A Atout France apresenta um calendário cultural excepcional, com reaberturas icônicas, aniversários históricos e eventos gastronômicos e esportivos imperdíveis
Há mil e uma razões para visitar a França. Em todas as suas regiões, em todas as estações e independentemente de suas paixões.
Em 2025, a França reafirma sua posição como um destino cultural, histórico e gastronômico de referência mundial, com uma série de reaberturas, aniversários e eventos que marcarão o ano.
Desde a tão esperada reabertura da Catedral de Notre-Dame, a partir do final de 2024, até o centenário de Roland Garros e os 200 anos de Charles Garnier, o calendário cultural e turístico da França promete experiências inesquecíveis para visitantes de todo o mundo, incluindo a celebração do legado de Paul Cézanne em Aix-en-Provence, com exposições e reformas dedicadas à sua obra e vida.
A arte e o savoir-faire não florescem apenas nos museus. Durante todo o ano, eventos, festivais e outras bienais celebram a criatividade, a dança, o cinema, a pintura, o design, a fotografia…
É uma chance de abrir as portas de lugares inesperados, de mudar a maneira de ver o mundo, de compartilhar grandes momentos e, acima de tudo, de conhecer aqueles que dão vida à cultura com paixão.
A seguir, estão alguns dos principais destaques do ano.
CELEBRAÇÕES
CÉZANNE 2025
REABERTURA DA CASA E DO ATELIÊ DE CÉZANNE EM AIX-EN-PROVENCE
Provence-Alpes-Côte d’Azur
Primavera 2025
Em 2025, Aix-en-Provence celebrará o grande festival de Cézanne com a reabertura de dois importantes locais artísticos: seu estúdio, que abriga os modelos de suas últimas naturezasmortas, seus móveis, seus equipamentos e seus objetos mais queridos; e a casa de sua família em Jas de Bouffan, listada como monumento histórico. Durante uma visita guiada, os visitantes podem descobrir o que essa propriedade significou para o pintor: um ponto de ancoragem, um teatro para suas primeiras pinturas e um estúdio criativo. As vistas favoritas de Cézanne, que apareceram em cerca de 50 de seus óleos e aquarelas, também estão expostas na casa.
Outra visita obrigatória é a pedreira de Bibémus, onde ele costumava pintar durante sua estada em Aix, e passear pelas ruas que marcaram a vida, o olhar e o trabalho desse pai da pintura moderna.
Instagram: Cézanne 2025
150 ANOS DO PALAIS GARNIER
5 janeiro 2025
200 ANOS DE CHARLES GARNIER
6 novembro 2025
O Palais Garnier, em Paris, abriu suas portas em 5 de janeiro de 1875 e, desde então, construiu uma rica história de criação artística, com 172 apresentações por temporada e mais de um milhão de visitantes por ano. Para comemorar seu 150º aniversário, a Ópera de Paris está organizando uma série de eventos ao longo de 2025, com concertos especiais, exposições, reuniões, um documentário sobre os bastidores, passeios temáticos e residências artísticas. O aniversário do edifício coincide perfeitamente com o 200º aniversário do nascimento de seu arquiteto, Charles Garnier, em 1825. Formado na École des Beaux-Arts, a influência de Garnier se estendeu além de seus edifícios e de seus escritos, que continuam a inspirar os arquitetos de hoje.
20 ANOS DE « LOIRE À VÉLO » NO CENTRE-VAL DE LOIRE & PAYS DE LA LOIRE
Já se passaram 20 anos desde que a primeira seção do Loire à Vélo foi inaugurada, agora uma ciclovia de 900 km que serpenteia pelo majestoso Vale do Loire e a seção mais ocidental do EuroVelo 6. Grande parte do Vale do Loire é Patrimônio Mundial da UNESCO e, ao longo de toda a rota, os ciclistas podem desfrutar de paisagens fluviais, vinhedos, cidades pitorescas e excelente gastronomia. A rota termina no estuário atlântico do Loire. Mais de 700 acomodações “Accueil Vélo” estão disponíveis em um raio de 5 km, e um trem acompanha a rota no verão transportando bicicletas.
