e 3 de agosto, às 10h, respeitando as crenças de cada povo.
O 52º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, e com apoio da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV). Conta com patrocínio master de Dakota – ser linda é ser feliz, Sicredi Pioneira; patrocínio de Supermercados Andreazza, Randoncorp, Banrisul, Suibom, Gula Alimentos, CORSAN – Nossa natureza movimenta o Rio Grande, DGT Monitoramento, Cervejaria Edelbrau e Cervejaria Traum; além de apoio de Parque Aldeia do Imigrante, RBT Internet, Digi Sonorizações, Eletrosom, Cristal Malhas e ExpoNovaTech.
Serviço:
O quê: 52º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis
Quando: Até 3 de agosto
Onde: Rua Coberta de Nova Petrópolis (RS)
Quanto: Entrada franca
Programação completa em: no site