Este reconhecimento destaca a implementação de práticas sustentáveis, juntamente com um compromisso com a conservação do meio ambiente e a promoção do desenvolvimento local, reafirmando o compromisso da vinícola em promover o enoturismo responsável

 

 

A Organização Mundial de Enoturismo (OMET) nomeou a Vinícola Santa Rita, do Chile, como a "Melhor Experiência de Enoturismo Responsável" no mundo, em reconhecimento a sua destacada implementação das melhores práticas em coopetitividade (competir através da colaboração), ética, acessibilidade e prevenção em saúde.

 

Este prestigioso prêmio foi concedido durante a celebração da 1ª Cúpula Global de Enoturismo Responsável, realizado no Uruguai, com a participação de representantes de 14 países e mais de 300 especialistas na área. Durante este evento, exemplos de sucesso que abrangeu experiências acadêmicas, empresariais e governamentais, com o objetivo de reconhecer e promover práticas responsáveis ​​que contribuam para a conservação do ambiente, a preservação do patrimônio natural e cultural, bem como o apoio às comunidades locais.

 

 

Além do reconhecimento da Vinícola Santa Rita, o Município de Montevidéu foi reconhecido como Destino Nacional e Mendoza (Argentina) como Destino Internacional.

 

O presidente da OMET, José Antonio Vidal, destacou a importância do enoturismo responsável como fator chave para gerar um impacto positivo nos destinos visitados, garantindo assim seu desfrute e benefício para as gerações futuras. Acrescentou que o enoturismo responsável envolve tomar decisões conscientes antes, durante e depois da viagem e exige esforço coletivo de viajantes, comunidades locais, governos e a indústria do turismo, apoiando vinícolas e operadores turísticos responsáveis.

 

Por sua vez, a Gerente de Assuntos Corporativos, Sustentabilidade e Turismo da Vinícola Santa Rita, Elena Carretero, destacou a importância do enoturismo responsável como motor para promover preservação do património, promovendo a participação comunitária, educando e sensibilizando, bem como promover o desenvolvimento local e a valorização territorial. "Com todos esses elementos, "Contribuiremos para o desenvolvimento mais equilibrado e sustentável das regiões vitivinícolas", afirmou.

 

 

Este reconhecimento se soma a outros feitos anteriores da Vinícola Santa Rita, como o recebido no ano passado pelo destacado veículo britânico especializado em vinhos, The Drinks Business, que a distinguiu como "Melhor Contribuição para o Enoturismo". Da mesma forma, em 2022 foi premiada como a "Melhor Experiência de Enoturismo do Chile" no Prêmio de Enoturismo Chile 2022, destacando seu excepcional impacto positivo nas regiões onde se desenvolve.

 

Pin It