15 ANOS DA DISTINÇÃO PALACE DE FRANCE
A distinção Palaces de France tem enfeitado elegantemente o cenário turístico há mais de uma década. No mundo da hospitalidade francesa de luxo, apenas 31 propriedades se destacam entre milhares. Esses estabelecimentos exclusivos transcendem a categoria 5 estrelas e receberam a cobiçada distinção de ser um hotel Palace.
A distinção Palaces de France foi criada em 2010 pelo Ministro do Turismo da França como um prêmio estimado concedido exclusivamente a hotéis 5 estrelas que transcendem a classificação tradicional de estrelas. Ela serve como símbolo do savoir-faire francês no fornecimento de serviços incomparáveis e envolve um processo de avaliação meticuloso que diferencia os Palaces de France.
O processo de avaliação para que os hotéis recebam a distinção Palace de France começa com a Atout France, a organização responsável pela promoção do turismo na França, seguida por uma comissão composta por indivíduos de várias áreas, como literatura, artes, mídia, cultura e negócios. Cada propriedade é rigorosamente avaliada considerando fatores como localização geográfica excepcional, estética e design exclusivos, bem como o rico patrimônio e a importância histórica do local.
O que realmente diferencia os Palaces de France é o compromisso com a excelência demonstrado pelo savoir-faire de equipes incrivelmente talentosas, a ênfase na arte de viver com restaurantes gourmet, políticas ambientalmente responsáveis e muito mais. Trata-se de uma avaliação holística que garante que cada Palace de France seja realmente excepcional.
O MILÊNIO DE CAEN
Caen, Normandia
2025
Caen celebrará 1.000 anos de história em 2025! Moradores locais, normandos e visitantes se reunirão para comemorar esse aniversário histórico por meio de um programa completo de eventos artísticos e culturais. O Milênio de Caen tem como objetivo destacar as muitas áreas que contribuem para seu caráter único – cultura, artes e ciências, pesquisa e economia – e unir todos aqueles que fazem de Caen o que ela é hoje: residentes, organizações da sociedade civil, autoridades locais, instituições e empresas. Além da atmosfera gerada pelas festividades públicas, o Milênio criará um “antes e um depois” na história da cidade.
CULTURA E PATRIMÔNIO
REABERTURA DE NOTRE-DAME DE PARIS PARA GRUPOS
Paris, Île-de-France
Março 2025
A icônica catedral gótica de Notre-Dame de Paris, do século XII, foi reaberta em dezembro.
Esse Patrimônio Mundial da UNESCO, localizado às margens do Sena, marca uma etapa importante em sua restauração e permite que os visitantes redescubram sua grandeza e significado espiritual. A reabertura para grupos ocorrerá a partir de março de 2025.
Cinco anos e meio após o incêndio que destruiu parcialmente sua parte superior, a reabertura pública da Catedral de Notre-Dame de Paris ocorreu em 7 e 8 de dezembro de 2024, organizada por meio de um serviço gratuito de venda de ingressos on-line. A inauguração oficial, em 7 de dezembro, consistiu no “despertar” do órgão, uma celebração litúrgica que incluiu uma bênção, um Magnificat ou Te Deum e vésperas. A primeira missa foi realizada em 8 de dezembro, com a consagração do altar. A restauração foi confiada ao arquiteto Philippe Villeneuve, com o princípio geral de reconstruir a catedral de forma idêntica, incluindo a torre.
A entrega final da remodelação do pátio e dos arredores de Notre-Dame está programada para 2027, precedida pela dos vitrais em 2026.
