O Grupo LATAM Airlines estará presente na 16ª Conferência das Partes (COP16), que ocorrerá de 21 de outubro a 1 de novembro na cidade de Cali, na Colômbia. Na ocasião, a companhia apresentará o modelo de conservação da biodiversidade que apoia desde 2021, por meio do qual são protegidas mais de 2.200 espécies em 312 mil hectares da Orinoquia colombiana.

 

O foco desta exposição estará na Zona Verde da COP, especificamente no distrito Paz com a Natureza, localizado no Boulevard do rio. Lá, o Grupo LATAM irá expor um estande interativo que apresentará como seu modelo de conservação na Colômbia é um referencial para a América Latina, demonstrando ser possível envolver empresas privadas, organizações da sociedade civil e comunidades para que, sem intermediários e com total transparência, possam ser executados projetos de conservação a longo prazo.

 

Sobre isso, Johanna Cabrera, gerente de sustentabilidade do Grupo LATAM, destacou a importância da participação da companhia aérea neste evento. "Na COP, os participantes não só resolverão a dúvida de por que uma companhia aérea aposta na proteção da biodiversidade mundial, mas também o como. Com nossa participação na COP, ratificamos nosso compromisso de buscar incentivos econômicos para a gestão de soluções climáticas, que incluem a proteção da biodiversidade e a redução do desmatamento e degradação de florestas, pântanos e pastagens, para assegurar a conservação da flora e fauna da América Latina".

 

LATAM e sua aposta pela conservação da biodiversidade

 

Há 4 anos, a LATAM contribui com a conservação da Orinoquia colombiana por meio do projeto CO2Bio, localizado nas regiões de Casanare, Meta, Vichada e Arauca. São ao todo 312 mil hectares de savanas inundáveis, florestas de galeria, pântanos e 2.284 espécies de flora e fauna protegidas neste projeto, onde a companhia aérea já investiu mais de 8 milhões de dólares e compensou mais de 2,1 milhões de toneladas de CO2.

 

Conversas sobre conservação

 

Da mesma forma, líderes do Grupo LATAM participarão de diálogos de alto nível, nos quais discutirão como a América Latina, e especialmente a Colômbia, podem se tornar um referencial na oferta de serviços ambientais que alavanquem a conservação da biodiversidade e o trabalho com comunidades.

 

Especificamente, no dia 25 de outubro, María Lara, Gerente de Assuntos Corporativos da LATAM Airlines Colômbia, participará do 'Green Business Forum' organizado pela Invest Pacífico, conversando no painel "Energia do campo para os céus do mundo", onde compartilhará o palco com a Aeronáutica Civil Colombiana, a IATA, Ecopetrol e Fedebiocombustíveis.

 

Depois, em 29 de outubro, o Diretor Executivo da LATAM Airlines Colômbia, Santiago Álvarez, estará presente no Congresso da ANDI "Setor empresarial e produtivo da Colômbia presente na COP", participando do painel "Transição Energética e biodiversidade" junto à Associação Colombiana de Gás Natural - Naturgas - e à Associação Colombiana de Mineração - ACM.

 

Ainda, em 30 de outubro, no pavilhão do Chile na Zona Azul, a Gerente de Sustentabilidade do Grupo LATAM, Johanna Cabrera, liderará o painel "O papel dos projetos de conservação de ecossistemas na proteção da biodiversidade", no qual também participará Paula Caballero, Diretora Executiva para a região da The Nature Conservancy, Edwin Hincapie, da Fundação Cataruben, Maximiliano Bello, da Fundação Patagônia Azul, entre outros. Neste debate, trocarão experiências sobre modelos de conservação na América Latina.

Pin It