Da potica à kranjska klobasa: festival gratuito apresenta sabores e tradições da Eslovênia em São Paulo

Segunda edição do festival acontece em 15 de novembro na Unibes Cultural, com entrada gratuita, e reúne gastronomia, artesanato e atividades culturais

Da tradicional kranjska klobasa, linguiça eslovena preparada com carne suína, alho e especiarias, à potica, massa enrolada e recheada com nozes presente nas celebrações familiares do país, os sabores da Eslovênia chegam a São Paulo no dia 15 de novembro. Das 11h às 18h, a Unibes Cultural recebe a segunda edição do Sabores da Eslovênia, festival gratuito dedicado à gastronomia e às tradições culturais do país europeu.

Idealizado por Tatjana Mocenik, executiva eslovena que vive no Brasil desde 2012 e atua na divulgação da cultura de seu país, o festival reúne eslovenos, descendentes, produtores e representantes da comunidade em torno de receitas, produtos, histórias e saberes transmitidos entre gerações.

A gastronomia é um dos principais caminhos para essa aproximação. Além da kranjska klobasa, preparada no festival por uma família que preserva receitas há mais de 100 anos, o público poderá conhecer pratos como o golaž, versão eslovena do goulash, preparado com carne bovina cozida lentamente com cebola, páprica e outros temperos, e o štruklji, feito com massa fina e diferentes recheios.

Também haverá opções vegetarianas, como polenta com ragu de cogumelos e preparações com gibanica, além de doces tradicionais. Entre eles está a potica e uma seleção de sobremesas como prekmurska gibanica, kremšnita e strudel de maçã, elaboradas a partir de receitas tradicionais.

Vinhos, artesanato e cultura eslovena

Os vinhos também ocupam espaço na programação, com rótulos importados diretamente da Eslovênia, permitindo ao público conhecer parte da produção vitivinícola do país. O festival contará ainda com vinhos, cervejas artesanais, suco de uva e cafés especiais produzidos no Brasil por descendentes de eslovenos.

Para além da gastronomia, o Sabores da Eslovênia reúne velas aromáticas desenvolvidas especialmente para o evento, além de produtos como sabonetes naturais à base de mel. O ingrediente remete à forte presença da apicultura na cultura eslovena.

A programação inclui ainda, às 15h30, a palestra À mesa com a Eslovênia: sabores, tradições e identidade, com o professor e pesquisador Dr. Valdeir R. Vidrik, que há décadas se dedica ao estudo da cultura e das tradições alimentares eslovenas. Sua apresentação abordará como território, história, tradições e experiências familiares ajudam a explicar a produção e a preservação de determinados alimentos e sua relação com a identidade eslovena.

“Este evento é um encontro de histórias e trajetórias. Reunimos produtores eslovenos, descendentes e apaixonados por nossas tradições e culinária para apresentar ao público nossos sabores e uma parte viva do que somos. É uma forma de conectar culturas e aproximar o Brasil de um país que tem uma enorme riqueza cultural e gastronômica”, afirma Tatjana Mocenik.

Programação para as crianças

As crianças também terão uma programação própria durante o festival. Das 11h às 18h, o Espaço Kids contará com oficinas de desenho inspiradas no imaginário e nas histórias da Eslovênia.

Às 11h30, 13h30 e 14h30, acontece Os Olhos de Mojca: uma jornada pela literatura e pelo imaginário esloveno, atividade para crianças de 4 a 10 anos e suas famílias que combina contação de histórias e uma vivência lúdica de mindfulness. A narrativa é uma adaptação do conto folclórico esloveno Kekec e a bruxa Pehta e acompanha Mojca, uma menina cega que vive nos Alpes Julianos e reconhece flores, aves e animais por meio de outros sentidos.

A história será contada por Ivone Islas, professora de escrita criativa, contadora de histórias e autora da adaptação Os Olhos de Mojca. Depois da narrativa, Simone Hlebanja, facilitadora de mindfulness com formação em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness, conduz atividades de respiração, percepção pelos sentidos e gratidão.

A segunda edição do Sabores da Eslovênia conta com o suporte do Escritório do Governo da República da Eslovênia para os Eslovenos pelo Mundo e com a parceria institucional da Embaixada da República da Eslovênia no Brasil, Consulado da Eslovênia em São Paulo, Consulado da Eslovênia no Rio de Janeiro, além do apoio de diferentes empresas.

SERVIÇO

Sabores Da Eslovênia – 2ª Edição

Data: 15 de novembro de 2026

11h às 18h – Festival Sabores da Eslovênia

11h às 18h – Espaço kids

11h30, 13h30 e 14h30 – Contação de histórias: Os Olhos de Mojca: uma jornada pela literatura e pelo imaginário esloveno

14h – Premiação do Concurso de Fotografia

15h30 – Palestra: À mesa com a Eslovênia: sabores, tradições e identidade, com Dr. Valdeir R. Vidrik.


Entrada: gratuita
Local: Unibes Cultural
Endereço: Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré – São Paulo/SP
Ao lado da estação Sumaré do Metrô
Instagram:
@sabores_da_eslovenia

Related Posts:

Bem-vindos!

Fique por dentro das novidades do mundo do turismo!

Fonte de dados meteorológicos: wetterlang.de

Posts Populares

  • All Post
  • DESTINOS NACIONAIS
  • DESTINOS INTERNACIONAIS
  • DESTAQUES
  • CONECTADO

Dias 4 e 5 de novembro

Instagram

Edit Template

© 2014-2026 Copyright

Você não pode copiar conteúdo desta página