GRAND PALAIS TOTALMENTE REINAUGURADO
Paris, Île-de-France
Junho de 2025
Após a abertura parcial do Hall e das galerias circundantes para sediar as modalidades de esgrima e taekwondo nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, o Grand Palais está agora na segunda fase de sua restauração e sua reabertura total está programada para junho deste ano. As obras estão em andamento desde março de 2021 nos três edifícios que compõem o local emblemático, construído para a Exposição Universal de 1900. Todas as obras incluem a restauração das fachadas, estátuas e decoração interior, bem como novas instalações técnicas e melhor acessibilidade. O Grand Palais e o Palais de la Découverte terão uma entrada unificada.
ÚLTIMO ANO PARA VISITAR O CENTRO POMPIDOU ANTES DE 2030
Paris, Île-de-France
Até o final de setembro de 2025
O icônico Centro Pompidou fechará em setembro deste ano até 2030 para passar por um grande programa de renovação. Com o apoio do Ministério da Cultura, a renovação removerá o amianto de todas as fachadas, reforçará a segurança contra incêndios, melhorará a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e otimizará a eficiência energética de todo o edifício. O projeto também oferece a oportunidade de criar um novo projeto cultural de grande escala para o Centro, que continuará refletindo e apoiando a criação contemporânea e, ao mesmo tempo, envolvendo-se com questões sociais. Os espaços de exposição e a livraria serão fechados progressivamente durante o verão, com o fechamento total planejado para o final de setembro.
A FUNDAÇÃO CARTIER INAUGURA UM NOVO MUSEU DE ARTE NO EDIFÍCIO LOUVRE SAINTHONORÉ PARA MARCAR SEU 40º ANIVERSÁRIO
Paris, Île-de-France
2025
A Fondation Cartier para a arte contemporânea está se mudando para o coração de Paris, no 1º arrondissement, 2 place du Palais-Royal. A instituição, que celebrou seu 40º aniversário em outubro de 2024, se mudará para sua nova casa no final de 2025, em um edifício projetado pelo arquiteto Jean Nouvel. Na preparação para a abertura dessa nova vitrine ao público, a Fondation Cartier criou uma instalação que pode ser vista nas janelas de seus futuros espaços, homenageando os artistas com os quais trabalhou ao longo de sua história: Jean Nouvel, Agnès Varda, Claudia Andujar, Takeshi Kitano, Patti Smith, Sheroanawe Hakihiiwe, Marie Losier e Ron Mueck.
EVENTOS CULTURAIS
EXPOSIÇÃO “LOUVRE COUTURE: OBJETS D’ART, OBJETS DE MODE”
Museu do Louvre – Paris
24 janeiro a 21 julho 2025
A moda está em exibição no Museu do Louvre até 21 de julho de 2025. Apresentada nas salas do departamento de objetos de arte, a exposição apresenta uma seleção de silhuetas criadas pelos maiores costureiros, de Christian Dior a Chanel, passando por Yves Saint Laurent, Versace, Dolce&Gabbana, Alexander McQueen e Schiaparelli. Pela primeira vez, 65 vestidos de alta costura e seus acessórios são exibidos em um espaço de 9.000 metros quadrados ao lado de obras-primas de Bizâncio ao Segundo Império.
EXPOSIÇÃO “DU CŒUR À LA MAIN, DOLCE & GABBANA”.
Grand Palais – Paris
10 janeiro a 2 abril 2025
Um plano para descobrir o mundo refinado da Dolce&Gabbana por meio de uma exposição imersiva no Grand Palais, celebrando o artesanato e a cultura italiana. Não há nada como mergulhar no mundo da Dolce&Gabbana com Du Cœur à la Main, uma exposição
excepcional no Grand Palais. Essa exposição exclusiva mostra o trabalho artesanal e a estética atemporal dos famosos designers italianos Domenico Dolce e Stefano Gabbana. Por meio de criações icônicas, descubra como a tradição e a inovação se entrelaçam para homenagear a cultura italiana. Uma experiência artística única, combinando moda, patrimônio e emoção.
