Itens de higiene são destinados ao atendimento de crianças, jovens, adultos e idosos de diversas nacionalidades que precisaram abandonar os seus lares em razão de guerras, perseguições e violações dos direitos humanos

Com mais de 10 anos de atuação, programa Avião Solidário já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais

 

(Itens de higiene são destinados ao atendimento de crianças, jovens, adultos e idosos de diversas nacionalidades que precisaram abandonar os seus lares em razão de guerras, perseguições e violações dos direitos humanos / Imagem: Divulgação LATAM)

 

Mais de 2 toneladas de itens de ajuda humanitária doados à Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) foram transportados gratuitamente de Boa Vista (RR) para Rio Branco (AC) na última semana pelo Avião Solidário da LATAM para o atendimento de refugiados na região Norte do Brasil. A carga composta por kits de higiene foi transportada em voos operados pela LATAM entre os dias 20 e 25 de março e será destinada ao atendimento de crianças, jovens, adultos e idosos de diversas nacionalidades que precisaram abandonar os seus lares em razão de guerras, perseguições e violações dos direitos humanos.

 

"A LATAM se sente honrada em colaborar nesta missão humanitária ao lado da ONU. Em um país com dimensões continentais como o Brasil, somente o avião é capaz de encurtar distâncias para fazer a ajuda chegar preservada e na hora certa para quem mais precisa”, destaca Silmara Santos, coordenadora de Sustentabilidade da LATAM Brasil.

 

A parceria entre ACNUR e LATAM é resultado de um acordo regional firmado em 2022 e contempla o transporte gratuito de cargas e passageiros para os 54 destinos atendidos pela LATAM no Brasil. “A capacidade logística e de resposta rápida da LATAM são elementos essenciais da cooperação com o ACNUR para atender as necessidades das pessoas refugiadas e assegurar de forma significativa a resposta humanitária que promovemos no Brasil, atendendo a distintas regiões com agilidade e segurança nas entregas”, avalia Davide Torzilli, Representante do ACNUR Brasil.

 

No início deste ano, a ACNUR e o Avião Solidário da LATAM também atuaram juntos no transporte de casas sustentáveis de emergência do escritório regional da agência da ONU no Panamá na rota Brasília-Boa Vista. O transporte ajudou a atender as necessidades de uma comunidade indígena refugiada, além de venezuelanos refugiados e migrantes que residem atualmente na capital de Roraima. Também em janeiro de 2023, o Avião Solidário da LATAM realizou o transporte gratuito de mais de seis toneladas de itens destinados aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, em que 17 instituições parceiras da ACNUR foram beneficiadas com roupas, fraldas, bolsas escolares e materiais de higiene pessoal.

 

Além da articulação da ACNUR com as organizações da sociedade civil, entes públicos como estados e municípios também integram o processo de recebimento das doações, sendo a resposta humanitária uma conjunção de esforços de diferentes setores para atender de forma mais eficiente às necessidades imediatas das populações refugiadas.

 

AVIÃO SOLIDÁRIO: COMPROMISSO DA LATAM COM O BRASIL

 

Em 2023, o programa Avião Solidário da LATAM já beneficiou mais de 160 mil pessoas no Brasil, transportou 13 animais resgatados, transportou gratuitamente 10 toneladas de cargas em emergências, concedeu 264 passagens aéreas as instituições sociais apoiadas e atuou diretamente em situações como os terremotos da Turquia e Síria, os deslizamentos no litoral paulista e na crise humanitária do povo Yanomami.

 

Com mais de 10 anos de existência, o Avião Solidário já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.

Na prática, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia em prol do transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais.

 

 

Pin It