Prato com queijo. Foto: c Austria Tourism / Linda Lime
O vegetarianismo e o veganismo estão mais populares do que nunca – veja aqui onde encontrar as melhores opções de férias na Áustria
Nem tudo é schnitzel! Se você é vegano, vegetariano ou simplesmente quer incluir mais vegetais no seu organismo, certamente não se arrependerá de umas férias na Áustria. Mesmo antes da culinária plant-based se popularizar, a Áustria, e especialmente Viena, já se destacava por sua culinária sem carne. Hoje, 11% dos habitantes locais são vegetarianos, 2% são veganos e 30% são flexitarianos (que seguem um estilo de vida predominantemente vegetariano, mas ocasionalmente comem carne e peixe), de acordo com o statista . E o movimento plant-based, impulsionado por um número crescente de pessoas que buscam maneiras de tornar suas vidas mais sustentáveis, continua a crescer.

Piquenique. Foto: c Austria Tourism / Karl Steinegger
Deixando de lado churrascarias e similares, é difícil encontrar um café ou restaurante na Áustria hoje em dia que não tenha opções veganas e vegetarianas; a maioria tem muitas. E os turistas urbanos, em particular, ficarão encantados ao encontrar muitos restaurantes totalmente veganos. Melhor ainda, umas férias veganas ou vegetarianas não se limitam às opções de almoço e jantar. Há também cabanas de montanha veganas, fazendas veganas, trilhas veganas e festivais gastronômicos. Deixe-nos mostrar alguns exemplos abaixo.
RESTAURANTES À BASE DE PLANTAS NA ÁUSTRIA

Tian. Foto: c TIAN
Não é de surpreender que Viena tenha mais cafés e restaurantes veganos e vegetarianos do que qualquer outro lugar na Áustria, desde experiências gastronômicas sofisticadas até restaurantes casuais. No topo está o Tian , um restaurante vegetariano premiado pelo Guia Michelin no prestigiado primeiro distrito, que oferece menus à la carte e também de seis a oito pratos (eles também têm um bistrô mais discreto em Spittelberg). Mais casuais são o Tisch Restaurant , totalmente vegano (que serve uma mistura de delícias austríacas e internacionais e – uma vez por mês – um brunch vegano), o Suess’Kind (com um menu que muda diariamente) ou o Harvest Café (hambúrgueres, saladas e versões veganas de pratos tradicionais austríacos). Ama comida asiática? Não procure mais que o Xu’s Cooking , uma instituição de longa data da culinária chinesa sem carne e peixe, e o popular vietnamita VEVI (quatro restaurantes em Viena). O Swing Kitchen é uma rede de hambúrgueres e fast-food totalmente vegana frequentada por celebridades como Bryan Adams ou Pamela Anderson. Gosta de doces? A Veganista é a rede preferida para quem busca guloseimas veganas há mais de uma década!
Em Salzburgo, o café The Heart of Joy , a apenas 10 minutos a pé do centro, tornou-se conhecido com seu café da manhã vegano e vegetariano, curries, sopas, saladas e omeletes, enquanto o Gingko (culinária internacional totalmente vegana com foco em pratos indianos, servido em estilo buffet) e o Gerüchteküche (jantares surpresa veganos com vários pratos) estão entre os lugares mais populares em Graz. Em Tirol, experimente o Olive em Innsbruck para um brunch e almoço veganos. O único restaurante vegetariano premiado com o guia Michelin da província fica no coração de Zillertal. O Guat’z Essen serve refeições com nove a 13 pratos, dependendo do dia, e 80% dos ingredientes usados vêm diretamente da horta do restaurante.
HOTÉIS TOTALMENTE VEGANOS E VEGETARIANOS
Os turistas não terão problemas em encontrar opções veganas na maioria das acomodações. No entanto, aqueles que preferem uma estadia totalmente vegana ou vegetariana também podem contar com:

Café da manhã no Hotel The Harmonie Vienna. Foto: c The Harmonie Vienna
O Naturhotel Tirol, na região de Seefeld, é um hotel totalmente vegano que serve versões à base de plantas de delícias tradicionais tirolesas em seu restaurante. Além do menu à la carte, há também um menu de jantar de quatro pratos cinco vezes por semana. Além da culinária popular, os hóspedes podem desfrutar de caminhadas, mountain bike ou esqui diretamente na porta do hotel e relaxar no spa depois.
O Strandhotel am Weissensee, na província de Caríntia, no sul, é o primeiro hotel vegetariano 4 estrelas da Áustria. Tanto o restaurante quanto o café da praia (às margens do Lago Weissensee) servem delícias regionais à base de plantas, sem carne e peixe. O Strandhotel também se destaca por suas amplas opções de atividades esportivas e pelo mundo do bem-estar. Outro hotel à beira do lago, o Loving Hut Pension, no Lago Klopeinersee, também merece destaque. Parte da franquia internacional de mesmo nome, seus quartos são 100% livres de produtos de origem animal e ecologicamente corretos, e seu restaurante interno serve café da manhã, almoço e jantar à base de plantas.
Viena ainda não tem um hotel totalmente vegano ou vegetariano, mas o Hotel Harmonie , o Boutiquehotel Stadthalle e o magdas Hotel são especialmente populares entre a comunidade vegana.
UMA FAZENDA VEGANA E UMA CABANA NA MONTANHA
Hospedagens em fazendas podem não ser a opção mais óbvia para veganos. Mas Varm – The Vegan Farm , no sul da Estíria, a cerca de uma hora de trem de Graz, oferece exatamente isso. Aqui, até três hóspedes se hospedam em uma casa de prensa reformada, completa com móveis shabby chic e cozinha própria. Eles podem cozinhar sozinhos (frutas, vegetais, pastas e muito mais são vendidos no local) ou adicionar um café da manhã totalmente vegano, pensão completa ou meia pensão, à sua reserva. Ulli e Michael, os anfitriões, são veganos e compartilham a casa com cães, gatos e ovelhas. Os hóspedes também podem trazer seus próprios cães.
Veganos e vegetarianos que viajam para os Alpes devem conferir o Regensburger Hut , no Vale de Stubai, o primeiro refúgio de montanha totalmente vegetariano do Tirol, a 2.286 m de altitude. A menos de uma hora de ônibus de Innsbruck, oferece camas confortáveis, vistas deslumbrantes e um cardápio diário aberto até as 16h. Embora a maioria dos pratos seja austríaca, você também encontrará ocasionalmente delícias de inspiração internacional. Os veganos também têm muitas opções.
UM NOVO TOUR DE CAMINHADA VEGANO E O MAIOR FESTIVAL DE ORIGEM PLANTAS DA ÁUSTRIA

Veganista. Foto: c Austria Tourism
A Estíria inaugurou este ano a primeira trilha de montanha vegana da Europa no Parque Nacional de Gesäuse. O percurso tem cerca de 90 km de extensão e leva sete dias para ser concluído (as etapas também podem ser percorridas individualmente). Seis cabanas ao longo do caminho oferecem pelo menos um prato vegano, que pode ser reservado com antecedência – pense nisso como a combinação perfeita de caminhada em meio à natureza deslumbrante e degustação da culinária local tradicional em estilo vegano!
Viena sedia o Veganmania várias vezes ao ano, o maior evento de street food da Áustria. Criado em 1998, o festival celebra tudo o que é vegano. Espere encontrar inúmeras barracas de comida, roupas e produtos de beleza veganos, livros, palestras e música ao vivo. A entrada é gratuita! O próximo festival acontece de 12 a 14 de setembro na Ilha do Danúbio, em Viena.