“MONET : IMPRESSION, SOLEIL LEVANT”
Carrières des Lumières des Baux-de-Provence
31 janeiro 2025 – 4 janeiro 2026
As comemorações que marcam os 150 anos do impressionismo continuam em 2025 no coração da Provence com a exposição imersiva “Monet: Impression, soleil devant”, dedicada a um dos mestres desse movimento pictórico. Das estações de trem de Paris ao litoral da Normandia, passando pelas margens do Sena e seu jardim em Giverny, o cenário que inspirou Claude Monet passa pelas paredes do Carrières des Lumières, um centro de arte digital em Les Bauxde-Provence. Com suas projeções monumentais, é possível redescobrir algumas das maiores obras-primas do artista e a incrível transcrição da luz em todas as suas variações.
EXPOSIÇÃO “LA MODE EN MOUVEMENT #3”
Palais Galliera – Paris
08 fevereiro a 12 outubro 2025
O Palais Galliera apresenta a terceira e última parte da exposição de suas coleções La Mode en Mouvement. Apresentando mais de 180 novas obras, a exposição refaz a história da moda desde o século XVIII até os dias atuais, usando as coleções do museu para explorar a ligação entre o corpo, a moda e o movimento. Para essa nova exposição, o foco são os esportes de inverno.
EXPOSIÇÃO “PICASSO, A ARTE EM MOVIMENTO”
Atelier des Lumières – Paris
14 fevereiro a 29 junho 2025
Em 2025, no Atelier des Lumières, uma nova exposição imersiva abre suas portas e nos mergulha no universo rico e eclético de Pablo Picasso, uma verdadeira onda de choque da história da arte do século XX. De Demoiselles d’Avignon a Guernica, grandes obras do pai da arte moderna serão exibidas nas fachadas do centro de arte digital parisiense.
INAUGURAÇÃO DA RECÉM-RESTAURADA PORTA DE SAINT-JACQUES
Cognac, Nova Aquitânia
2025
A histórica entrada fortificada da cidade de Cognac remonta ao século XII e passou por várias fases arquitetônicas e funções desde sua criação, ocupando uma posição estratégica a oeste de Cognac para controlar o tráfego através do rio Charente e fundamental para o comércio e a defesa da cidade. Sua restauração está prevista para ser concluída em 2025. Até sua reabertura, é possível visitar as “Coulisses du Chantier” (obras de construção) mediante uma contribuição de 5 euros para esse projeto de restauração em andamento. A cidade é o ponto de partida ideal para explorar a área de Cognac, visitar as adegas e as casas de Cognac
durante a destilação e depois dela.
EXPERIÊNCIA IMERSIVA « AURA INVALIDES »
Dôme des Invalides – Paris
2025
AURA INVALIDES é uma experiência imersiva monumental para ser desfrutada à noite em Paris, no coração do Dôme des Invalides. Ao sublimar o coração desse monumento histórico com luz, mapeamento de vídeo e música, AURA INVALIDES o convida a (re)descobrir a riqueza de sua arquitetura e patrimônio. É um show espetacular digno de seu cenário!
Siga o evento e confira o vídeo aqui.
45º FESTIVAL INTERNACIONAL DE PIANO
La Roque d’Anthéron – Provence
19 julho a 17 agosto 2025
Nos últimos 40 anos, o Festival Internacional de Piano de La Roque d’Anthéron se estabeleceu como um ponto de ancoragem excepcional no cenário musical e pianístico mundial, oferecendo uma experiência musical única no coração da natureza.
Embora os locais do Festival estejam se diversificando em toda a Provence há vários anos, o Parc du Château de Florans continua sendo o principal local do Festival. Os maiores artistas da música clássica e os músicos mais talentosos da geração mais jovem se apresentam aqui. Tudo é apresentado aqui, desde música clássica, recitais de piano, concertos e sinfonias até música contemporânea e jazz.
