Crescimento previsto para janeiro na comparação com o mesmo mês de 2019 (antes da pandemia de Covid-19) reforça como companhia tem conseguido ampliar de forma eficiente e sustentável a sua conectividade no País

LATAM já voa para 54 aeroportos brasileiros, o maior número de destinos nacionais da sua história no País, e se prepara para iniciar operações em Passo Fundo (RS)

No mercado internacional, LATAM permanece como a companhia que mais conecta o Brasil ao mundo com 21 destinos diretos a partir do País

 

 

A capacidade doméstica da LATAM no Brasil deve crescer 20% neste início de 2023. Esta é a projeção de crescimento da oferta doméstica de assentos (ASK*) da empresa para janeiro na comparação com o mesmo mês de 2019 (antes da pandemia de Covid-19). O avanço reforça como a LATAM tem conseguido ampliar de forma eficiente e sustentável a sua conectividade no País. Atualmente, a companhia já voa para o maior número de destinos nacionais da sua história no Brasil, alcançando 54 aeroportos (eram 44 em 2019). Em breve, esse número ainda vai aumentar, pois a LATAM começará a voar para Passo Fundo (RS) a partir de março deste ano.

 

Como aponta Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, a companhia passou pela pandemia e saiu do processo de Capítulo 11 muito mais eficiente, com mais destinos na operação no Brasil. “A eficiência que alcançamos foi fundamental para a retomada mais acelerada e desenvolvimento do mercado doméstico. Temos boas perspectivas para 2023 e começamos com uma operação robusta na alta temporada”.

 

Para janeiro de 2023 está prevista a operação de mais de 19 mil pousos e decolagens, distribuídos em 130 rotas domésticas. Em 2022, a LATAM inaugurou suas operações em Sinop (MT), Presidente Prudente (SP), Cascavel (PR), Caxias do Sul (RS), Montes Claros (MG) e Juiz de Fora (MG).

 

LATAM SEGUE NA RETOMADA SUSTENTÁVEL DO MERCADO INTERNACIONAL

 

Em janeiro, no mercado internacional, a LATAM permanecerá como a companhia que mais conecta o Brasil ao mundo com 21 destinos diretos a partir do País. Entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, a empresa cresceu 1,4% em oferta de assentos (ASK*) internacional. Para este ano, a companhia já anunciou que iniciará operações para Joanesburgo e Los Angeles, sendo esta última a primeira entrega efetiva no mercado brasileiro da sua Joint Venture com a Delta definitivamente aprovada em 2022.

 

Em janeiro, a LATAM deve operar de/para o Brasil quase 2 mil voos internacionais em 28 rotas a partir dos aeroportos de Guarulhos, Galeão, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza e Porto Alegre. Atualmente, a LATAM já voa diretamente do Brasil para Assunção, Barcelona, Bogotá, Boston, Buenos Aires/Aeroparque, Buenos Aires/Ezeiza, Cidade do México, Frankfurt, Lima, Lisboa, Londres, Madri, Mendoza, Miami, Milão, Montevidéu, Nova York, Orlando, Paris, Roma e Santiago.

 

OPERAÇÕES DO GRUPO LATAM

 

O grupo LATAM projeta uma operação de passageiros de 85% para janeiro (medida em ASK*) comparado com o mesmo mês de 2019. Assim, o grupo prevê operar aproximadamente 1.409 voos diários nacionais e internacionais durante o mês, conectando 144 destinos em 22 países.

 

O negócio de carga, no entanto, tem programado mais de 1.590 voos e acumula seis meses consecutivos com uma projeção de capacidade superior aos números pré-pandemia, com estimativa para este mês de 111% em relação aos dados de 2019.

 

Em dezembro de 2022, o transporte de passageiros (medido em RPK**) foi de 80% em relação ao mesmo período de 2019, baseada em uma operação medida em ASK* de 85,2% comparada com dezembro de 2019. Isto significou que o fator de ocupação se manteve em 78,4%. Em cargas, a taxa de ocupação foi de 54,7%, comparado com dezembro de 2019.

 

*ASK: sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos

**RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados

 

 

Pin It