A concha, peça central do Festival, possui qualidades acústicas dignas dos maiores auditórios.
Ela permite que o público escape sob o céu estrelado da Provence ao som dos maiores artistas, no lendário jardim do Parc du Château de Florans.
Desde a primeira edição do Festival, em 1981, no único palco do Parc du Château de Florans, 9.000 espectadores assistiram aos 12 concertos programados com artistas de prestígio, como Youri Egorov, Vlado Perlemuter, Martha Argerich e Krystian Zimermann.
Desde então, mais de 700 pianistas foram convidados, 2509 concertos foram programados e mais de 2.000.000 de ingressos foram vendidos.
JAZZ IN MARCIAC
Marciac, Occitanie
21 julho a 7 agosto 2025
Para os amantes do jazz, esta é uma data para marcar na agenda! Dê um passeio pelas charmosas ruas estreitas de Marciac, na região da Occitânia, na França, em busca de surpresas artesanais e gastronômicas, e aproveite o rico e eclético programa musical do festival Jazz in Marciac.
Música sem fronteiras!
O MIMO Festival e o Jazz in Marciac se unem para celebrar os 200 anos das relações entre Brasil e França. Enquanto importantes difusores da música em seus países, os festivais reservaram em sua programação de 2025, espaço especial para a Temporada Brasil – França | Saison Croisée France – Brésil 2025, uma iniciativa bilateral organizada conjuntamente pelos governos brasileiro e francês.
Inédita, a parceria entre o MIMO e o JIM, levará aos palcos de Marciac artistas brasileiros como Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal & Grupo, Amaro Freitas Trio, Hamilton de Holanda Trio, Andrea Ernest Dias e Carlos Malta & Pife Muderno.
Já o MIMO Festival receberá nos seus festivais brasileiros, grandes nomes da música francesa atual, selecionados pelo JIM, fortalecendo o intercâmbio, a promoção e a difusão das manifestações culturais entre os dois países-sedes.
O Jazz in Marciac é um dos maiores festivais de jazz do mundo! Recebe anualmente 200 mil espectadores na pequena vila medieval de Marciac, na região francesa da Occitânia. Para a sua 47ª edição, de 21 de julho a 7 de agosto de 2025, além dos artistas brasileiros, estão programados nomes de peso mundial como Robert Plant, Ben Harper, Santana, Herbie Hancock, Gregory Porter, Melody Gardot, Wynton Marsalis e Tiken Jah Fakoly.
Acompanhe tudo sobre o festival aqui.
FÊTE DES LUMIÈRES
Lyon, Auvergne-Rhône-Alpes
5 a 8 dezembro 2025
A Festa das Luzes da cidade de Lyon (região Auvergne-Rhônes-Alpes), em francês Fête des Lumières, é uma manifestação popular que acontece todos os anos em dezembro com uma duração de 4 noites com muita iluminação, festividades e alegria! Desde 1852, todos os anos, os habitantes de Lyon colocam pequenas velas nas suas janelas virando-as para a rua, iluminado praças, jardins, e outros locais públicos que ficam transformados à luz. A Festa das Luzes é um fim de semana de pura magia! A cidade de Lyon ilumina as suas ruas de dezembro com exibições deslumbrantes e cria um direito enorme burburinho em diferentes bairros da cidade.
GASTRONOMIA E VINHOS
15º ANIVERSÁRIO DA REFEIÇÃO GASTRONÔMICA DOS FRANCESES NA UNESCO
Em toda a França 2025
Inscrita em 2010 na lista do Patrimônio Cultural Imaterial, a “refeição gastronômica” dos franceses é uma prática social habitual criada para celebrar momentos importantes da vida.
Seus componentes incluem a escolha cuidadosa dos pratos; a compra de bons produtos locais; a harmonização de alimentos e vinhos; a decoração da mesa; e gestos específicos durante a degustação (cheirar e provar o que é servido à mesa).
A refeição gastronômica deve seguir um padrão claramente definido: começa com um aperitivo e termina com um digestivo, com pelo menos quatro pratos entre eles: uma entrada, peixe e/ou carne com legumes, queijo e sobremesa. As refeições gastronômicas aproximam a família e os amigos e, de modo geral, fortalecem os laços sociais.
O WINE BAR MAIS ALTO DA EUROPA É INAUGURADO EM VAL THORENS
Temporada de inverno 2024-25
O icônico cume do Cime Caron passou por grandes transformações e, graças às tecnologias de ponta, a uma altitude de 3.200 metros, o novo complexo Caron 3200 será inaugurado em Val Thorens durante a temporada de inverno de 2024-25. Esse espaço incluirá um restaurante com 130 lugares, um bar de vinhos, um terraço panorâmico na cobertura e uma área para eventos e seminários.
BORDEAUX FÊTE LE VIN
Bordeaux
12 a 15 junho 2025
O Bordeaux Fête Le Vin (Festival de Vinho de Bordeaux) é a oportunidade perfeita para saber mais sobre os vinhos de Bordeaux e da região de Nouvelle-Aquitaine, enquanto você passeia pelos pavilhões de denominações e, é claro, pela Bordeaux Wine School.
NANTES NOMEADA NOVO DESTINO GASTRONÔMICO PELA “LA LISTE”.
Pays de la Loire
2025
Nantes foi nomeada “Novo Destino Gastronômico” para 2025 pela La Liste, o principal guia de restaurantes e classificações do mundo, representada por quatro chefs locais: Éric Guérin (La Mare aux Oiseaux), Mathieu Pérou (Le Manoir de la Régate), Sarah Mainguy (Vacarme e Freia) e Lucie Berthier (Sépia). O escritório de turismo de Nantes vem desenvolvendo o cenário gastronômico da cidade há uma década e publica o guia anual Tables de Nantes, que destaca os melhores restaurantes da região. O mesmo prêmio na categoria internacional foi para a Inglaterra, representada por chefs de Londres, Yorkshire e Cumbria.
10º ANIVERSÁRIO DE CHAMPAGNE NA LISTA DE PATRIMÔNIO MUNDIAL DA UNESCO
Champagne, Grand Est
2025
Em 2025, os «Coteaux, Maisons et Caves de Champagne» (Colinas, Maisons e Adegas de Champagne) comemorarão o 10º aniversário de sua inscrição na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. A designação abrange três áreas principais: o histórico Coteaux de Cumières em Mareuil-sur-Aÿ, a Avenue de Champagne em Épernay e a Colline Saint-Nicaise em Reims, além de 320 cidades e vilarejos. As comemorações se estenderão por todo o ano e por toda a região de Champagne, com o objetivo de fazer com que o povo de Champagne se orgulhe da beleza de seu patrimônio e de elevar o perfil da região no cenário internacional.
Mais de 40 eventos e atividades foram identificados em toda a região e serão organizados em torno da celebração, de Saint-Vincent aos Habits de Lumière em dezembro, incluindo eventos de verão, como o banquete de 14 de julho na Avenue de Champagne, em Épernay, e o concerto de piquenique Flâneries Musicales no Parc de Champagne, em Reims. As crianças estarão no centro desses eventos, como parte da missão de transmitir nossa música às gerações futuras.
DESTAQUES ESPORTIVOS
100 ANOS DE JOGADORES INTERNACIONAIS NO ABERTO DA FRANÇA
Paris, Ile-de-France
19 maio a 8 junho 2025 (torneio)
Foi em 1925 que o torneio de tênis hoje conhecido como French Open foi aberto pela primeira vez a jogadores internacionais – antes, desde sua inauguração em 1891, o chamado “Campeonato Francês de Quadras de Saibro” era reservado a jogadores registrados em clubes franceses. As vitórias de Suzanne Lenglen e de outras jogadoras francesas levaram à construção do estádio Roland-Garros, que recebeu o nome de um pioneiro da aviação morto em ação durante a Primeira Guerra Mundial, inaugurado em 1928. O estádio é facilmente acessível de metrô a partir do centro de Paris, com outras atrações a uma curta distância.
A GRANDE LARGADA DO TOUR DE FRANCE 2025 PARTE DE LILLE
Lille e Hauts-de-France
5 julho 2025
Em 2025, a Grande Largada do Tour de France destacará as qualidades de toda a região de Hauts-de-France, o departamento de Nord e a metrópole europeia de Lille. A data prevista para a primeira etapa é 5 de julho, com uma volta em torno de Lille. O departamento de Pasde-Calais será então o centro das atenções, pois o pelotão o cruzará de leste a oeste, entre Lauwin-Planque e Boulogne-sur-Mer. O pelotão partirá então de Valenciennes, que retorna à rota do Tour após 34 anos de ausência. Dunquerque, que sediou o Grand Départ em 2001, será o local de chegada da terceira etapa. Finalmente, a largada em Amiens será a última oportunidade de agradecer aos habitantes da região de Hauts-de-France por sua acolhida, antes que o Tour parta para novos horizontes.
O TOUR DE FRANCE FEMMES COM ZWIFT 2025
GRANDE PARTIDA DE VANNES
Vannes e pela Bretanha
26 julho 2025
A quarta edição do Tour de France Femmes avec Zwift terá início na Bretanha. A etapa de abertura ocorrerá no coração do departamento de Morbihan, entre Vannes e Plumelec, e a segunda no vizinho Finistère, entre Brest e Quimper. Essa é a primeira vez que um evento decide homenagear uma região com raízes tão profundas no ciclismo. A edição de 2025 também marcará um ponto de virada na história do Tour de France Femmes avec Zwift, que pela primeira vez será disputado em nove dias de corrida.
EUROGAMES 2025 EM LYON
Lyon, Auvergne-Rhône-Alpes
23 a 26 julho 2025
O EuroGames é um evento esportivo para todos, aberto à participação independentemente de gênero, idade, identidade sexual ou capacidade física, e este ano será realizado em Lyon.
Um total de 38 modalidades diferentes está programado, incluindo alguns esportes menos proeminentes e não olímpicos, como corrida de barco dragão, ultimate frisbee e petanca. O objetivo é informar e aumentar a conscientização para combater a discriminação no esporte, reunindo pessoas de diferentes origens e minimizando o impacto ambiental. Lyon é facilmente acessível a partir do Reino Unido por trem de alta velocidade, com saídas de Paris a cada 30 minutos. Os próximos Euro Games estão planejados para 2027 em Cardiff.
TRANSPORTE
TGV M, 97% RECICLÁVEL, ENTRARÁ EM OPERAÇÃO EM 2026
A quinta geração do trem de alta velocidade TGV M, encomendado pela SNCF, foi adiada, mas está programada para entrar em serviço em 2026 na linha Paris-Lyon. O trem tem aerodinâmica aprimorada e pode adaptar o uso de energia a bordo à sua capacidade máxima de 740 passageiros (em comparação com os 634 atuais). Em comparação com os modelos atuais, espera-se que o TGV M consuma 20% menos energia e reduza a pegada de carbono em 37%. A pintura e os interiores do novo TGV apresentam uma paleta clara de cinzas e brancos com formas arredondadas sobrepostas, evocando o conforto da atual experiência de viagem do TGV Inoui. As cores claras também devem reduzir o ganho solar e a quantidade de energia consumida pelos sistemas de ar condicionado dos trens durante os períodos de sol forte. Em vez de usar vinil, toda a pintura é feita, o que é mais durável e reduzirá o tempo necessário para as obras de renovação.